Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de trabalho 2 Módulo 4

1,611 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha de trabalho 2 Módulo 4

  1. 1. A.C. -Arquitetura de Computadores Módulo 4- Instalação e Configuração de Redes LocaisFicha de Trabalho 2 Sumário: Equipamentos passivos de rede Para realizar esta ficha de trabalho consulta o livro - Arquitetura de computadores- da página209 à página 217.1. Quais os equipamentos passivos de uma rede que conheces? Descreve as características de cada um deles? R: Os equipamentos passivos que conheço são os cabos eléctricos, ópticos, tomadas de rede, fichas e transceivers. Os cabos eléctricos coaxiais estão completamente ultrapassados em relação á sua aplicação em redes de comunicação, e os de pares entrançados são os mais comuns e utilizados. Os cabos ópticos inserem-se nas fibras ópticas e dividem-se em duas categorias, monomodo e multimodo. As tomadas são o local onde se encaixam as tomadas de rede. As fichas podem ser totalmente um plástico ou revestidas por uma superfície metálica, cada ficha possui 8 pinos metálicos na frente, atrás existe um travão da bainha que irá servir para impedir que o cabo se solte. Os transceivers são os repetidores e os hub’s que são cada vez menos utilizados uma vez que prejudicam a performance da rede, normalmente são utilizados switchs em vez de hub’s.2. Quais os dois grandes grupos de cabos que podem ser aplicados em redes? R: Os grandes grupos de cabos que podem ser utilizados em redes são os eléctricos e os ópticos.3. Preenche os espaços: Um cabo de par entrançado insere-se no grupo de cabos _eléctricos__ enquanto que uma fibra multimodo no grupo dos cabos _óticos_ . Para além das fibras multimodo existem as
  2. 2. fibras _monomodo_ .Nos cabos de pares entrançados existem os cabos sem blindagem e com blindagem, respectivamente os cabos _UTP_ e_STP_ .4. Qualquer cabo de par trançado UTP/STP tem uma determinada categoria. Quais são as mais utilizadas actualmente? R: Actualmente os cabos mais utilizados em redes são os de categorias 5 e 6. Cat5 – bastante aplicado. Redes de 10Mb/s e 100Mb/s (limite de 100 metros). Cat5e –Redes de 10Mb/s, 100Mb/s e 1Gb/s (limite de 100 metros). Cat6 – Bastante aplicado em redes gigabit. Redes até 10Gb/s (limite 55 metros). Cat6e – Redes até Gb/s (limite 100m). Diferencia-se do Car6 por possuir um melhor isolamento do exterior garantindo maiores distâncias à velocidade máxima.5. Indique para cada uma delas, a taxa de transferência e distância máxima permitida? R:Cat5 - Redes de 10Mb/s e 100Mb/s (limite de 100 metros). Cat5e – Redes de 10Mb/s, 100Mb/s e 1Gb/s (limite de 100 metros). Cat6 –Redes até 10Gb/s (limite 55 metros). Cat6e – Redes até Gb/s (limite 100m).6. Quais as diferenças entre um pigtail e um patchcord? R: Pigtail possui duas fichas, uma em cada extremidade que permite por exemplo interligar equipamentos dentro de um armário, e PatchCord possui apenas uma ficha. Quando terminares a ficha de trabalho submete-a na plataforma e publica-a no teu blogue como fizeste com os outros trabalhos.

×