Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ginástica

40,148 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Ginástica

  1. 1.   Introdução Ginástica ›    O que é? › Tipos de ginástica Ginástica de solo › Rolamento à frente engrupado › Rolamento à retaguarda engrupado › Apoio facial invertido (pino) › Roda › Saltos de mãos › Avião › Bandeira › Ponte › Espargata (frontal e lateral) › Salto tesoura › Salto engrupado Conclusão Webgrafia
  2. 2.  A ginástica é uma disciplina utilizada em educação física.  Teve uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. Índice
  3. 3.  No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares.  Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica.
  4. 4. O que é a Ginástica?  A ginástica é um desporto que se caracteriza pela prática de um conjunto de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.  Surgiu no início do século XIX e rapidamente se desenvolveu até ao nível que conhecemos hoje.
  5. 5.  Na Ginástica podemos encontrar actualmente uma grande diversidade de disciplinas que se podem agrupar segundo características específicas em diferentes modalidades:
  6. 6. Ginástica artística Ginástica rítmica
  7. 7. Ginástica com trampolins Ginástica aeróbica Ginástica acrobática
  8. 8.  Em competições oficiais os exercícios de solo realizam-se num espaço quadrangular (12x12 metros), com uma superfície flexível. A prova masculina deve ser executada no tempo máximo de 70 segundos, e a feminina deve ter acompanhamento musical e ser executada em 90 segundos.
  9. 9.  Na disciplina de Educação Física, a Ginástica de Solo tem normalmente como objectivo a execução de um conjunto de exercícios, de uma forma isolada ou em pequenas sequências, consoante o nível de dificuldade exigido, que envolvem elementos gímnicos e elementos acrobáticos.
  10. 10. GINÁSTICA SOLO ELEMENTOS ACROBÁTICOS Rolamentos Frente e Retaguarda; Apoios Invertidos; Roda; Salto de mãos; Salto Mortal. ELEMENTOS GÍMNICOS POSIÇÕES EQUILÍBRIO POSIÇÕES FLEXIBILIDADE Ponte; Espargata (Frontal e Lateral); Avião; Vela; Bandeira. . ELEMENTOS DE LIGAÇÃO Saltos (Tesoura, Gato, Engrupado); Voltas; Afundo.
  11. 11.  Para executar os elementos de ginástica é importante conhecer os aspectos importantes para a sua correcta execução, ou seja, as determinantes técnicas de cada elemento gímnico e acrobático.
  12. 12.        Membros inferiores flectidos (posição de cócoras); Membros superiores em extensão com as mãos no solo à largura dos ombros; Colocar dedos afastados e dirigidos para frente; Flectir a cabeça e colocar queixo junto ao peito; Impulsionar os membros inferiores e desequilibrar corpo para frente; Contacto com o solo pela nuca; Repulsão dos membros superiores;
  13. 13.         Manter o corpo engrupado durante a rotação; Saída com o apoio dos pés próximos das nádegas. Rolamento à frente de membros inferiores afastados Contacto com o solo pela nuca; Afastar os membros inferiores em extensão quando a bacia passa além da vertical; Apoiar as mãos no solo; Flectir o tronco no momento de contacto das mãos com o solo; Repulsão dos membros superiores mantendo os membros inferiores afastados.
  14. 14.        Membros inferiores flectidos e membros superiores em extensão à frente (posição de cócoras); Colocar as palmas das mãos voltadas para cima e membros superiores flectidos; Dedos afastados e voltados para trás e cotovelos paralelos ao nível das orelhas; Flectir a cabeça e colocar queixo junto ao peito; Desequilibrar corpo à retaguarda; Colocar a bacia no solo e manter os joelhos junto ao peito; Apoiar as mãos à largura dos ombros e dedos afastados dirigidos para a frente;
  15. 15.        Repulsão dos membros superiores; Manter a posição engrupado e colocar os pés no solo; Retirar as mãos do solo e estender os membros inferiores; Rolamento à retaguarda de membros inferiores afastados; Afastar os membros inferiores em extensão quando a bacia passa além da vertical; Recepção ao solo com os pés mantendo os membros inferiores afastados e em extensão; Repulsão forte no momento em que as mãos estão apoiadas no tapete.
