Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
1
2
Neto, Alvaro de Paula Cavalcanti de Albuquerque.
Como criar um currículo de sucesso / Alvaro de Paula Cavalcanti de
Albu...
3
Sumário
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N T I ...
4
Dicas vitais
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N...
5
Informações pessoais
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A...
6
Cargo almejado
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A...
7
Experiência
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N ...
8
Formação
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N T I...
9
Idiomas
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N T I ...
10
Cursos e certificações
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A ...
11
Resumo
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A L C A N T I ...
12
Pretensão salarial
C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O
D E P A U L A C A V A ...
13
Nome completo
E-mail:
Telefone: (00) 0000-0000 - Celular: (00) 00000-0000
Endereço:
Bairro: - Cidade: CEP: 00000-000
Pr...
14
Idiomas
Inglês: Leitura - avançada, escrita - avançada, compreensão - avançada.
Formação
Instituição:
Grau do curso: Gr...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Como criar um currículo de sucesso!

61 views

Published on

Preencha o formulário e baixe esse eBook grátis e aumente suas chances de conseguir aquela vaga tão almejada!

Published in: Career
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como criar um currículo de sucesso!

  1. 1. 1
  2. 2. 2 Neto, Alvaro de Paula Cavalcanti de Albuquerque. Como criar um currículo de sucesso / Alvaro de Paula Cavalcanti de Albuquerque Neto. -- Curitiba, 2016. e-Book com dicas de como criar um currículo de sucesso.
  3. 3. 3 Sumário C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Dicas vitais .......................................... 4 Informações pessoais .................................. 5 Cargo almejado ........................................ 6 Experiência ........................................... 7 Formação .............................................. 8 Idiomas ............................................... 9 Cursos e certificações ................................ 10 Resumo ................................................ 11 Pretensão salarial .................................... 12
  4. 4. 4 Dicas vitais C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Muito cuidado na hora de redigir seu currículo, pois ele será a primeira impressão que estará passando para os recruta- dores, portanto mantenha uma escrita formal, ou seja, nada de gírias e abreviações. Atenção redobrada quanto ao uso correto do português, pois erros or- tográficos e de concordância servirão de critério eliminatório, sendo assim, faça uma boa revisão assim que terminar de editar o mesmo. Tente manter seu currículo o mais objetivo possível, quando for fazer uso de marcadores e numeradores de tópicos cuide para não pecar no ace- so de adornos, lembre-se, o foco principal desse documento é atrair a aten- ção para sua experiência profissional e não sua habilidade em ferramentas de edição de texto. Também devemos tomar cuidado no uso excessivo de letra maiúscu- la, ela só deve ser usada para iniciar frases, nomes próprios e citar siglas. Dica: sempre releia seu currículo ao menos duas vezes após concluí- lo, isso com certeza ira reduzir muito os possíveis erros.
  5. 5. 5 Informações pessoais C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Informar seus dados pessoais como: nome, telefone, e-mail, ende- reço. Não é conveniente declarar em seu currículo dados como RG, CPF e similares. Informações como estado civil, número de filhos e idade, podem ser um complicador no momento da triagem, pois a vaga pode ter um per- fil diferente do seu, mas caso deixe essa informação para ser descoberta somente em sua entrevista, sua desenvoltura poderá reverter esse quadro. Com relação a e-mail e telefone, cuidado! Certifique-se que os mes- mos ainda estão ativos. Tenha o habito de verificar diariamente seus e- mails e ligações. Caso tenha mais de um telefone, como por exemplo um para contato, informe, pois quanto mais facilitar a vida do recrutador, mais fácil será o primeiro contato. Dica: informações que não são necessárias para definir seu perfil e experiência, não tem que estar em seu currículo.
  6. 6. 6 Cargo almejado C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Em um primeiro momento parece fácil a tarefa de criar um títu- lo para o cargo pretendido, mas vale lembrar que não é bem visto escolher um cargo que não seja condizente a sua experiência (esse acaba sendo um erro clássico). Muitas vezes queremos alcançar novos desafios mas, temos que lembrar que não podemos ir além de nossas limitações, os recrutado- res estão atentos a isso, irão confrontar sua experiência com o cargo pre- tendido. No caso de profissionais que já tenham uma boa bagagem, e tenham experiência em diversos cargos, nesse caso o ideal é preparar um currículo para cada cargo e enviar o mais adequado a vaga pretendida, isso mostra que você está atento a vaga divulgada. Lembre-se que tudo está sendo avaliado e seu currículo é o seu cartão de visita, portando seja honesto e assertivo quanto as informações inseri- das no mesmo e deixe clara a função que deseja ocupar na organização. Dica: nunca faça um título de cargo pretendido genérico ou coringa, tente ser o mais preciso possível com suas habilidades e experiência adquirida.
