Uso de novas tecnologias em sala de aula

4,818 views

Published on

Palestra proferida por Amanda Tolomelli em parceria com a Editora FTD nas seguintes cidades: Cambuí, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Gov. Valadares, Ipatinga e Montes Claros

Published in: Education
  • Be the first to comment

Uso de novas tecnologias em sala de aula

  1. 1. O uso de novas tecnologias em sala de aula Público: Educadores de 6º ao 9º anos Palestrante: Amanda Tolomelli
  2. 2. Porque eu precisousar novas tecnologias com meus alunos?
  3. 3. Mais de 50% da população mundial tem menos de 30anos... isso significa que eles estão acostumados adesde sempre usar tecnologias em suas vidas......no banco, no médico, no restaurante, no lazer, eporque não, na escola?
  4. 4. Essa geração é chamada de Geração Y, sabem o porquêdeste nome?
  5. 5. Podemos ignorar a existência da tecnologia dentro da escola? Proibir o uso de equipamentos que acesse ainternet? Fingir que eles não fazem parte da vida dos nossos alunos? NÃO! Mas, para não ignorar tal existência é preciso que algumas mudanças sejam feitas… Vocês estão dispostos a deixar o lugar que ocupam hoje e ocupar o lugar de orientadores do ensino? Informações importantes!!!
  6. 6. Algumas questões para o professor refletir...
  7. 7. O projeto político-pedagógico (PPP) de sua escola prevê o uso de tecnologias?
  8. 8. Você utiliza o computadorpara preparar suas aulas, realizar pesquisas edesenvolver as atividadesque serão realizadas pelos alunos?
  9. 9. Ao planejar o trabalhovoltado ao ensino de umconteúdo específico, você pesquisa quais recursos (digitais ou não) podem colaborar com as aulas sobre esse tema?
  10. 10. Você utiliza a internet para se comunicar com outros professores, para divulgar os seus trabalhos e para buscar ideias e materiaisque possam aprimorar suas aulas?
  11. 11. Você conhece os hábitosdos seus alunos em relação ao uso da tecnologia e procura municiá-los de sugestões para que eles aproveitem os momentos online para aprenderem e se desenvolverem?
  12. 12. Você está sempre atento àsoportunidades de formação sobre o uso da tecnologia na Educação, sejam elas dentro da sua própria escola ou em outras instituições?
  13. 13. O que se deve fazer antes de uma aula que utilizeequipamentos e recursos tecnológicos?
  14. 14. Hoje a tecnologia tem sido usada para fazer as mesmas coisas que fazíamos antes... nada menos atrativo do quesimplesmente decorar a tabuada com a ajuda do computador! Isso faz sentido?
  15. 15. Conheça 15 repositórios de objetosde aprendizagem
  16. 16. O que sãorepositórios?
  17. 17. O que são Objetosde Aprendizagem?
  18. 18. Portal do Professor
  19. 19. Portal do Professor Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.brDescrição: Lançado em 2008, tem como objetivoapoiar os processos de formação dos professoresbrasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica.Este é um espaço público e pode ser acessado portodos os interessados.
  20. 20. Banco Internacional de Objetos Educacionais
  21. 21. Banco Internacional de Objetos Educacionais Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/Descrição: Repositório de objetos educacionaisde acesso público, em vários formatos e paratodos os níveis de ensino. Acesse os objetosisoladamente ou em coleções.Atualmente o Banco possui 18.334 objetospublicados, 1.226 sendo avaliados ouaguardando autorização dos autores para apublicação e um total de 3.856.096 visitasde 176 países.
  22. 22. TV Escola
  23. 23. TV Escola Link: http://tvescola.mec.gov.br/ Descrição: É a televisão pública do Ministério daEducação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. A TV Escola não é um canal dedivulgação de políticas públicas da educação. Ela é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. Para todos que não são professores, a TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a educação ou simplesmente quer aprender.
  24. 24. Domínio Público
  25. 25. Domínio Público Link: http://www.dominiopublico.gov.br/ Descrição: Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou quetenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
  26. 26. Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED)
