Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de trabalho_1

210 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha de trabalho_1

  1. 1. S.O. -Sistemas Operativos Módulo 4Ficha de Trabalho 1 Sumário: Software Open SourceUtilizando o documento anterior, responda às questões que se seguem.1. O que significa software open source? Uma comunidade unida em torno de um bem partilhado – o código fonte.2. Qual a diferença entre software livre e software open Source? O termo código aberto (ou open source) é, em princípio, uma categoria que enfatiza apenas a abertura dos códigos dos programas. Assim, seria um conceito diferente do de software livre porque os princípios de liberdade não deveriam ser necessariamente observados.3. Descreve resumidamente as várias fases de evolução do software open Source? Open-Source 1.0 (Software Gratuito e Aberto) Esta fase iniciou-se com movimentos de "hackers" do fim da década de 70 e seguiu-se pela instituição bem sucedida do GNU Project e da Free Software Foundation, com representantes iniciais de sucesso como o Apache, Linux e My SQL. Finalmente, no final da década de 90, veio o sucesso da Apache Software Foundation, com as suas leis e princípios conhecidos por "Foundation Bylaws", criados para fomentar projectos Open Source cooperativos. Source 1.5 (Software Gratuito e Aberto; Serviços Comerciais) Esta fase inicia a profissionalização e catapulta a importância do Open Source para a indústria em geral. Os serviços de manutenção e suporte de "matéria- prima" Open- Source são oferecidos comercialmente, mas o software permanece gratuito. A diferenciação não vem do software em si, mas dos serviços em torno do mesmo. Empresas como JBossGroup e Redhat inserem-se neste modelo. Esta fase não corrigiu o problema do alto custo de propriedade, por meio de pessoal interno fazendo montagem,integração, especialização e acabamento final, como na primeira fase. Open-Source 2.0 (Software Aberto; Qualidade Comercial)
  2. 2. Segundo o Delphi Group, para que softwares Open-Source sejam adoptados pela maioria dos consumidores de softwares comerciais, e finalmente entrem na "missão crítica" dasempres as, rivalizando com os grandes fornecedores, é necessário que demonstrem um padrão de qualidade compatível com estes últimos e ofereçam algumas vantagens intrínsecas num modelo de "comercialização" (sim, comprar também tem suas vantagens!), tais como repasse de riscos e compromisso "contratual e legal" por parte de fornecedores com relação à qualidade do que oferecem.4. Diga de forma sucinta, quais as principais vantagens do software open Source? Pelo lado estratégico, dá algumas garantias para a corporação, garantias de continuidade da solução e independência de fornecedores.5. Lista alguns exemplos de projectos de sucesso? Firefox, Apache, Perl, Linux.6. O que é o OSOR? Por quem foi desenvolvido e qual o seu objectivo? O OSOR é um repositório comum que, para além do código fonte e do código objecto, disponibiliza informação sobre o uso de aplicações, as diferentes versões do software, licenças de código aberto e material relacionado com contratos. Fomentará a utilização do software, entre os vários organismos públicos, e o desenvolvimento de projectos comuns

×