Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Gravidez na adolescência

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Gravidez na adolescência

  1. 1. Índice  Introdução ;  Um caso verídico :  Consequências : no agora e no Futuro  Causas  Como eram as coisas no passado e porque mudaram?  Desenvolvimento das visões : antigamente e na actualidade  Alternativas que se podem imaginar para o futuro  O que temos de mudar em nós próprios, família, turma e sociedade para a
  2. 2. Introdução  Para desenvolvermos este trabalho fomos até ao Centro de Saúde de Aveiro, e falamos com uma enfermeira, Raquel Santiago, que nos contou um caso verídico, sem nos revelar o nome da rapariga em causa.  E pretendemos alertar para os perigos que uma gravidez pode trazer nesta fase, que é a adolescência.
  3. 3. Mudanças inesperadas… A rapariga é dos arredores de Aveiro, de uma zona rural. Ela pertence a uma família pobre e com poucos estudos. Essa rapariga engravidou aos 15 anos e por causa disso foi expulsa de casa da família, que até hoje não fala com ela, o namorado virou-lhe as costas e ela teve que ir para um CAT, casa de acolhimento temporário. Mais tarde o namorado, obrigado pelos seus pais, foi buscá-la para sua casa. Mas é
  4. 4. Consequências As consequências no “agora” são:  Escola perdida;  Abandono por parte da família;  Namoro acabado;  Teve que ir para instituição;  Tem que trabalhar;  Passagem directa da infância para a fase adulta, sem parar na adolescência que é a fase de maior desenvolvimento.
  5. 5. As consequências no futuro serão:  Habilitações literárias insuficientes;  Emprego precário, ou seja, com baixo salário diminuindo a qualidade de vida;  Depressão e necessidade de apoio psicológico;
  6. 6. Causas  O estilo de vida nestes casos, é principalmente pobre, no qual os pais ganham o salário mínimo e têm a escolaridade mínima, 6º ano.  Em primeiro lugar a maior causa de gravidez na adolescência são as más companhias, milhares de jovens tentam a perder a virgindade por pressão psicológica de amigos sem ao menos saber as consequências e responsabilidades que envolvem esse acto em si.  Mas as principais causas são a mente fechada dos pais e a irresponsabilidade por parte dos adolescentes, porque hoje em dia nós já temos bastante conhecimento acerca disto.
  7. 7. Como eram as coisas no passado e porque mudaram? As coisas no passado eram piores, o que se pode comprovar pelas taxas, mas agora as coisas mudaram bastante, no sentido de evoluírem, porque a mente do uso dos métodos anticoncepcionais evoluiu. E antigamente muitos métodos anticoncepcionais, como a pílula, eram vistos como se fosse um início da vida sexual, e agora já não se faz tanto enredo em volta disso, e por vezes é
  8. 8. Desenvolvimento das visões… Antigamente:  Pela família, ora era expulsa de casa ora nunca mais saía de casa.  Pela sociedade era marginalizada e mais nenhum rapaz iria querê-la mais.  A nível a profissional os planos para o futuro “morriam”.
  9. 9. Na actualidade:  Pela sociedade já é aceite.  A nível profissional, ainda há esperança que quando a criança tiver uma determinada idade, a mãe possa concluir os estudos, nem que seja à noite.
  10. 10. Alternativas que se podem imaginar para o futuro…  Primeiro em casa, os pais devem falar sobre todos os problemas (drogas, sexualidade, homossexualidade…) e não deixarem essa conversa para a escola.  Depois os jovens devem ter mais consciências dos perigos do início da vida sexual.
  11. 11. O que temos de mudar em nós próprios, família, turma e sociedade para a atingir a visão futurista…  Tornarmo-nos mais abertos, falando sem vergonha.  Vermos a sexualidade como um meio que dá continuidade à vida.  E as raparigas não terem medo de falar, seja sobre o que for. Nem terem medo da represália da família, ou da sociedade.
  12. 12. O porquê desta história ?  O primeiro motivo foi por ser um exemplo do que acontece às jovens adolescentes de hoje em dia, quando iniciam a sua vida sexual de forma desprotegida e irresponsável.  O segundo motivo foi pelo facto de ter sido abandonada por toda a gente, incluindo a família, o que nos chocou de certa forma .  O terceiro e último motivo foi pela coragem que a rapariga demonstrou ter , perante o que lhe aconteceu , ao ponto de optar por lutar pelo seu filho.
  13. 13.  Adolescentes pensem bem antes de tomar qualquer decisão, principalmente como o ter relações sexuais, e pensem nos riscos que correm.

×