  27. 27. Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED)Link: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php Descrição: Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado paradar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é"quebrar" o conteúdo educacional disciplinar empequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquermaterial eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, sejaessa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
  28. 28. Rede Interativa Virtual de Educação / Unifra
  29. 29. Rede Interativa Virtual de Educação / Unifra Link:http://sites.unifra.br/rived/RivedUnifra/tabid/410/lang uage/pt-BR/Default.aspxDescrição: Objetiva o desenvolvimento de conteúdos educacionais digitais para a Educação Básica e áreasdo conhecimento; apoio à capacitação de profissionaisda educação para a utilização e gestão dos conteúdos educacionais digitais e produção dos conteúdos educacionais digitais, para a Educação Básica, nas áreas deBiologia, Ciências, Filosofia, Física, Geografia, História,Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química.
  30. 30. LabVirt
  31. 31. LabVirt - Química
  32. 32. LabVirt - Física
  33. 33. LabVirt Link: http://www.labvirt.fe.usp.br/ Descrição: Nele você vai encontrar simulações feitas pela equipe do LabVirt apartir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links parasimulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos na seção "projetos educacionais" e respostas deespecialistas para questões enviadas através do site.
  34. 34. Conexão Linguagem
  35. 35. Conexão Linguagem Link: http://sistemas.ft.unicamp.br/mec/Descrição: Nosso assunto aqui é Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa. Estamos apresentando diversos produtos sobre essa língua falada por muitas pessoas em muitos lugares e há muito tempo. Para conhecer e pensar mais sobre esse assunto,vocês podem assistir vídeos, ouvir programas de áudioe também jogar. Materiais disponíveis para professores e alunos.
  36. 36. ELO
  37. 37. ELO Link:http://www.leffa.pro.br/elo/repositorio/titulo s.html Descrição: É um sistema que permite a criação e disponibilização de atividades de ensino de língua portuguesa e línguas estrangeiras.
  38. 38. Matemática Multimídia
  39. 39. Matemática Multimídia Link: http://www.m3.mat.br/ Descrição: é uma coleção de recursos educacionais multimídia e digitais desenvolvidos pela Unicamp comfinanciamento do FNDE, MEC, entre outros, para o Ensino da Matemática. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, áudios, softwares e experimentos que ficarão disponíveisgratuitamente para todos que quiserem usar.
  40. 40. Micro & gene
  41. 41. Micro & gene Link:http://www.ib.usp.br/microgene/index.php?pagina =atividades Descrição: Desenvolver, produzir, divulgar e disponibilizar materiais didáticos facilitadores da aprendizagem com significado, das áreas de microbiologia, genética e evolução.
  42. 42. Banco de Recursos Didáticos SENAI
  43. 43. Banco de Recursos Didáticos SENAI Link: http://rd.sc.senai.br/Descrição: O SENAI Didática tem entre outros, alguns objetivos: - Fomentar o uso de novas tecnologias para a produção de objetos educacionais;- Estimular a produção de recursos didáticos de qualidade, por meio da capacitação do corpo técnico e docente do SENAI; - Promover o compartilhamento de materiais didáticos de qualidade entre os DepartamentosRegionais, por meio do BRD - Banco de Recursos Didáticos;
  44. 44. NutedNúcleo de tecnologia digital aplicada à educação
  45. 45. Nuted Núcleo de tecnologia digital aplicada à educação Link: http://www.nuted.ufrgs.br/ Descrição: O NUTED trabalha com o desenvolvimento e a utilização das tecnologias digitais aplicadas à educação, integrando a pesquisa feita por um grupointerdisciplinar de professores e alunos do Ensino Superior (equipe educacional, de programação e webdesign).
  46. 46. WebEduc
  47. 47. WebEduc Link: http://webeduc.mec.gov.br/Descrição: Aqui você encontrará material depesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.
  48. 48. FTD Digital
  49. 49. FTD Digital Link: http://digital.ftd.com.br/ Descrição: Repositório de objetos de aprendizagem de todas as disciplinas do Fundamental I e II e Ensino Médio.Basta fazer o cadastro e o professor tem acesso aos objetos de aprendizagem!
  50. 50. 7 dicas para utilização da tecnologiaem sala de aula
  51. 51. 1º Investigar o potencial dos recursos digitais.Porque não conversar mais sobre isso com colegas, trocar experiências?
  52. 52. 2º Ao planejar suas aulas, reflita sobre quaisconteúdos podem funcionar bem com a tecnologia... a questão não é sair encaixando a tecnologia em toda e qualquer atividade. Mas, refletir qual tipo de recurso e como utilizar bem aquele recurso.
