Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arte acadêmica; Neoclassicismo

707 views

Published on

Arte acadêmica. Neoclassicismo e sua relação com as artes clássicas.

Published in: Education
  • Login to see the comments

Arte acadêmica; Neoclassicismo

  1. 1. Arte Acadêmica: Neoclassicismo
  2. 2. Neoclassicismo • A partir das duas últimas décadas do século XVIII, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Denominado Neoclassicismo, esse estilo surgiu como reação ao Barroco e ao Rococó e se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da Antiguidade grecoromana.
  3. 3.  A Afirmação do Neoclassicismo deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano, cidades romanas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.  Os artistas, influenciados pelas idéias iluministas (filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio em oposição à emoção) e inspirados na pintura renascentista, sobretudo em Rafael,
  4. 4.  Os neoclássicos queriam expressar as virtudes cívicas, o dever, a honestidade e a austeridade, temas que se opunham diretamente à frivolidade da aristocracia retratada no período anterior.  Buscavam expressar, ainda, os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia que assumiu a direção da sociedade européia após a Revolução Francesa e, principalmente, com o império de
  5. 5. Relembrando... Rococó Retrato de Luis XIV Final do Barroco, reinado de Luiz XIV- Rei Sol Sofisticar as imagens barrocas- maneira de atender a demanda aristocrática deste governo que era de um estilo luxuoso, ostentação. Estilo decorativo dos palácios foi para a casa dos aristocratas Arte- manter a elegância e opulência que os levaria a decadência que culminou na Revolução Francesa.
  6. 6.  O que é tema: Óleo sobre tela que retrat a o rei absolutista francês Luís XIV.  Grande tamanho (2,90 m x 1,90 m).  O tema da obra é a onipotência dos reis absolutistas inserida dentro de todo apara to simbólico no qual se embasava a soci edade de Antigo Regime.  Adorno das roupas, pela espada na cintu ra ou pela luxuosidade do palácio, a ima gem parece dizer que o rei absolutista tudo pode e na da teme.
  7. 7. CARACTERÍSTICAS  Expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão. Principais características:  * retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco- latinos; • * academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas- artes; • * arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
  8. 8. Pintura • Foi a expressão menos desenvolvida do neoclassicismo. A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição. • De uma forma geral caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos ou pela celebração de Napoleão e a aristocratização burguesa. • Características da pintura: * Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante. * Exatidão nos contornos, claros e bem delineados * Harmonia do colorido: as cores eram puras e realistas • * Iluminação límpida.
  9. 9.  Para tal, retomou-se os princípios da arte da Antiguidade greco-romana, tornando tais princípios, conceitos básicos para o ensino das artes nas academias mantidas pelos governos europeus. Daí o Neoclassicismo também ter sido denominado Academicismo.
  10. 10.  De acordo com esta tendência, uma obra de arte só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse não as formas da natureza, mas as que os artistas clássicos gregos e os renascentistas italianos já haviam criado.  E esse trabalho de imitação só seria possível através de um cuidadoso aprendizado das técnicas e convenções da arte clássica. Por isso, o convencionalismo e o tecnicismo reinaram nas academias de belas-artes, até
  11. 11. A tranquilidade de Bonaparte em um cavalo de fogo cruzando os Alpes, 1801
  12. 12. Anne-Marie-Louise Thelusson Condessa de Sorcy, 1790
  13. 13. A proporção Divina – Secção Áurea
  14. 14. A Morte de Sócrates
  15. 15. O Julgamento dos Horácios
  16. 16. Arquitetura Neoclássica.  Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou das edificações renascentistas italianas. Caracterizou-se pelo uso de fachadas sóbrias, nas quais colunas dóricas ou jônicas sustentam frontões triangulares.
  17. 17. Igreja de La Madeleine (Paris) Arco do Triunfo (Paris) Portão de Brandemburgo (Berlin)
  18. 18. Igreja de Santa Genoveva (Paris), Transformada depois em Panteão Nacional
  19. 19. Capitólio
  20. 20. Capitólio
  21. 21. Estação Luz (SP)
  22. 22. Teatro Municipal de São Paulo (Ramos de Azevedo)
  23. 23. Escultura Neoclássica  A escultura neoclássica também buscou inspiração na Antiguidade greco-romana. Utilizando materiais nobres como mármore e granito negro, foi aplicada basicamente de forma decorativa em fontes e mausoléus. O maior nome da estatuária neoclássica foi o italiano Antonio Canova(17571822).
  24. 24. Perseu Atonio Canova
  25. 25. As três graças
  26. 26. Eros e Psique
  27. 27. Vênus Adormecida Madalena Penitente
  28. 28. Orfeu, 1776 Eurídice, 1775
  29. 29. O Gênio da Morte Helena de Tróia Helena de Tróia Busto de Napoleão Estátua equestre
  30. 30. Napoleão Napoleão como Marte, o Pacificador, 1803-06
  31. 31. Letizia Ramolino Bonaparte, 1804-07
  32. 32. Fonte: Blog: Educação Artística- Prof. Fabio Vicente

×