Apresentação projeto salve óleo

1,422 views

Published on

Projeto Integrado Engenharia Ambiental 5o semestre

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,422
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
318
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação projeto salve óleo

  1. 1. Salve Óleo: Reciclando o óleo de cozinha usadoProjeto Integrado V - Engenharia Ambiental e Sanitária
  2. 2. ... Exagero???
  3. 3. O descarte incorretocausa isso e muito mais!
  4. 4. Poluição de Rios e córregos....Porque a água e o óleo não se misturam?-Não se misturam pois possuem polaridades diferentes e não porcausa de sua densidade!!!!Polar dissolve com polar,e apolar com apolar.E como água é polar e óleo é apolar,os dois não se dissolvemformando uma mistura heterogênea de duas fases.A densidade só vai influenciar quem vai ficar em cima,ouseja,quem vai "boiar" em quem
  5. 5. Desastre!!!Risco Ambiental!!!Negligência
  6. 6. E agora?Falta de informação!
  7. 7. Gordura solidificada em galeria deesgoto em MoemaSão Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2010“Nesse projeto, os prédios recolhem osrestos da fritura nos apartamentos eentregam o material para reciclagem.Segundo a Sabesp, os pedidos paradesobstrução de dutos caíram de 727para 539.Além disso, sem tanta gordura descendopelos ralos, a tubulação de esgoto dopróprio prédio fica mais limpa.O custo geral de um condomínio comserviços de desentupimento chega a cair50%, estimam as organizações quecoletam o óleo.”
  8. 8. Devido a falta de informação dapopulação o óleo de cozinha é descartadoincorretamente.
  9. 9. Descarte incorreto acarreta:• entupimento dos canos eencarecimento dos processosdas estações de tratamento•polui o meio aquático• Contribui também noaumento de área dos aterrossanitários.1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água.
  10. 10. Segundo a Associação Brasileira dasIndústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE,2011) e projeções do agronegóciobrasileiro feitas pelo Ministério daAgricultura estima-se uma produção deóleo de cozinha em 2012 de 7.162 miltoneladas (BRASIL, 2011). Mas no Brasilapenas 2,5% é reprocessado e reinseridona cadeia produtiva.
  11. 11. óleo de cozinha usado = matéria primaseus subprodutos podem ser: biodiesel,tintas, óleos para engrenagens, sabão,detergentes, entre outros.
  12. 12. as tecnologias mais utilizadas parareciclagem de óleo vegetal usado emfrituras são: a saponificação, a produçãode biodiesel e a constituição de raçãoanimal.
  13. 13. O Projeto:
  14. 14. Objetivo inicial:arrecadar uma média de 25 litros de óleode cozinha usado para transformá-lo emsabão.Principal objetivo: conscientizar apopulação do dano que ele pode causartendo o destino incorreto; em prol do meioambiente e, principalmente na nãopoluição das nossas águas. (Baseado naeducação ambiental, Lei. n° 9.795/99).
  15. 15. Fora feito um questionário, à atividadeprática do projeto. Contendo oito perguntasobjetivas, com objetivo de obterinformações em relação ao nível deconscientização dos alunos e dapopulação, para que posteriormente fossefeito um levantamento de dadosestatísticos.
  16. 16. Este é oquestionárioaplicado.
  17. 17. Resultados da aplicação do questionário:A fim de avaliar o conhecimento da população sobre osmalefícios do descarte inadequado do óleo de cozinha, foraaplicado um questionário onde obtemos os seguintes dados.•A faixa etária dos entrevistados foi de 7% menores de 15 anos,72% entre 15 a 30 anos, e 22% com mais de 30 anos;•O sexo feminino corresponde a 67% e o masculino 33%.•Grau de escolaridade, 50% possui ou esta cursando algumcurso de nível superior, 4% pós- graduação, 36% o segundograu e 11% o primeiro grau.
  18. 18. A maioria dos entrevistados informou estar ciente de que o óleo ao entrar emcontato com o meio ambiente polui as águas e contamina o meio, causando amorte dos seres vivos do ecossistema, alem de causar o entupimento dastubulações. A contaminação do solo também foi citada. No entanto, umapequena porcentagem não sabe as consequências causadas pelo manejoinadequado do óleo de cozinha usado.
  19. 19. Outros: reciclagem, vaso sanitário, caixa degordura e doação.
  20. 20. Experimento:Escolhida uma receita de sabão, testada amesma não apresentou reação alérgica e teveuma eficiência em seu uso.Portanto a receita:2 litros de água;4 litros de óleo de cozinha usado;½ copo de sabão em pó;1 kg de soda cáustica.
  21. 21. Qual o processo de saponificação epolaridade do sabão?Sabão = óleos ou gorduras + NaOH ou KOH• é um produto tenso ativo.•se dá devido a ligação química de um éster +uma base, gerando um sal + álcool, ou seja,formação do sabão desejado.
  22. 22. Entendendo melhor a polaridade do sabão, eseu tenso ativo:
  23. 23. Processo de confecção do sabão
  24. 24. ProlPrograma de Reciclagem de óleo da SabespA Sabesp, desde 2007, engajou-se em projetosalternativos para reciclagem e aproveitamento do óleode cozinha. Na época foi firmada parceria com aSociedade de Amigos de Bairro Cerqueira César(SAMOORC) e a ONG Trevo para uma campanhapioneira de coleta de óleo de fritura na região.Os resultados foram monitorados e serviram demodelo para a ampliação do projeto às outras regiões.Dos 1600 condomínios, 1500 aderiram à causa. Nestaregião, há 11,5 mil ligações de água e uma populaçãode 139 mil pessoas. O projeto foi estendido a outrasregiões como Osasco, Registro, Itapetininga, Lins,Jales, Presidente Prudente e Pindamonhangaba.Algumas agências da Sabesp também estãopreparadas para receber o óleo de fritura.
  25. 25. Principais Pontos de Coleta em São PauloONG Trevowww.trevo.org.brBiobráswww.biobras.org.brInstituto Lótuswww.oleodafraternidade.org.brInstituto Triângulowww.triangulo.org.brASSISBRAC (Assistência Social de Resgate e Amparo à Criança)www.assisbrac.org.brRETIÓLEO (empresa que recolhe gratuitamente para a fabricação de Massa de Vidro)www.retioleo.com.br/Redes de Hipermercado Pão de Açúcar: (O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizarpontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado)nas suas lojas.)http://www.grupopaodeacucar.com.br
  26. 26. “Todos têm direito ao meio ambienteecologicamente equilibrado, bem de usocomum do povo e essencial à sadia qualidadede vida, impondo-se ao poder público e àcoletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”(Constituição da República Federativado Brasil, 1988. Artigo 225 )
  27. 27. Projeto Integrado V - Engenharia Ambiental e SanitáriaObrigado!www.osambientais.blogspot.comsalveoleo@gmail.com

×