Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gestor dolphin

321 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Gestor dolphin

  1. 1. Escola Secundária Gil VicenteGestor de Ficheiros Realizado por: Andreia Oliveira nº2 11ºGI
  2. 2. Como aceder ao gestor de ficheiros?O Dolphin é o gestor de ficheiros de eleição do KDE 4, prático e fácil de utilizar. Para iniciar o Gestor de Ficheiros Dolphin basta clicar no ícone Pasta Pessoalque se encontra no ambiente de trabalho.
  3. 3. Quais as várias sessões que o constituem, com a respetiva descrição?●As directorias encontram-se em formato de pastas e os ficheiros num ícone com oformato apropriado ao seu conteúdo/aplicação.●Na barra do lado esquerdo, encontram-se algumas localizações no sistema como aPasta Pessoal, a pasta “Raíz” do sistema, entre outros.- Ao clicarmos numa directoria o conteúdo é mostrado no lado direito da janela;- Visualizar o conteúdo do ficheiro, clicando com o botão esquerdo do rato;- Seleccionar um ficheiro, clica com o botão direito do rato. Existem várias formas devisualização dos ficheiros, podendo variar desde mostrar os detalhes dos ficheiros ouapenas mostrar em forma de ícones.
  4. 4. Como criar, remover e mover diretórios-Criar DirectoriasO procedimento é bastante simples, basta clicarcom o botão direito do rato no fundo do ecrã,dentro da directoria seleccionada, e escolher aopção Criar um Novo → Pasta, escrever o nomeda nova directoria e clicar em OK.
  5. 5. Como criar, remover e mover diretórios-Remover diretóriosExistem três formas de enviar um ficheiro para oLixo:1. Seleccionar a directoria ou ficheiro e pressionara tecla DELETE, aparecendo a opção de mover aselecção para o Lixo;2. Pressionar o botão direito do rato sobre oficheiro ou pasta que desejamos remover eseleccionar, enviar para o Lixo, movendo para apasta “Lixo” com a possibilidade de serrecuperado.
  6. 6. Copiar, colar ficheiros e diretóriosVejamos as seguintes formas:1. Seleccionar o ficheiro ou a directoria para copiar e com obotão direito do rato escolher Copiar (esta informação irápara a área de transferência do KDE). Depois, clique nadirectoria para onde deseja levar a cópia e novamente com obotão direito do rato, seleccione Colar x itens em que x é onúmero de itens copiados(também poderão surgir as opções“Colar uma Pasta” ou “Colar um Ficheiro”).2. Seleccionar o ficheiro ou a directoria, com o rato arrastaros mesmos para a directoria de destino em que deseja acópia e seleccionar a opção Copiar para Aqui.
  7. 7. Pesquisar ficheiros e diretóriosPara localizar ficheiros e/ou pastas no nosso computador, basta aceder no Dolphin aomenu Ferramentas →Procurar um Ficheiro.●Chamado: - Colocamos o nome do ficheiro ou directoria que estamos a procurar, casoqueiramos procurar por alguma extensão de ficheiros, podemos utilizar os caracteresespeciais (wildcards). Como a opção *.eps, por exemplo.• Procurar em: - Escolhemos a directoria onde queremos procurar; podemos clicar nobotão Procurar para escolhermos o caminho.• Incluir as subpastas - Procura em todas as subdirectorias da directoria escolhida emProcurar.• Distinguir capitalização - Distingue as maiúsculas das minúsculas na procura do ficheiroe/ou directoria (case sensitive).• Utilizar o índice de ficheiros - Utiliza a base de dados de ficheiros e directorias criadapelo comando "updatedb", permitindo uma pesquisa mais rápida.Após definirmos todas as opções, bastamos clicar no botão Procurar do lado direito dacaixa de diálogo, parainiciar a nossa procura.
  8. 8. E como compactar e descompactar diretóriosPara compactar um ficheiro ou uma directoria,basta clicar com o botão direito do rato em cima eescolher a opção Comprimir → Comprimir para....Serão apresentadas diversas opções decompactação, tendo apenas que seleccionar umapara criar um ficheiro compactado.

×