Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto rally 2013

548 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto rally 2013

  1. 1. RALLY FLUVIAL SOS RIO IVAÍ Há treze anos ajudando a proteger o meio ambiente em especial o nosso Rio Ivaí “ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PESCA AMADORA DE PARAÍSO DO NORTE” Paraíso do Norte – Paraná
  2. 2. DESCRIÇÃO GERAL Denominação do Evento: Rally Fluvial SOS Rio Ivaí, comumente conhecido como Rally do Lixo. Histórico do evento: O Rally Fluvial SOS Rio Ivaí – Rally do Lixo está na sua 13ª edição, nasceu no ano de 2000 em conjunto ao Rally do lixo desenvolvido no Rio Paraná, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná regional de Paranavaí. As primeiras edições eram desenvolvidas em conjunto, com propósitos congruentes, onde o fechamento do evento se dava no Porto Natal – município de Querência do Norte, com o encontro das equipes. De uns anos para cá passaram a ser realizados separadamente. Reporta-se que o primeiro evento dessa natureza foi denominado Rally fluvial Nacional de Fênix em 1994, começando na foz do Rio Corumbataí com o Ivaí, terminando em Porto Camargo município de Icaraíma no Rio Paraná, cujo percurso era de 400km e tinha dentre outros reviver a epopéia dos navegantes do século XVI, quando fundaram a Vila Rica do Espírito Santo, cujas ruínas se encontram no ponto de largada daquele evento, cuja ultima edição se deu em 1998. Diversos participantes daquele evento o lembram com nostalgia e são assíduos parceiros do evento em tela. Organização: Associação Regional de Proteção Ambiental e Pesca Amadora de Paraíso do Norte – Pr. ARPAPAN e Instituto Ambiental do Paraná. Período de realização: Acontece anualmente no último trimestre, de preferência mais próximo do dia do rio, que se comemora no dia 24 de Novembro. O período pretendido para 2013 é de 15,16 e 17 de novembro. Área de Abrangência: abrangem diretamente 05 municípios lindeiros a margem esquerda ao final do Rio Ivaí e 09 a margem direita. Percurso Fluvial: inicia-se no Porto São Carlos – Município de São Carlos do Ivaí e Termina no Rio Paraná no Porto Camargo – Município de Icaraíma. Tem percurso aproximado de 210 km. Pessoal e instituições envolvidas: Sócios a ARPAPAN, pescadores, voluntários, prefeituras, IAP, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, imprensa, etc. Atividades realizadas: recolhimento de lixo nas águas e margens; recolhimento de materiais predatórios de pesca; soltura de peixes para repovoamento dos rios; plantio simbólico de árvores para recomposição da vegetação ciliar; atividades educacionais junto às comunidades lindeiras e eventuais turistas encontrados pelo trecho; atividades recreativas nos pontos de parada e pernoite; etc. OBJETIVO: manter a qualidade ambiental das áreas de influência direta abrangida pelo evento; disseminar boas práticas de uso dos recursos naturais; fomentar ações conservacionistas e o desenvolvimento da consciência ecológica; conservar o recurso pesqueiro; contribuir com as autoridades ambientais através de ações, registros e denuncias de degradação ambiental, etc.
  3. 3. JUSTIFICATIVA: O Rio Ivaí e seus afluentes compõem uma importante bacia hidrográfica interior ao estado do Paraná que sofre influência negativa oriundas de uma infinidade de atividades humanas, seja em áreas urbanas como rurais. Em suma, todas as mazelas da exploração humana acabam sendo carreadas para o leito do rio, sendo notória a necessidade de proteção constante e abrangente. Dessa forma surge a necessidade do engajamento de pessoas e instituições na preservação ambiental, balizado pelo espírito de cidadania e por cumprimento a Constituição Federal que diz em seu Art.225. Todos têm o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial e sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e á coletividade o dever de defendêlo para os presentes e futuras gerações. Provimentos Necessários - PLANILHA ESTIMATIVA Descrição Valor em R$ Refeição para os participantes – equipe de navegação e apoio terrestre. 