  16. 16.     Posição de afundo (membros inferiores de impulsão flectida à frente e membros inferiores de balanço em extensão à retaguarda); Apoiar as mãos à largura dos ombros com os dedos bem afastados e voltados para a frente; Lançar os membros inferiores de balanço para a vertical, seguido dos membros superiores de impulsão; Colocar a cabeça entre os membros superiores em completa extensão e olhar dirigido para mãos;
  17. 17.   Alinhar o corpo na vertical em extensão completa dos membros superiores e inferiores; Executar o rolamento à frente – desequilíbrio à frente dos membros inferiores, juntar o queixo ao peito, flexão dos membros superiores e apoio da nuca no solo.
  18. 18.       Posição de afundo; Apoiar alternadamente as mãos, com os dedos bem afastados (primeiro a mão do lado do pé de impulsão, em seguida a mão do lado contrário); Os membros superiores devem estar em extensão à largura dos ombros; Passagem dos membros inferiores, afastados e em extensão, pela posição de apoio facial invertido; Apoiar alternadamente os pés no solo (primeiro o membro inferior de balanço e em seguida o de impulsão); Na saída, elevação superior dos membros superiores.
  19. 19.      Iniciar com pequena corrida e chamada com afundo; Apoio das mãos no solo com dedos afastados, longe dos pés; Os membros superiores devem estar em extensão à largura dos ombros; Olhar dirigido para as mãos; Bloquear os ombros e fazer uma repulsão forte e dinâmica dos membros superiores;
  20. 20.     Elevar o membro inferior mais atrasado (de balanço) e impulsionar o membro inferior que está à frente (de impulsão); Unir os membros inferiores após a passagem pela vertical; Manter o corpo em extensão durante a trajectória aérea; Recepção com o corpo em extensão e ligeira flexão do membro inferior.
  21. 21.       Elevar um membro inferior à retaguarda, mantendo o apoio sobre o outro membro inferior; Os membros inferiores devem estar em extensão e afastados; Flectir tronco à frente, paralelo ao solo e em extensão; Olhar dirigido para a frente. Membros superiores afastados e em extensão no prolongamento da linha dos ombros; Manter a posição durante três segundos.
  22. 22.      Elevar um membro inferior lateralmente, mantendo o apoio sobre o outro membro inferior; A mão segura no calcanhar do membro inferior elevado; Os membros inferiores estão em extensão e afastados; O tronco está na vertical; Manter a posição durante três segundos.
  23. 23.     Deitado de decúbito dorsal (de costas) apoiar as mãos no solo à largura dos ombros. Extensão completa dos membros superiores, elevando a bacia; Membros superiores unidos e em extensão; Olhar dirigido para as mãos.
  24. 24.      Afastamento e extensão dos membros inferiores; Aproximar a bacia do solo; Tronco vertical e orientado para o membro inferior (lateral) ou orientado para a frente (frontal); Membros superiores estendidos lateralmente; Cabeça levantada, olhar para frente
  25. 25.      Tronco na vertical; Realizar uma impulsão com os membros inferiores; Elevar alternadamente os membros inferiores em extensão acima do nível da bacia; Os membros superiores devem estar em extensão, ao nível dos ombros ou em elevação superior; Recepção ao solo com membros inferiores unidos e em extensão e membros superiores em elevação superior.
  26. 26.      Tronco na vertical; Realizar uma impulsão com os membros inferiores; Elevar os membros inferiores unidos e flectidos acima do nível da bacia; Os membros superiores devem estar em extensão em elevação superior; Recepção ao solo com membros inferiores unidos e em extensão e membros superiores em elevação superior.
  27. 27.   Com este trabalho, aprendemos como executar alguns movimentos de ginástica e como fazer trabalhos no word office. Gostámos de fazer este trabalho porque foi interessante e divertido.
  28. 28. http://www.aemaximinos.net/recursos/e f/desportos_individuais/gin_solo.htm  http://www.google.pt/search?q=ginasti ca+solo&hl=ptPT&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ &ei=ZD5AUdrrFebm7AbHtoHYDQ&ved=0 CDoQsAQ&biw=1600&bih=696  http://neefeb23vizela.no.sapo.pt/index_f icheiros/Page1175.htm 

×