Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cruzadinha - A Grécia Antiga

19,254 views

Published on

Cruzadinha - A Grécia Antiga

Published in: Education
  • Be the first to comment

Cruzadinha - A Grécia Antiga

  1. 1. Centro de Ensino Urbano Rocha Professora: Mary Alvarenga  Leia atentamente as informações sobre a Grécia Antiga e depois complete a cruzadinha. 1. Civilização que se estabeleceu na ilha de Creta entre os séculos XX a.C. e XIV a.C., colaborou decisivamente para a constituição da civilização grega principalmente por sua influência no comércio marítimo mediterrâneo. Cretenses 2. Foi um importante centro de comércio para as ilhas do mar Egeu e o Egito. Creta 3. Povos que se fixaram a partir de 2.000 a.C. ao Sul da península Balcânica, na península do Peloponeso. Aqueus, jônios e eólios. 4. Povos que invadiram Creta por volta 1.400 a.C. e destruíram a civilização cretense. Aqueus 5. Desenvolveram o primeiro tipo de escrita grega que pôde ser decifrado, o Linear B. micênicos 6. Palavra grega que significa família, clã, grupo. Genos 7. Legislador que proibiu a escravidão por dívidas criou a assembleia popular e o conselho dos 400. Sólon 8. Deveriam cultivar a terra e produzir para os cidadãos livres espartanos, que só se ocupavam da política e da guerra. Hilotas 9. Homens livres sem direitos políticos, que se dedicavam ao comércio ou ao cultivo das terras para sustento próprio. Periecos 10. Governo em que o poder é exercido por dois soberanos. Diarquia 11. Foram confrontos entre gregos e persas, liderados por Dario I, que pretendia dominar toda Grécia. Guerras Médicas. 12. Conflito entre atenienses e espartanos da qual Esparta saiu vencedora. . Guerra do Peloponeso 13. Principal evento de ligação cultural e religiosa da Grécia Antiga, criados em 776 a.C. sob forma de festival para reverenciar os deuses do Olimpo. Jogos Olímpicos 14. É um dos mais valiosos patrimônios deixados pela sociedade grega. Filosofia 15. Pensador (427 a.C. 347 a.C.) desenvolveu uma doutrina filosófica idealista, negando que o conhecimento do mundo estivesse fundado nas aparências e sensações. Platão 16. Foi condenado pela sociedade ateniense por ser considerado má influência aos jovens. Sócrates 17. Nome dado às cidades-estado gregas. Polis
  2. 2. Complete a cruzadinha 3 A Q 10 D I A R Q U I A 4 U 2 A E 6 C Q U G R U 16 S O C R A T E S 1 C R E T E N S E S J N T U 8 9 O O A S 12 H P N 7 S G 5 M I C E N I C O S U L R O O E O I S 15 P L A T A O R T E E O R A C O N A S O L 14 P S I F E O I L 11 G U E R R A S M E D I C A S L O 17 O P P S O O O N L F E 13 J O G O S O L I M P I C O S S A O O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina
  3. 3. Centro de Ensino Urbano Rocha Professor: Mary Alvarenga  Leia atentamente as informações sobre a Grécia Antiga e depois complete a cruzadinha. 1. Civilização que se estabeleceu na ilha de Creta entre os séculos XX a.C. e XIV a.C., colaborou decisivamente para a constituição da civilização grega principalmente por sua influência no comércio marítimo mediterrâneo. 2. Foi um importante centro de comércio para as ilhas do mar Egeu e o Egito. 3. Povos que se fixaram a partir de 2.000 a.C. ao Sul da península Balcânica, na península do Peloponeso. 4. Povos que invadiram Creta por volta 1.400 a.C. e destruíram a civilização cretense. 5. Desenvolveram o primeiro tipo de escrita grega que pôde ser decifrado, o Linear B. 6. Palavra grega que significa família, clã, grupo. 7. Legislador que proibiu a escravidão por dívidas criou a assembleia popular e o conselho dos 400. 8. Deveriam cultivar a terra e produzir para os cidadãos livres espartanos, que só se ocupavam da política e da guerra. 9. Homens livres sem direitos políticos, que se dedicavam ao comércio ou ao cultivo das terras para sustento próprio. 10. Governo em que o poder é exercido por dois soberanos. 11. Foram confrontos entre gregos e persas, liderados por Dario I, que pretendia dominar toda Grécia. 12. Conflito entre atenienses e espartanos da qual Esparta saiu vencedora. 13. Principal evento de ligação cultural e religiosa da Grécia Antiga, criados em 776 a.C. sob forma de festival para reverenciar os deuses do Olimpo. 14. É um dos mais valiosos patrimônios deixados pela sociedade grega. 15. Pensador (427 a.C. 347 a.C.) desenvolveu uma doutrina filosófica idealista, negando que o conhecimento do mundo estivesse fundado nas aparências e sensações. 16. Foi condenado pela sociedade ateniense por ser considerado má influência aos jovens. 17. Nome dado às cidades-estado gregas.
  4. 4. Complete a cruzadinha 3 10 4 2 6 16 1 8 9 12 7 5 15 14 11 17 13 O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina Boa Sorte!!!

×