Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA
Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre
Português e Matemática.
IMPERATRIZ – MA
2016
1. IDENTIFICAÇÃO
 Local: Escola Municipal Santa Maria
 Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Mate...
 Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais.
 Localizar, no verbete de dicionári...
 Identificar e relacionar no seu dia-a-dia situações-problema envolvendo a matemática.
 Pesquisa de textos que reforçam ...
 Recorte e colagem.
 Palavras cruzadas, charadas e caça palavras.
 Atividades práticas (jogos, músicas, brincadeiras, d...
8. RECURSOS DIDÁTICOS:
 Materiais
 Livros paradidáticos
 Caixinha de leitura
 Jogo da memória.
 Tabuleiro para os jog...
11. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá no decorrer de todo o projeto. Será contínua e processual, através do
diálogo diário, d...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Matemática.

14,319 views

Published on

O projeto oferece atividades na área da Matemática que visam desenvolver o raciocínio lógico acerca da resolução de problemas matemáticos, instigando o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades de raciocínio. Na área de Língua Portuguesa propõe atividades diferenciadas que tendem a prática de leitura e produção de textos, favorecendo o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao domínio da linguagem oral e escrita.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Matemática.

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Matemática. IMPERATRIZ – MA 2016
  2. 2. 1. IDENTIFICAÇÃO  Local: Escola Municipal Santa Maria  Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Matemática.  Tempo de execução: 04 meses  Turma: 5º ano Turma: “B” Turno: vespertino  Professoras: Mary Alvarenga e Cristiane Dutra  Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Matemática 2. JUSTIFICATIVA Visto que a grande maioria dos alunos do 5º ano “B” da Escola Municipal Santa Maria, apresentam dificuldades na leitura, escrita, interpretação de texto e aprendizagem da Matemática julgamos necessário a elaboração do Projeto interdisciplinar: Traçando saberes entre Português e Matemática, cuja finalidade é desenvolver capacidades de ler, interpretar, produzir textos, calcular, analisar, criar e resolver problemas. Espera-se com esse trabalho amenizar os problemas, favorecendo uma aprendizagem significativa. O projeto oferece atividades na área da Matemática que visam desenvolver o raciocínio lógico acerca da resolução de problemas matemáticos, instigando o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades de raciocínio. Na área de Língua Portuguesa propõe atividades diferenciadas que tendem a prática de leitura e produção de textos, favorecendo o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao domínio da linguagem oral e escrita. 3. PROBLEMA Partindo da observação realizada, percebeu-se a dificuldade de um percentual considerável de alunos com dificuldades de ler, interpretar, escrever e compreender as quatro operações, os quais são requisitos fundamentais exigidos de um aluno que se encontra nessa série. 4. OBJETIVO GERAL Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, e praticidade em todas as áreas, especificamente em matemática e português, estimulando para uma aprendizagem segura sendo o aluno, capaz de construir caminhos que facilite a resolução das mais diversas situações-problema na sua vida. 5. OBJETIVOS ESPECIFICOS  Português  Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno  Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas.  Abordar os diferentes tipos de gêneros textuais utilizando-os no cotidiano.  Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.  Auxiliar o aluno no processo de sua constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
  3. 3.  Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais.  Localizar, no verbete de dicionário, o sentido com que determinada palavra foi utilizada no texto.  Elaborar um poema.  Ler história em quadrinhos.  Ler matéria de informação de revista e localizar título, autoria, portador e data de publicação do texto.  Reescrever trechos substituindo palavras por outras de sentido semelhante.  Reunir-se em grupo para realizar a leitura do cordel.  Escrever ortograficamente correto.  Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto  Desenvolver a oralidade  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.  Identificar o tema e distinguir um fato da opinião  Matemática  Incentivar o aprendizado através da interação dos alunos e estabelecer melhor desenvolvimento do conteúdo, além de estimular o cálculo mental, proporcionar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos desenvolvam suas próprias estratégias nas resoluções de problemas.  Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.  Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.  Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais pela compreensão das características do sistemas de numeração decimal.  Resolver situações-problemas que envolvam medidas de capacidade.  Reconhecer que o processo de medir implica a escolha de uma unidade de medida padrão.  Desenvolver a confiança na própria capacidade do aluno na elaboração de estratégias pessoais.  Possibilitar situações de ensino-aprendizagem que desenvolvam segurança e autoestima.  Ampliar as habilidades e a capacidade dos alunos tanto na matemática como em Português.  Estimular a leitura, interpretação de textos e problemas matemáticos.  Possibilitar a aquisição das habilidades e competências essenciais à construção do processo de leitura, escrita e conhecimento lógico-matemático.  Despertar o raciocínio lógico através de jogos didáticos.