17.000,00 (500 pessoas, sendo 04 refeições e 02 cafés da manhã) Combustível para veículos da organização do evento (300 L gasolina) 840,00 Combustível para embarcações (40 embarcações – 3.200 L gasolina) 8.960,00 Óleo lubrificantes 2T para motores de popa (80L TCW3) 2.800,00 Despesas com material de divulgação (cartazes, folders, adesivos, etc.) 2.000,00 Despesas com premiações (troféus, brindes, comendas, etc.) 1.000,00 Despesas com chapéus e camisetas (600 camisetas e 600 chapéus) 18.000,00 Despesas eventuais de emergência não previstas 2.000,00 TOTAL 52.600,00 Considerando a magnitude do evento os provimentos necessários não são de grande monta, porém, a organização sempre o desenvolveu as duras penas, dependendo da colaboração de parceiros. Nesta ocasião busca parcerias, entendendo que é de interesse comum os objetivos a conservação dos recursos ambientais em questão.
  4. 4. ANEXOS FOTO 01- Momento da abertura do Rally Fluvial Sos Rio Ivaí 2010 ( Porto São Carlos). O plantio de árvores nativas são feitos em vários lugares nas margens em modo aleatório. FOTOS 02- Plantio feito na foz do Rio Ivaí.
  5. 5. FOTO 03-Soltura de alevinos juvenis FOTOS 04 - Recolhimento de lixo
  6. 6. FOTOS 05 - Retirada de material predatório FOTOS 06- Estação Telemétrica Itaipu
  7. 7. FOTOS 07 -Belezas naturais FOTOS 07-Confraternização
  8. 8. Aqui uma prova da influência do projeto Rally Fluvial SOS Rio Ivaí, em crianças que participam nos eventos, trabalho dado pela professora do ensino fundamental, Escola Municipal Marechal Castelo Branco / Rondon – PR. Com o tema “O que é arte”. O aluno se expressou sobre o rally, e fez sua ilustração do que realmente é o intuito do projeto rally, para com a educação ambiental. Materiais recolhidos no evento pets, vidros e metais em geral. Embarcações dos participantes do evento.
  9. 9. Uma participante, idealizadora e compositora teve inspiração e compôs para o 8º Rally Fluvial Sos Rio Ivaí, uma musica em homenagem ao Rio Ivaí, e que se tornou o Hino oficial ao “RALLY FLUVIAL SOS RIO IVAÍ”. Com autoria de Sueli Huana, com o nome: BICHO DO IVAÍ COMPOSITORA SUELI HUANA VIM CONVIDAR VOCE AGORA E AQUI A SER MAIS UM BICHO DO IVAÍ O RIO IVAI MANDA UM “SOS” AOS FILHOS DESTE MANANCIAL E QUE TODO ANO DESCE SUAS ÁGUAS, É O NOSSO RALLY FLUVYAL. E O RIO RECEBE DE BRAÇO ESTENDIDO, A MÃO DO HOMEM QUE QUER AJUDAR. CORAÇÃO ABERTO EM DEFESA DA VIDA, QUE NA PRIMAVERA VAI SE RENOVAR. A. A. A. A... VAI SE RENOVAR... QUANDO O SOL SE ESCONDE NA VERDE CAMPINA O DESENHO É BOM DE OLHAR COLORINDO AS ÁGUAS EM MOVIMENTO, E SONS NO SILENCIO A ECOAR. TEM MATA BOA ÁGUA CORRENDO, AGENTE VAI VENDO A VIDA ANDAR. NESTE BERÇO LINDO QUE É PAI DA VIDA, CHEIO DE PAZ PRA QUEM VEM NAVEGAR. A. A. A. A... VEM NAVEGAR... QUANDO CHEGA O TEMPO QUE TÁ LIBERADO, AGENTE ATÉ PODE PESCAR. TEM CURIMBA GORDA, DOURADO PESADO, FILÉ DE BARBADO É SÓ ASSAR. E PRA TUDO ISSO FICAR MAI BONITO, O LIXO NO RIO NÃO PODE FICAR. COM A CONCIÊNCIA QUE A NATUREZA É NOSSA CASA VAMOS PRESERVAR A. A. A. A. A... VAMOS PRESERVAR “REGISTRO ANOTADA SOB O N” 861 fls.61 livro: 05 ESCOLA DE MÚSICA DIREITA AUTORAL / UFRJ RIO DE JANEIRO, 27 DE JANEIRO DE 2009.
  10. 10. Os nossos agradecimentos aos órgãos públicos que participam com as equipes ou que de alguma forma nos ajuda com alimentação, estadia, combustível, segurança e apoio para que o evento se realize da melhor maneira possível. Prefeituras órgãos públicos, Instituto Ambiental do Paraná IAP (Regionais/Paranavaí e Umuarama), Policia Ambiental (Força Verde) escritórios regionais de Umuarama, Cianorte e Porto Camargo), Núcleo Regional de Educação de Umuarama e Destacamento do Corpo de Bombeiros de Cianorte, que aqui com sua imagem representa todos esses órgãos que nos apoiam. Aqui um momento de confraternização e orientação aos participantes com medidas de segurança para as equipes, embarcação do Corpo de Bombeiros.
  11. 11. Aqui o resultado de uma parte do trabalho das equipes por três dias de navegação pelo Rio Ivaí, com um só intuito levar um numero maior de lixo e material predatório, com a consciência e responsabilidade com o dever cumprido em cada etapa das edições realizadas do Rally Fluvial Sos Rio Ivaí. Os materiais predatórios recolhidos são encaminhados para as regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com suas equipes que participam do evento todos os anos, quanto ao lixo recolhido os municípios ribeirinhos que são parceiros do rally, recolhem e dão destino certo para os mesmos.

×