O ciclo pdca em enfermagem

5,505 views

Published on

  • Be the first to comment

O ciclo pdca em enfermagem

  1. 1. O CICLO PDCA EM ENFERMAGEM: e o uso da ferramenta 5W2H UNIME – Faculdade De Ciências Agrárias e da Saúde Turma – Enfermagem Noturno – 9º semestre Talita Feitosa LAURO DE FREITAS 2014.2
  2. 2. Introdução  Introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou;  tem por principio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão;  é aplicado principalmente nas normas de sistema de gestão.
  3. 3. O que é o PDCA?  É um método gerencial utilizado para controlar o processo, com as fases básicas de planejar (PLAN), executar (DO), verificar (CHECK) e agir (ACT).
  4. 4. A importância do ciclo PDCA no controle dos processos:  94% de todos os problemas administrativos devem-se a causas comuns que podem ser atribuídas a processos, aos métodos;  6% podem ser atribuídas aos operários;  65% a 80% dos problemas que afetam uma empresa são de responsabilidade da gerência.
  5. 5.  Para a elaboração do ciclo PDCA, é recomendado a utilização de Ferramentas da Qualidade!!!!
  6. 6. Mas, o que são Ferramentas da Qualidade
  7. 7. Ferramenta 5W2H  Importante ferramenta para identificar e delimitar os itens que devem constar em um bom Plano de Ação.
  8. 8. Construindo o Ciclo PDCA
  9. 9. Fluxograma Diagrama de Pareto Gráfico de Controle
  10. 10. Conclusão  Devemos garantir que os resultados sejam compartilhados com todos os envolvidos. Deve-se realizar o acompanhamento do processo implementado.  O resultado nem sempre será positivo, o que significa que Ciclo PDCA deverá ser reiniciado.
  11. 11. Referências:  ORIBE, C. Y.; PDCA: origem, conceitos e variantes dessa ideia de 70 anos. Qualypro. abril. 2009. Disponível em: < http://www.qualypro.com.br />. Acesso em: 19 agost. 2014.  CACHORROSKI, A. C.; GASPAR, A. C. M.; SILVA JUNIOR, A. J.; Utilização do pdca como ferramena de trabalho do Enfermeiro. 16º SENPE. Campo Grande. Junho. 2011. Disponível em: <http://www.abeneventos.com.br/16senpe>. Acesso em: 19 agost. 2014.

×