  53. 53. 3º Capacite-se! Você precisa conhecer os recursos mínimos dos computadores e da internet. Basicamente você precisa saber fazer pesquisa nainternet, ter um e-mail e trabalhar com editores de texto, tipo Word.
  54. 54. 4º Capacite-se mais!Escolhida a tecnologiaque você utilizará com seus alunos, você precisa conhecê-la. Caso seja um objeto de aprendizagem precisa saber o que acontecerá a cada ação do aluno, comomanipula-lo e quais os objetivos daquelautilização. Lembre-seque a tecnologia pela tecnologia não funciona!
  55. 55. 5º Faça cursos: Sempre, repito, sempre existem cursos online e presenciais gratuitos acontecendopor aí. Que tal formar uma rede de informações com seus colegas de profissão e não perder nenhum a partir de hoje?
  56. 56. 6º Aprenda pela tentativa e erro e pelo autodidatismo:Ambas as oportunidades de aprendizagem são importantes e requeremtreinamento. Treine seu cérebro! Busque tutoriais na internet, fuce em programas, objetos de aprendizagem e ambientes virtuais. Não fique esperando alguém te ensinar!
  57. 57. 7º Discuta e alerte os alunos sobre a segurança no uso da internet é de fundamental importância. Existem conteúdos perigosos e criminosos na internet, mas, como já vimos, existem conteúdos excelentes também. É tudo uma questão de escolha segura ou não.
  58. 58. Localizados os objetos que quero trabalhar,como faço para organizá-los e não ter que sempre pesquisá-los novamente?A montagem de um webfólio é uma opção para a organização dos materiais que utilizarei em sala de aula! Mas, você sabe o que é um webfólio???
  59. 59. Sugestões de Webfólios: -Webfólio colaborativo da disciplinaPortuguês (matemática, ciências, educação física, etc.) -Webfólio colaborativa da escola -Webfólio pessoal
  60. 60. Exemplos de Objetos deAprendizagem
  61. 61. Arquitetura Pedagógica da Ed. Infantilhttp://www.nuted.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2006/ap/index.html
  62. 62. Ciências – Pirâmide Alimentar http://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  63. 63. GeografiaChina: mudanças políticas do gigante asiático http://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  64. 64. História – Linha do tempo da Revolução Russa http://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  65. 65. Literatura – Autobiografiahttp://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  66. 66. Língua Portuguesa – Uso da crase http://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  67. 67. Inglêshttp://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  68. 68. Espanholhttp://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  69. 69. Matemática – Andando na Linha http://digital.ftd.com.br/logado/demonstracao.php
  70. 70. Artes – GOOGLE ART PROJECT Visita virtual aos principais museus do mundo.Que tal passear pelos museus e depois analisar e fazer relatórios? http://www.googleartproject.com/pt-br/
  71. 71. Artes – CASTHALIAJogo indicado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, promovendo um passeio pela História da Arte. Deparando-se com Van Gogh e Michelangelo! http://casthalia.com.br/
  72. 72. Educação FísicaDiscussão do sentido da solidariedade no esporte a partir das reflexões propostas pelo vídeo acima... http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18499
  73. 73. 10 dicas e 13 motivos para usar celular em sala de aula Apesar de ainda haver alguma resistência aqui ou ali, os governos de todo o mundo estão cada vez mais atentos sobre a necessidade de se colocar as tecnologias móveis, como celulares e tablets, a serviço da educação. http://porvir.org/porfazer/10-dicas-13-motivos-para-usar-celular-na- aula/20130225
  74. 74. SITE PORVIRO Porvir é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que produz e compartilha conteúdos livres sobre inovação em educação. http://porvir.org/
  75. 75. SITE CANAL DO ENSINO http://canaldoensino.com.br/blog/
  76. 76. Fontes Consultadas:Além de todos os repositóriosapresentados, consultei ainda:-Site PORVIR-Nova Escola-Revista Educação
  77. 77. “Muito se fala de INCLUSÃO DIGITAL, mas pouco se fala de EDUCAÇÃO DIGITAL!” (Martha Gabriel) Muito obrigada!!!
  78. 78. atolomellibrescia@gmail.com https://www.facebook.com/amandatolomelli https://twitter.com/amandatolomelli Apresentação na íntegra:http://www.slideshare.net/AmandaTolomelliBrescia/apresentao-para- publicao

×