  7. 7. 7 Experiência C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Muito cuidado com essa parte de seu currículo, pois é fácil errar nos exageros e experiências que não necessariamente foram vividas por você̂ . Lembre-se, seus entrevistadores estarão muito bem preparados para o pro- cesso seletivo e, são eles que estão recrutando, portanto, não pressuponha que não conhecem o que estão procurando. O mercado de trabalho está cheio de profissionais “fakes” e os recrutadores estão bem afiados para não cair na armadilha de um falso currículo. Citar as experiências em ordem cronológica inversa é o padrão exigido pe- lo mercado. No caso de ter atingido promoções ao longo de sua carreira, aqui é o lugar certo para sinalizar essa conquista. Para descrever as atividades exercidas em sua jornada não utilize texto corrido, pois torna a leitura de seu currículo cansativa. Uma boa maneira de atrair a atenção de forma positiva para seu currículo é distribuí-la em tópicos. Inicie as frases com: Experiência, Responsável, Vivencia, Geren- ciou, Coordenou, Liderou, Participou, Contribuiu, etc., procure por sinôni- mos para tornar a leitura mais agradável e aproveitar nesse momento e mostrar seu domínio na escrita. Destaque resultados obtidos em sua função, exemplificando com números ou percentuais, desde que os mesmos não sejam sigilosos. Dica: sempre escreva seu currículo em terceira pessoa.
  8. 8. 8 Formação C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Na possibilidade de ter iniciado mais de uma graduação e não ter concluído nem uma delas, não informe todas, inclua so- mente a última. Esse tipo de situação pode gerar desconfiança, que você̂ não termina o que começa. Se tiver concluído mais de uma graduação: sendo elas complementares, ótimo! Informe isso. Mas caso não tenham correlação informe somente uma, preferencialmente a que tenha algo para contribuir à vaga. Caso seja formado em um curso que não tenha ligação com sua área de atuação, esse seja sua única formação superior, informe mesmo assim, pois é importante comprovar seu grau de instrução. Informe em seu currículo o nome da instituição e a sigla da mesma, com o ano de conclusão, ou previsão no caso de curso em andamento. Para quem não está cursando nenhum curso superior, informar o nome da instituição e ano de conclusão do ensino médio. Iniciar sempre com: ensino médio, graduação, pós, MBA, Especialização, etc. Dica: nunca invente um curso, pois os certificados e diplomas serão cobrados na sua admissão, isso poderá invalidar a mesma.
  9. 9. 9 Idiomas C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Omais importante no momento de incluir seus conhecimentos em outros idiomas é ser bem claro quanto ao seu domínio do mesmo. É muito comum hoje em dia os recrutadores realizarem parte da en- trevista nos idiomas assinalados por você em seu currículo, ou até mesmo provas de proficiência. Tente adotar um padrão similar a esse: Inglês: leitura avançada, escrita avançada, conversão básica.
  10. 10. 10 Cursos e certificações C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Informar somente os cursos que tenham relação com a vaga pre- tendida, incluindo nome do curso e da instituição. No caso de certificações profissionais, informar o nome e sigla da certificação e instituição. Aqui também é onde poderá incluir seus conhecimentos específicos em processos, tecnologias, ferramentas, etc.
  11. 11. 11 Resumo C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Essa parte de seu currículo servira de filtro de pré-seleção dos recrutadores. É muito importante que o mesmo reflita sua tra- jetória de forma resumida, mas, completa. Uma boa forma de redigir o mesmo é: Iniciar com o cargo pretendido. Sua formação. Seus conhecimentos e experiências. Exemplo: Auxiliar administrativo. Graduado em Administração. Com forte vivência em...
  12. 12. 12 Pretensão salarial C O M O C R I A R U M C U R R Í C U L O D E S U C E S S O , P O R A L V A R O D E P A U L A C A V A L C A N T I D E A L B U Q U E R Q U E N E T O Lembrar que a pretensão salarial é um reflexo de sua experiên- cia. Não adianta incluir um salario de sênior se tem pouca ex- periência, ou, um salario baixo e ter muita experiência. Os recrutadores irão se atentar a esses detalhes. Busque na internet quanto o mercado está pagando para a sua função em sua região, pedir um valor adequado mostra, acima de tudo, conhecimento de sua posição.
  13. 13. 13 Nome completo E-mail: Telefone: (00) 0000-0000 - Celular: (00) 00000-0000 Endereço: Bairro: - Cidade: CEP: 00000-000 Pretensão salarial A partir de R$ 0.000,00 Cargo de interesse Gerente administrativo Resumo do currículo Gerente administrativo. Formado em Administração de empresas com MBA em gestão de pessoas... Experiência profissional Empresa - mm/aaaa até mmm/aaaa Cargo: Salário: - Responsável por... - Implantou... Empresa - mm/aaaa até mmm/aaaa Cargo: Salário: - Responsável por...
  14. 14. 14 Idiomas Inglês: Leitura - avançada, escrita - avançada, compreensão - avançada. Formação Instituição: Grau do curso: Graduação Curso: Ano atual: Cursos e certificações CERTIFICAÇÕES - Certificação 1 CURSOS - Curso 1 CONHECIMENTOS TÉCNICOS - Conhecimento 1

×