Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Evolução da Arte

19,714 views

Published on

Published in: Education

Evolução da Arte

  1. 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLA DE OLIVEIRA DE FRADESTrabalho elaborado por:-Alexandre Ribeiro Nº 1
  2. 2. História da arte, por período: Arte pré-histórica Arte antiga Arte na Idade Moderna Arte moderna Arte contemporânea
  3. 3. Arte pré-históricaPodemos definir a arte pré-histórica ao períodoanterior ao aparecimento da escrita. Esta arte erapraticada nas paredes das cavernas onde relatavamas suas atividades diárias a caça, a pesca….http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/17-739d1494c7.jpg cena-de-caca-pre-historica
  4. 4. Arte antigaA arte antiga refere-se à arte desenvolvida pelascivilizações antigas após a criação da escrita e quese estende até à queda do império romano doocidente, em 476 d.C, aquando das invasõesbárbaras.
  5. 5. graovascoassuncao
  6. 6. Arte na Idade ModernaA arte da Idade Média insere-se no período que,convencionalmente, se chama de Idade Média. AIgreja Católica assume neste período um papel deextrema importância filtrando todas as produçõescientíficas e culturais, fazendo com que muitasobras artísticas tenham temática religiosa.
  7. 7. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c7/Lagos40_kopie.jpg/800px-Lagos40_kopie.jpg
  8. 8. http://ibxk.com.br/66020/96981.jpg
  9. 9. capela sistina
  10. 10. Arte ModernaArte Moderna é o termo genérico usado para editar a maiorparte da produção artística do fim do século XIX até meadosdos anos 1970 (embora não haja consenso sobre essas datase alguns de seus traços distintivos), enquanto que a produçãomais recente da arte é chamada frequentemente de artecontemporânea (alguns preferem chamar de arte pós-moderna).A arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte emum momento no qual não mais era importante que elarepresentasse literalmente um assunto ou objeto (através dapintura e da escultura) -- o advento da fotografia fez com quehouvesse uma diminuição drástica.
  11. 11. Um dos mestres da arte moderna, o pintor Alberto Magnelliimagem1 Imagem 2
  12. 12. imagem 3
  13. 13. Arte ContemporâneaA arte contemporânea é um período artístico que surgiu nasegunda metade do século XX e se prolonga até aos dias dehoje. Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aoscostumes a necessidade da produção em massa.Estilos da arte Contemporânea:Cubismo;Dadaísmo;Surrealismo;Hiperrealismo.
  14. 14. CubismoO cubismo surgiu-o na França (1908-1909),envolvendo artistas comoPablo Picasso, George Braque, JeanMetzinger, e mais tarde, Juan Gris. Com ocubismo, os objetos são representados emtantos planos ou perspetival quantos osartistas considerem significativos para os Período Azul de Pablo Picassoapreenderem. O resultado final sãocomposições, muitas vezes abstratas.
  15. 15. DadaísmoO dadaísmo surgiu na Europa (cidade suiça deZurique) no ano de 1916. Possuía comocaracterística principal a rutura com as formasde arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foium movimento com forte conteúdo anárquico.O próprio nome do movimento deriva de umtermo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo Marcel Duchampde pau). Daí, observa-se a falta de sentido e aquebra com o tradicional deste movimento.
  16. 16. SurrealismoO Surrealismo começa a serteorizado em 1924, por AndréBreton. Nos seus escritos defende osonho, e as visões alucinadas, comouma forma de conceber a realidade,tão válida como o pensar e o sentircontrolados pela razão. http://www.angelfire.com/pa/genesis4/images/DALYSTJOHN.JPG
  17. 17. HiperrealismoO Hiperrealismo teve inicio em 1968nos estados unidos e na Inglaterra.Este estilo de pintura procura mostraruma abrangência muito grande dedetalhes, tornando a obra maisdetalhada do que uma fotografia oudo que a própria realidade. As obrashiperrealistas, por apresentarem uma http://1.bp.blogspot.com/_E4lRmmrd7L I/SvEw7Vg4eJI/AAAAAAAAMHI/aMeW0exatidão de detalhes bastante BJVr7Q/s400/97617_Cathy.jpgminuciosa e impessoal, geram umefeito de irrealidade, formando oparadoxo: "É tão perfeito que nãopode ser real".
  18. 18. DelaunayRobert-Victor-Félix nasceu em 12 de Abril de 1885, emParis. Delaunay esteve entre os primeiros pintores doinício do século XX a rejeitar as formas naturais,explorando, em vez disso, os efeitos emotivos da corpura. Em conjunto com a sua mulher, Sónia Delaunay,desenvolveu as suas teorias acerca das possibilidadesrítmicas da cor, criando uma corrente denominadaOrfismo. O seu interesse pelas diferentes cores sobre atela viria a exercer forte influência na arte abstrata.Neste caso Delaunay é um pintor do estiloContemporâneo - Cubismo
  19. 19. Algumas obras do pintor: Eiffel Tower, 1911
  20. 20. Homage to Bleriot - 1914
  21. 21. Nude Woman Reading - 1920Circular Forms -1930
  22. 22. Relief Rhythms - 1932 Rhythm - 1934
  23. 23. Delaunay_drawinghttp://bluecubism.pbworks.com/f/delaunay.jpg

×