Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatório de Monitoramento - Acne: não é da idade.

3,721 views

Published on

Análise sobre o consumo de produtos para o tratamento da acne, realizada no Youtube.

Published in: Social Media

Relatório de Monitoramento - Acne: não é da idade.

  1. 1. Um estudo sobre o consumo de produtos para o tratamento da acne. Ana Cláudia Zandavalle não é da idade.
  2. 2. Partindo de uma necessidade pessoal, fui atrás de bons produtos para o tratamento da acne. Em um primeiro momento, minha principal dúvida foi qual marca de protetor solar deveria comprar. Assim, comecei a pesquisar no Youtube, em blogs, sites e em grupos no Facebook em busca de indicações e comentários, e então, percebi que havia dicas de vários tipos de produtos, não somente protetor solar. Como analista e entusiasta de monitoramento de mídias sociais, toda essa pesquisa aguçou a minha curiosidade em descobrir quais os produtos e as marcas mais utilizados no tratamento e fazer um estudo mais amplo, isso com dois propósitos: ajudar quem tiver a mesma necessidade que eu tive no início; e começar a construir um portfólio público do meu trabalho.
  3. 3. é uma doença dermatológica causada pela obstrução dos poros, provocando o acúmulo de sebo que, em contato com bactérias, se transforma em cravos e espinhas. Possui 4 graus diferentes, iniciando com cravos e espinhas superficiais. Conforme o tamanho e a profundidade da inflamação, eleva-se o grau de acne chegando ao grau 4, o mais grave. Todo tratamento deve ser iniciado e acompanhado por um dermatologista. Antes de utilizar um produto, consulte um profissional, pois cada tratamento é particular ao tipo de pele e grau de acne. →
  4. 4. Identificar os produtos mais utilizados no tratamento da acne. Apontar as marcas mais citadas. Ferramentas: Scup e Brandcare. Rede social: Youtube. Amostra analisada: 204 vídeos. Período de coleta: 01/01/2014 a 28/02/2015. Termos de busca: tratamento acne; tratamento espinhas; cuidados acne; cuidados espinhas; produtos acne; com a exclusão dos termos "clínica“, “dermatologista” e programa”.
  5. 5. As meninas demonstram-se mais desinibidas e entusiasmadas para expor os produtos, detalhar sua rotina diária e mostrar os resultados obtidos, representando 82% da amostra analisada.
  6. 6. A baixa incidência de meninos (18%) pode ser justificada por possuírem um grau mais alto de acne, em que cuidados diários com produtos tradicionais não proporcionariam o efeito desejado. Assim, recorrem a uma substância mais forte, a isotrotineína, que exige outros tipos de cuidados não estudados nesta pesquisa.
  7. 7. Quanto à faixa etária, pode-se perceber que o público se divide em adolescentes de 12 a 18 anos e adultos de 18 a 25 anos, em maioria. Fonte: esses dados foram extraídos dos próprios relatos, em que os usuários mencionavam a idade ou a sua faixa etária (adolescência ou fase adulta).
  8. 8. Sabonete em barra e líquido, loção facial, gel de limpeza facial Creme, gel e loção Produtos que tem como benefício principal a hidratação da pele. Produtos cuja finalidade é a proteção aos raios UVA, UVB ou quaisquer luz que possa "queimar" a pele. A linha facial para pele acneica, considerando sabonete, adstringente e hidratante ou secativo. A classificação dos tipos de produto foi realizada com base nas classificações das próprias marcas e na capacidade funcional do produto. Tônico/adstringente Ge/creme/substância/ácido com princípio ativo para secar espinhas.
  9. 9. 7 TIPOS DE PRODUTO 48 MARCAS CITADAS Os tipos de produto mais citados no canal Youtube para o tratamento da acne foram: sabonete (26%), protetor solar (18%), hidratante (14%) e secativo (14%). No geral, 48 marcas foram citadas. O tipo sabonete se destaca por ser um item inicial da limpeza da pele e também por ser utilizado mais de um na rotina diária, sendo um para os cuidados da manhã e outro para a noite. 10% (43) do total de vídeos afirmaram usar a linha completa de uma única marca para o tratamento, que contempla três tipos de produto: sabonete/loção; adstringente/tônico; e hidratante ou secativo. Nos próximos slides serão analisados de forma detalhada somente os tipos de produto com maior representação (acima de 10%). 26% 18% 14% 14% 9% 8% 10% Sabonete Protetor Solar Hidratante Secativo Adstringente Esfoliante Linha
