Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slides obesidade

70,182 views

Published on

Slides obesidade

  1. 1. OBESIDADE
  2. 2. CONCEITO:• É uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto que passa a estar associada a alguns problemas de saúde ou aumento da taxa de mortalidade.• É o resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
  3. 3. CONSEQUÊNCIAS O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças: Cardiovasculares Diabetes mellitus Apnéia do sono Osteoartrite Médicos e cientistas concordam que homens com mais de 25% de gordura e mulheres com mais de 30% são considerados obesos.
  4. 4. MÉTODOS PARA MEDIR A GORDURACORPORAL Pesagem hidrostática ( em baixo da água) Teste da dobra cutânea (utilizando o adipômetro) Tomografia computadorizada
  5. 5. ESTILO DE VIDA O aumento da obesidade se dá a 2 fatores principais: Consumo excessivo de nutrientes (calorias) Sedentarismo Outros fatores: Estresse Sono insuficiente
  6. 6. CAUSAS: 1. FATORES AMBIENTAIS: hábitos diários de consumo excessivo de gorduras e açucares (associado a rotina familiar) + inatividade física. 2. GENÉTICA: a condição genética exerce apenas 5% dos casos. 3. DOENÇAS FÍSICAS E MENTAIS
  7. 7. TRATAMENTO: Dieta hipocalórica e rotina de exercícios físicos (ideal).
  8. 8.  Terapia farmacêutica – indicado apenas em alguns casos, com orientação médica, devido aos efeitos colaterais, segurança do paciente sem a medicação e sua eficácia a longo prazo. Ex: sibutramina, fluoxetina, anfetaminas etc.
  9. 9. EPIDEMIOLOGIA A obesidade caracteriza-se por um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde. Atualmente existem cerca de 500 milhões de adultos obesos. A OMS considera a obesidade um dos 10 principais problemas de saúde pública no mundo, classificando-o como EPIDEMIA.
  10. 10. METABOLISMO Se divide em dois grupos:• ANABOLISMO: Reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos (armazenam energia).• Responsável por crescimento, regeneração e manutenção dos diversos tecidos.
  11. 11. CATABOLISMO Ocorre quando o organismo está sem energia suficiente e busca obter essa energia através da destruição de seus próprios tecidos e reservas.
  12. 12.  Balanço energético positivo – anabolismo aumenta. Balanço energético negativo – catabolismo aumenta. Balanço energético nulo – equilíbrio entre anabolismo e catabolismo.

×