  4. 4.  Identificar e relacionar no seu dia-a-dia situações-problema envolvendo a matemática.  Pesquisa de textos que reforçam a leitura e interpretação de forma clara e objetiva de tabelas, gráficos e mais diversas situações.  Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos.  Interpretar gráficos e tabelas.  Dominar as quatro operações matemática.  Despertar o raciocínio lógico através do jogo de xadrez e de dama.  Melhorar o desempenho e a participação dos alunos em sala 6. CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS  Língua Portuguesa  Leitura, escrita e interpretação de texto.  Produção textual.  Ortografia  Artigo.  Substantivo.  Pronome.  Fábula.  Paródia.  Cordel.  Poesia.  Música.  Trava Línguas.  Matemática  Leitura e escrita de números naturais.  Sistema monetário brasileiro  Cálculos com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações- problemas.  Resolução de situações problema envolvendo números nas formas fracionárias.  Medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade.  Área e perímetro  Leitura de gráficos e tabelas interpretando situações. 7. METODOLOGIA Para desenvolvermos esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem, várias ações serão desenvolvidas:  Português  Interpretação oral.  Declamações de poesias.  Reescrita de histórias.  Advinhas e parlendas.  Confecção de mini livros.
  5. 5.  Recorte e colagem.  Palavras cruzadas, charadas e caça palavras.  Atividades práticas (jogos, músicas, brincadeiras, dramatização, etc)  Leitura e produções de textos  Leitura de livros paradidática  Empréstimo de livros da biblioteca  Propaganda da leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas)  Teatro de fantoches, leitura dramatizada, jornal falado, leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno)  Hora do conto, hora da lenda, hora da fábula, momento da poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras).  Montagem e apresentação de peças teatrais a partir de leituras realizadas.  Rodas de leituras  Escrita e revisão de textos para publicações de livrinhos produzidos pelos alunos  Atividades de leitura com quebra cabeça, caça palavras, palavras cruzadas e charadas  Exposição oral e escrita das leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária  Matemática  Utilizando estratégias que mobilizem e desenvolvam entre outras coisas, competências cognitivas básicas, como argumentação, expressão de ideias matemáticas, organização, compreensão, análise, síntese e memorização.  Trabalho de grupo (um monitor por grupo)  Aulas expositivas e dialogadas, propiciando discussões, debates e maior participação dos alunos.  Aulas expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao cotidiano.  Explicação oral e escrita, exemplos, atividades, resolução de problemas (levando em consideração o cotidiano dos alunos)  Aulas práticas com uso de materiais concretos tais como: ábaco, material dourado, régua, cédulas, fita métrica, embalagens de produtos, relógio, litro, calculadora, balança ...  Realização de gincana para oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.  Relacionar a aplicação prática de uma fração, interpretar situações problemas relacionadas a fração e identifica-las no dia a dia.  Dinâmicas com jogos (bingo, dominó, caça palavras, cruzadinha, labirinto da tabuada, trilha da tabuada).  Atividades com desafios matemáticos  Construção de tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática.  Leitura, compreensão e resolução de problemas.  Realização cálculos concretos, a partir da simulação de compra e venda;  Construção de gráficos e tabelas
  6. 6. 8. RECURSOS DIDÁTICOS:  Materiais  Livros paradidáticos  Caixinha de leitura  Jogo da memória.  Tabuleiro para os jogos dos sons.  Livros, jornais, revistas, gibis, receitas, fantoches...  Tabuleiro de xadrez.  Jogos didáticos (dama, bingo, dominó, baralho, palavras cruzadas, quebra-cabeças...)  Cartazes, textos xerocopiados.  Material impresso  Mídias (computador, internet, celular, tablete, data show, aparelho de som ...)  Disco de frações confeccionado pelos alunos.  Uso de barras de chocolate ou bolo (para problematizar as situações da divisão do inteiro em partes iguais entre os colegas).  Quadro, pincel, papel chamex, cadernos, lápis, régua, tabuada...  Humanos  Corpo docente  Corpo discente  Corpo administrativo. 9. FECHAMENTO Exposição das atividades produzidas pelos alunos. 10. CRONOGRAMA FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO Tema X Levantamento bibliográfico X Digitação e correção X Execução do projeto X X X Culminância X
  7. 7. 11. AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá no decorrer de todo o projeto. Será contínua e processual, através do diálogo diário, dos debates promovidos e dos registros de atividades vivenciadas ao longo das atividades. O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a competência dos alunos em relação à temática, bem como a capacidade de mudança de comportamento mediante o conhecimento adquirido. 12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Diretrizes Curriculares / Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, SEDUC, 3 ed. São Luís. SOUZA, Cassia Garcia de Souza e MAZZIO, Lúcia Perez. De olho no futuro: língua portuguesa: 5º ano ensino fundamental / São Paulo: Quinteto Editorial, 2008 (Coleção de olho no futuro). WANDERSON, Maria Otilia Leite. Pequenos exploradores : língua portuguesa : 5º ano : ensino fundamental, anos iniciais / Maria Otilia Leite Wanderson, Lucia Helena Ribeiro Cipriano. – Curitiba : Positivo, 2014. CENTURIÓN, Marília Ramos, SCALA, Junia La e Rodrigues, Arnaldo Bento. Porta aberta: Matemática, 5º ano. Editora FTD. Giovanni Júnior, José Ruy. A conquista da matemática, 5º ano/ José Ruy Giovanni Júnior 1. ed. - São Paulo: FTD, 2011. MUNHOZ, Aída Ferreira da Silva (Aída Ferreira da Silva) Fazer, compreender e criar em matemática: 5º ano: ensino fundamental / Aída Ferreira Munhoz Helenalda Nazareth, Marilia Toledo. - 4. ed. –São Paulo IBEP, 2011. ALVARENGA, Mary. Desenvolvendo a habilidade de ler e escrever através das fábulas. Portal do professor. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31240> Acesso em 17 de fevereiro de 2016.

×