Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de trabalho_4_andreia

256 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha de trabalho_4_andreia

  1. 1. A.C. -Arquitetura de Computadores Módulo 4- Instalação e Configuração de Redes Locais Ficha de Trabalho 4 Sumário: Ferramentas e acessórios de redeVídeo 1: Cravar fichas RJ45http://www.youtube.com/watch?v=iuCrqhytHcoVídeo 2: Montar tomada de rede RJ 45http://www.youtube.com/watch?v=qADvndAA9eA&feature=related Grupo I1. Depois de visualizar o vídeo 1 e com a ajuda do manual (pág. 221 e 222), descreve os passos necessários para cravar uma ficha RJ 45 para um cabo direto. R: Em primeiro lugar temos de retirar cerca de 1,5cm de bainha exterior do cabo sem cortar o revestimento dos condutores internos, remover a bainha e após isso devemos desentrançar os condutores e ordena-los lado a lado de acordo com as seguintes cores: branco/laranja,laranja, branco/verde, azul, branco/azul, verde, branco/castanho e castanho. Para impedir que os condutores mudem de posição devemos aperta-los com força entre os dedos, inseri-los por essa ordem na guilhotina do alicate para cortar todas as pontas com o mesmo comprimento. De seguida devemos inserir os fios numa ficha RJ45 com os pinos metálicos virados para nós, temos de verificar bem se os fios estão todos correctos para que se possa cravar. Inserimos a ficha no alicate e aperta-mos com força até que a ficha fique devidamente cravada. 1.1. Qual o equipamento utilizado para testar estes cabos? Qual a sequência de luzes para o cabo direto e cruzado, que indicam que os cabos se encontram em boas condições? R: O equipamento utilizado para testar os cabos é um testador de cabos. Cabos diretos: branco/laranja, laranja, branco/verde, azul, branco/azul, verde, branco/castanho e castanho. Cabos cruzados: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/castanho, castanho.2. Depois de visualizar o vídeo 2 e com a ajuda do manual (pág. 224 até 226), descreve os passos necessários para montar uma tomada de rede. R: Para montar uma tomada de rede devo em primeiro descarnar o fio pelo menos 2,5cm da bainha do cabo, de seguida deve-se colocar os condutores pela ordem de cores no bloco Krone da tomada de rede pressionando-se em cada um dos condutores até se ouvir um estalido, deve-mos alinhar a ferramenta para que a tesoura fique voltada para o exterior onde se encontra a sobra do cabo, no final cravar o cabo.
  2. 2. 2.1. Qual a ferramenta necessária para realizar o procedimento anterior? R: A ferramenta necessária é oalicateKrone. 2.2. É sempre necessário utilizar esta ferramenta? Justifique a sua resposta. R: Não é necessário porque existem tomadas que não necessitam de serem cravadas com o alicate porque já possuem um sistema próprio chamado toolless.3. Seleciona um vídeo do youtube que exemplifique a montagem de um conetor de fibra ótica. http://www.youtube.com/watch?v=ler640bPlis 3.1. Quais as ferramentas necessárias para esse procedimento? R: Um alicate de corte, um descarnador da fibra, descarnador do cabo, porta álcool isopropílico e conector SC/PC-per polido.4. Seleciona um vídeo do youtube que exemplifique o processo de fusão da fibra ótica. http://www.youtube.com/watch?v=ngEDoab3zLI 4.1. Qual o dispositivo utilizado para testar a atenuação da fibra ótica? O que entendes por dead zone ou blindspot? R: O dispositivo para testar a atenuação da fibra óptica é um aparelho OTDR(opticaltima-domainreflectometer). Dead zone são nas zonas em que o ODTR não consegue analisar fibra nas proximidades (primeiros 50m). Grupo II Forma um grupo de 3 elementos para:1. Utilizando as ferramentas disponíveis no laboratório, cravar um cabo direto e um cabo cruzado.2. Depois de montares os cabos testa-os.

×