Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
COMO REDIGIR UM TRABALHO ESCRITO
Para levar a bom termo a realização de um trabalho
escrito deve-se:
- Escolher os temas d...
2.Índice
No índice deves:
Escrever o nome das partes e/ou capítulos que
constituem o trabalho;
À frente e de cada um(a) es...
Deves explicitar:
- Objetivos e razões que te levaram a tratar este tema;
- Manifestar a tua própria reflexão sobre os pro...
1º- Nome do autor: apelido em maiúsculas, vírgula, nome próprio.
2º- Título da obra (em itálico).
3º- Nome da editora.
4º-...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Como fazer um trabalho em word

38,727 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Como fazer um trabalho em word

  1. 1. COMO REDIGIR UM TRABALHO ESCRITO Para levar a bom termo a realização de um trabalho escrito deve-se: - Escolher os temas de acordo com a capacidade individual, as fontes de consulta e o tempo disponível; - Definir com clareza os objetivos do trabalho; - Procurar informações nas bibliotecas, mas não desprezar outras fontes; - Arrumar as ideias em esquema, antes de começar a redigir; - Não copiar sem citar; - Transcrever com fidelidade as ideias dos outros; - Identificar as fontes de informação; - Cuidar da apresentação do trabalho; - Pedir a orientação do professor nas várias etapas do trabalho. Um trabalho deverá ter a seguinte estrutura: 1. Capa; 2. Índice; 3. Introdução; 4. Desenvolvimento; 5. Conclusão; 6. Bibliografia - Referências e Citações Bibliográficas; 7. Anexos (se for necessário). Formatação Paginação Nota de cabeçalho ou de rodapé 1.Capa Fazem parte da capa os seguintes elementos: Nome da escola; Disciplina ou área a que se destinam; Título do trabalho; Identificação do(s) aluno(s) que realizaram o trabalho (nome, número, ano e turma); Data em que o trabalho foi feito; Professor que orientou o trabalho. A capa pode ser simples ou pode ter desenhos, gravuras ou fotografias. Exemplo de uma capa:
  2. 2. 2.Índice No índice deves: Escrever o nome das partes e/ou capítulos que constituem o trabalho; À frente e de cada um(a) escreve o número da página onde se inicia o assunto; Antes do nome de cada parte e/ou capítulo, poderás colocar um número romano (I, II, III, IV, V...) ou um número árabe ( 1, 2, 3, 4, 5,...); Quando o tema ou capítulo está dividido em subcapítulos usamos dois números separados por pontos (1.1; 1.2;...2.1; 2.2; 2.3....). Todas as páginas são numeradas (exceto a capa). 3.Introdução Quem ler o teu trabalho deverá ficar, logo na introdução, com uma ideia daquilo que irá acontecer. Deverás : - Escrever o que vais tratar e como o vais fazer; - Abordar todos os assuntos fundamentais do trabalho de uma forma sumária; - Evidenciar o interesse e a importância do assunto a tratar Exemplos: - O tema é .....; - Foi escolhido devido a ...; - O que se pretende tratar é ...; - Resolvemos começar por... . 4.Desenvolvimento Desenvolvimento ou corpo do trabalho é a parte mais extensa. Nele encontramos um tema a partir do qual formulaste um ou mais problemas que vais analisando e solucionando.
  3. 3. Deves explicitar: - Objetivos e razões que te levaram a tratar este tema; - Manifestar a tua própria reflexão sobre os problemas levantados; - Justificar as posições que tomaste; - Escrever aquilo que já sabias sobre o tema; - Escrever as informações que recolheste em sites, CD´s, livros, revistas, entrevistas etc. Atenção: - Nunca utilizes termos ou conceitos sem os definires; - Constrói frase curtas; - Procura que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia; - Procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura. Se escreveres no teu trabalho frases retiradas das tuas fontes de informação (sites, livros, etc), e por isso não foram escritas por ti, estás a fazer uma citação (transcrição de um texto exatamente como o autor o escreveu). As citações devem ser escritas entre aspas ("......") e em itálico. No fim da citação deves colocar entre parêntesis o nome do autor da frase, o ano em que ele a escreveu e a página. Sempre que coloques imagens ou gráficos, deves colocar uma informação verbal que permita clarificar essa imagem ou gráfico. Se usares várias figuras (imagens, fotografias, gráficos, mapas, etc) deves numerá-las e construir a respetiva legenda. (Por exemplo: fig. 1; fig. 2; ...). Deverás utilizar o itálico ou o sublinhado nos seguintes casos: Títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte; Palavras estrangeiras; Frases ou palavras que queiras evidenciar. 5.Conclusão A conclusão é como que o resumo do teu trabalho. Deve conter: As respostas que deste às perguntas formuladas; Abrir a possibilidade de novas questões. 6. Bibliografia A bibliografia é a lista de livros, enciclopédias, sites, CD's, jornais ou revistas, entrevistas, visitas aos locais estudados ou outras fontes onde procuraste informações para a realização do teu trabalho. A bibliografia deve ser apresentada por ordem alfabética. Deverás obedecer às seguintes normas de apresentação: Em relação a sites, basta escrever a respetiva morada, virgula, data da pesquisa. Com os CD-ROMs escreve o título, o autor, a editora e a data de edição . No caso dos livros deves escrever:
  4. 4. 1º- Nome do autor: apelido em maiúsculas, vírgula, nome próprio. 2º- Título da obra (em itálico). 3º- Nome da editora. 4º- Local de edição do livro 5º- Data de edição. Exemplo: CORTESÃO, Jaime- Memórias da Grande Guerra, Portugália Editora, Lisboa, 1969 Caso o livro tenha mais de três autores, colocas "vários". Quando se trata de uma artigo inserido numa obra, jornal ou revista, indicar-se: 1º Nome do autor; 2º Título do artigo entre aspas; 3º Título da publicação (em itálico); 4º Número da publicação; 5º Data e páginas (primeira e última). Exemplo: MENDES, José M. Amado, "A arqueologia industrial: problemática e potencialidades", in Vértice, II Série, Maio-Junho de 1993, pp. 9 - 13 7. Anexos Nos anexos podem incluir-se documentos que sirvam de apoio ao trabalho, gráficos, mapas, quadros, gravuras, inquéritos utilizados, etc, e que devem ser numerados (anexo I, anexo II,...) e legendados. Formatação - Formato: A4 - Fontes : recomenda-se Arial com tamanho 11,Verdana com Times New Roman com tamanho 12. Tamanho 14 para para as notas de rodapé. Todo o trabalho deve estar "justificado" ou seja, alinhado à esquerda e à direita - Espaçamentos: Corpo de texto justificado com espaçamento de 1,5cm - Ilustrações (figuras, tabelas, gráficos...): devem ser legendadas com indicação do tipo (fig.; tab.; gráf.) e número da ilustração, seguido do respetivo título ou descrição. - Paginação - Inicia-se na capa, mas o número só aparece impresso a partir da introdução. Os anexos não são paginados. - Cabeçalho e rodapé - no cabeçalho (formatado à direita) inclui trabalho e no rodapé, o nº da página (formatado à direita).

×