Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Associação Cultural Vila Flores (abril 2015)

418 views

Published on

Apresentação da Associação Cultural Vila Flores para os alunos de Arquitetura e Urbanismo na PUCRS.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Associação Cultural Vila Flores (abril 2015)

  1. 1. + Associação Cultural Vila Flores
  2. 2. + Diretrizes: 1. Arte e Cultura 2. Educação 3.Empreendedorismo 4. Regeneração Urbana
  3. 3. + 1. Arte e Cultura Espetáculos, exposições e apresentações de artistas e grupos de diferentes áreas: n Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo) n Artes Visuais e Audiovisual n Música n Gastronomia n Artesanato
  4. 4. + 2. Educação Projetos em parceria. Exemplo: Oficinas da ONG Mulher em Construção.
  5. 5. + 3. Empreendedorismo Arquitetura Design Fomento à Economia Criativa e Produção Local. Artes Visuais e Audiovisual Moda Música Produção de Eventos Teatro Tecnologia
  6. 6. + 3. Empreendedorismo 20 empreendimentos/coletivos criativos residentes no Vila Flores:
  7. 7. + 3. Empreendedorismo
  8. 8. + 4. Regeneração Urbana Atividades focadas na discussão e na prática dos seguintes temas: §  Patrimônio Histórico, Ambiental e Cultural; §  Arquitetura e Urbanismo; §  Engajamento da comunidade; §  Gestão de Resíduos; §  Placemaking e prototipagem; §  As “novas economias”; §  Transformação social e urbana através da Arte e da Cultura.
  9. 9. + 4. Regeneração Urbana Principais aspectos encontrados nos clusters enquanto estratégias de regeneração urbana: §  Interação entre a gestão pública (implantação de infraestruturas e criação de órgãos de articulação entre os agentes) e a iniciativa privada (grandes investimentos, compra de terrenos, reformas de edifícios de valor histórico, cultural ou arquitetônico); §  Articulação entre os diversos agentes dentro de um cluster, podendo ser realizada por meio da criação de uma entidade, associação ou agência de caráter privado, que receba a responsabilidade de gestão do projeto; §  Presença de universidades e centros de pesquisa de porte, pois atraem empresários, estudantes, mão-de-obra especializada e pessoas criativas, talentos que contribuem para a qualificação, reinvenção e inovação da região; §  Participação da comunidade no processo de elaboração de diretrizes urbanísticas, bem como do projeto urbano via exposições, debates públicos e workshops. Trecho da Dissertação de Mestrado da arquiteta Claudia Titton,“Reestruturação Produtiva e Regeneração Urbana: o caso do IV Distrito de Porto Alegre”.Páginas 47 e 48.
  10. 10. + 4. Regeneração Urbana Desafio “Questiona-se, porém, sobre as reais possibilidades desses projetos beneficiarem as populações locais através da geração de empregos e do atendimento às necessidades habitacionais, de equipamentos e de infraestrutura, evitando consequências excludentes, já que vantagens e lucros encaixados nos fluxos internacionais não implicam, necessariamente, ganhos na esfera local.” Trecho da Dissertação de Mestrado da arquiteta Claudia Titton,“Reestruturação Produtiva e Regeneração Urbana: o caso do IV Distrito de Porto Alegre”.Página 55.

×