  10. 10. 18 15 14 13 12 12 11 7 7 6 5 27 MARCAS CITADAS A limpeza da pele é a primeira etapa de higienização da pele com acne. Por isso, o tipo de produto “sabonete” foi o mais citado (144 vezes). A marca Avon obteve o maior volume de citações (18), em que as consumidoras informaram usar a linha completa. Ao todo, foram mencionadas 27 marcas, sendo a categoria com o maior número de marcas diferentes entre si. Do total de 27, 11 marcas foram citadas apenas uma vez. Predominou a utilização desse produto na forma líquida, devido à praticidade e, dessa forma, fica menos propensa a atrair bactérias do que o sabonete em barra. As características mais enfatizadas foram: “sensação refrescante”, “inibe a oleosidade por mais tempo” e "resultado realmente eficaz".
  11. 11. 20 11 8 6 Roc Vichy La Roche Neutrogena Para o tipo de produto “Protetor Solar”, 16 marcas foram citadas, sendo a Roc a marca que obteve mais ocorrências, representando 30% do total de 70 menções nesta categoria. A linha Minesol Oil-Control é um dos protetores preferidos do público analisado, principalmente por “reter a oleosidade”, ter “absorção rápida” e “clarear a pele”. Há manifestação de afeto à marca devido ao resultado positivo. Do total (70), 5 marcas foram apontadas apenas uma vez nessa categoria: Actsun, Avène, Episol, Profuse e Sun Max. Os fatores de proteção mais citados foram de 50 e 70. O uso de duas marcas diferentes de protetor em situações como período do dia, ou ainda, em locais como “em casa” ou “pra sair” também foi constatado na análise, inclusive com fatores de proteção diferentes para cada período. 16 MARCAS CITADAS
  12. 12. 11 9 7 6 6 5 5 Nivea Clinique Natura La Roche Vichy Bepantol Clean Clear Entre as 15 marcas de hidratantes , a Nívea, que possui um histórico de gerações mais tradicional, obteve o maior número de ocorrências nessa categoria, representando 17% do total de 64 menções. Uma marca em evidência, principalmente pela indicação de blogueiras de moda, a Clinique, foi a segunda mais citada. Ao apresentar o produto desta marca, as meninas falam dele com entusiasmo, expressam satisfação e admiração à marca, comparando o custo com a durabilidade e capacidade funcional do produto. Outras características apontadas no monitoramento foi a diminuição dos poros e se deixa a pele oleosa – atributos estes muito valorizados por quem tem acne, já que os poros ficam mais dilatados. 15 MARCAS CITADAS
  13. 13. 20 13 12 12 7 7 Avon Mary Kay Clindoxyl Epiduo L'Oréal Vitanol A 15 MARCAS CITADAS Avon e Mary Kay se destacam na categoria “secativo” devido à utilização, por parte da maioria dos usuários, da linha completa destas marcas que contém o secativo de espinhas. O Clindoxyl, Epiduo e Vitanol A são secativos com fórmulas mais fortes, que contém o peróxido de benzoíla, uma substância muito utilizada no tratamento da acne e com receita controlada. A L’Oréal foi citada pela linha Pure Zone, sendo um secativo em formato Roll on de fácil aplicação, que contém ácido salicílico – um composto clareador – e promete secagem rápida das espinhas, aspectos estes enfatizados pelos pacientes de acne. Reações observadas nesse tipo de produto: vermelhidão, descamação da pele, ardência, coceira e se deixa a pele seca.
  14. 14. +30 citações 11 a 30 citações 2 a 10 citações
  15. 15. “Inibe a oleosidade por mais tempo” “Reduz a oleosidade” “Fecha os poros” “Diminuiu os poros” “Absorve rapidamente” “Para pele sensível” “Refrescância” “Sensação de limpa” “Sem cheiro” “Não deixa a pele seca” “Pele aveludada” “Pele homogênea” “Cheiro agradável” “Textura gel / creme” “Vermelhidão” “Descamação da pele” “Ardência” “Cheiro de velho” “Cheiro forte” “Melequento” “Deixa a pele seca” “Poderoso” “Muito bom” “Maravilhoso” “Efeito rápido” “Dura muito” “Fofo / lindo / pequeno” (embalagem) “Espuma bastante” “Toque seco” “Não grudento” “Sem álcool”
  16. 16. Demaquilantes O uso de demaquilantes ou lenços demaquilantes é constante na vida das meninas, já que usar maquiagem faz parte da rotina para esconder as espinhas e amenizar a vermelhidão. Em um total de 34 ocorrências, destaque para as marcas Nivea e O Boticário para demaquilantes; e Neutrogena, Clean&Clear e L’Óreal, para lenços. Máscaras A aplicação de máscaras ou limpeza de pele foi mencionada em 15 relatos. É uma prática comum no decorrer do tratamento e, às vezes, até uma recomendação dermatológica para todo tipo de pele, não somente para acneica. Nesse caso, destaque para a máscara de pepino da Avon. Água termal As marcas mais citadas foram La Roche, Avene e Vichy. Nas buscas com a expressão “tratamento acne” as águas termais não são mencionadas; porém, na busca por “produtos para acne” ou "produtos para pele oleosa“ há mais recomendações. Nesses relatos, há também maior incidência de menções à maquiagem, aonde as meninas demonstram estar mais antenadas sobre o tema dessa pesquisa.
