Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Filosofia e educação

3,717 views

Published on

ciências biologicas

Published in: Education
  • Login to see the comments

Filosofia e educação

  1. 1. Anderson Rodrigues Fernanda Andrade Laura Santos
  2. 2. Que relação existe entre Filosofia e Educação?  A educação é o processo que ajuda o sujeito a construir as suas capacidades para atingir a plenitude, apropriando-se dos instrumentos que possibilitam uma participação capacitada.
  3. 3. Que relação existe entre Filosofia e Educação?  Filosofia (do grego philos- amor, amizade + sophia- sabedoria) área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação, e reflexão de ideias.
  4. 4. Que relação existe entre Filosofia e Educação?  A Educação é uma consequência de uma concepção filosófica.  É somente no exercício da filosofia que nos possibilita analisar criticamente a historia da Educação e a historia da modernidade, que podermos lançar voo ao futuro.
  5. 5. Qual a relação entre filosofia e pedagogia?  A relação da pedagogia com a filosofia é tão íntima que alguns a têm considerando como parte integrante e subordinada da filosofia.Sem a atividade pedagógica, a filosofia não encontraria jamais extensa compreensão e, ainda menos, aplicação à vida; da mesma forma que, por outro lado, sem filosofia a arte da educação nunca chegaria a alcançar completa clareza em si mesma.
  6. 6.  A Pedagogia estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos.
  7. 7. Qual a relação entre filosofia e pedagogia?  A pedagogia completa a filosofia.
  8. 8. Como proceder o filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar?  O pensar, o criar, e o agir consciente libertam o ser humano e o transformam em sujeito de sua história.
  9. 9. Como proceder o filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar?  Filosofia e educação devem andar juntas na teoria e na prática, pensar e repensar os processos educativos, sem se transformar unicamente em prática exclusiva de especialistas em educação e sim de toda a comunidade educativa, entendendo-se como tal pais, alunos, professores, funcionários, pesquisadores e especialistas em educação.
  10. 10. Como proceder o filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar?  A Educação e a Filosofia instrumentalizam os seres humanos para que possam atingir novos conhecimentos, desenvolver seu potencial criativo, enfrentar desafios, relacionar as informações e tirar as próprias conclusões.
  11. 11. Como proceder o filosofar sobre o cotidiano em geral e sobre o cotidiano escolar?  A Filosofia está cada vez mais presente nos dias atuais, como veículo importante de análise e postura crítica perante todas as situações complexas e difíceis.  A filosofia merece grande estímulo, aplicabilidade e desenvolvimento crescente no âmbito da educação.
  12. 12. Reflita  A Filosofia é uma luz criadora e desafiadora para que as pessoas possam enxergar a realidade de forma mais clara, tornando-se agentes de seu destino.

×