  17. 17. Isotrotineína (Roacutan) 20 vídeos citaram o uso da isotrotineína, popularmente conhecida como Roacutan. A maioria dos casos foram meninos, na adolescência, que costumam ter o grau de acne mais alto e, por isso, precisam de um tratamento com medicamento mais forte. No caso das meninas, existe uma resistência em utilizar esse remédio por precisar de uma precaução maior, como não engravidar por um período, por exemplo. Cuidados caseiros Tratamentos caseiros, considerados nesta pesquisa como substâncias naturais que são aplicadas na pele ou até ingeridas em busca de um benefício, foram citados em 20 casos. Entre eles estão: pasta de aveia, canela e mel; açúcar cristal; gengibre; levedo de cerveja; zinco; talco; entre outros.
  18. 18. OS USUÁRIOS FORAM ENFÁTICOS NA IMPORTÂNCIA DE PROCURAR UM PROFISSIONAL Frases como "indicado pelo (a) dermatologista“, “o (a) dermatologista indicou” ou “fui ao dermatologista” foram mencionadas na maioria dos vídeos antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou a aplicação de um produto. RECEITA VERSUS REPUTAÇÃO As recomendações do dermatologista são acatadas pelos usuários, embora seja comum pesquisarem sobre a reputação do produto/marca e qual o resultado obtido.
  19. 19. TRÊS PERFIS DE CONSUMIDORES: 1. Compra a linha mais tradicional, “baratinha”; 2. Consulta um profissional e compra os produtos com preço mais alto, mesmo achando caro; 3. Consulta um profissional e, com poder aquisitivo mais alto, costuma viajar bastante e trazer um estoque de produtos do exterior.
  20. 20. ATRIBUTOS DETERMINANTES NA DECISÃO DE COMPRA E FIDELIDADE AO PRODUTO Tanto para protetores quanto hidratantes, há uma preocupação excessiva com o aspecto da oleosidade, por necessitar de uso contínuo, no caso dos protetores, devido ao tratamento com secativos. - REDUZ OU INIBI A OLEOSIDADE; - TOQUE SECO; - DIMINUIÇÃO DOS POROS. Esses atributos aumentam muito a percepção de valor sobre o produto.
  21. 21. MAQUIAGEM Vítimas de acne utilizam maquiagem com frequência, embora, dependendo da maneira como é utilizada e do produto, possa ser ainda mais prejudicial. OPORTUNIDADE PARA A INDÚSTRIA Fabricação de dermocosméticos, que são produtos desenvolvidos para a pele com acne e evitam a obstrução dos poros.
  22. 22. MARCAS MUNDIAIS FORAM CITADAS: 1. Americanas (EUA); 2. Europeias (Alemanha, França); 3. Asiáticas, em menor proporção que as anteriores, com destaque às japonesas. AVON E MARY KAY Ambas americanas, foram destaque nesse estudo, com 41 vídeos, pela utilização da linha completa destas marcas que contemplam 3 ou mais produtos cada uma.
  23. 23. RELACIONAMENTO COM A MARCA Está restrito ao valor percebido nos seus produtos. Os consumidores estão atentos a cada detalhe prometido, levando a sério a conferência dos resultados. PREFERÊNCIA X SUBSTITUIÇÃO DA MARCA A aproximação inicia-se em busca do benefício desejado. A preferência é conquistada por experiência pessoal após a eficácia comprovada. Do contrário, a marca é facilmente substituída e pouco indicada.
  24. 24. CUSTO X BENEFÍCIO Atributo importante, mas não primordial. A COMPRA É VISTA COMO UM INVESTIMENTO. As vítimas da acne são conscientes do alto custo do tratamento e compram o produto na expectativa de obter o benefício anunciado, embora haja insatisfação com os valores.
  25. 25. COMPARATIVO ENTRE MARCAS São apresentados os produtos que atenderam as expectativas e que estão proporcionando resultados eficazes, sem comparações. A abordagem é de forma genérica como, por exemplo, “já usei muitos produtos, mas vou falar dos que estou usando hoje”. DIVERSIFICAÇÃO DE MARCAS Fatores que influenciam: 1. A particularidade dos tipos de pele; 2. Hábitos de vida e poder aquisitivo; 3. Indicação de marcas diferenciadas pelos próprios dermatologistas.
  26. 26. Ana Cláudia Zandavalle Analista de Monitoramento e Métricas Pleno ana.zandavalle@gmail.com br.linkedin.com/in/anaczandavalle Bibliografia: Estudo #NightLife (Alla Ryabova; Júnior Siri; Aline Araújo). Mariana Oliveira e Priscila Muniz (materiais de cursos e slideshare). Social Figures (Estudos e pesquisas). Referências (ícones): br.freepik.com NounProject - Jo, Edgar Fonseca, Marwa Boukarim, Rashida Kheriwala, Arthur Shlain e M. Apoio: Ariadna Neves e Mariana Oliveira. Próximos passos: Comparativo com Google Trends; Estudar grupos do Facebook relacionados à acne.

×