Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Quais são as características dos ecossistemas
aquáticos?
Profª: Alessandra Vieira
O planeta terra apresenta cerca de 70% de
sua superfície coberta por água. Destas:
 97,5% é salgada;
 2,5% água doce.
 Plâncton: organismos que vivem em suspensão
na coluna d’água e, geralmente, são
microscópicos. Possuem pouco poder de na...
 Nécton: organismos que vivem na coluna
d’água e possuem capacidade de natação mais
desenvolvida. Exemplos: baleias, tuba...
 Os ecossistemas de água doce podem ser
classificados de acordo com o grau de
movimentação da água em lênticos ou lóticos...
AMBIENTES LÊNTICOS
 Ambientes lóticos: são aqueles em que há muito
movimento, ou seja, a água é corrente. O
movimento tem uma única direção,...
AMBIENTES LÓTICOS
Os oceanos constituem o maior ecossistema do
planeta. Sua profundidade pode chegar a mais de
11Km em alguns locais- cria u...
 Zona afótica: aonde a luz não chega, prevalece a
escuridão.
 Entre 2.000 e 4.000 m de profundidade encontra-
se um ecos...
 Zona Pelágica: corresponde à região onde vivem
os organismos que não dependem do fundo
marinho, isto é, da zona bentônic...
 Os chapeirões são colunas de coral de até 20
metros de alturas que se erguem abruptamente
do fundo e se abrem em arcos p...
Chapeirões, Abrolhos, BA, 2005.
Ecossistemas aquáticos
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Ecossistemas aquáticos

1,457 views

Published on

Características dos ambientes aquáticos

Published in: Education
  • Be the first to comment

Ecossistemas aquáticos

  1. 1. Quais são as características dos ecossistemas aquáticos? Profª: Alessandra Vieira
  2. 2. O planeta terra apresenta cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Destas:  97,5% é salgada;  2,5% água doce.
  3. 3.  Plâncton: organismos que vivem em suspensão na coluna d’água e, geralmente, são microscópicos. Possuem pouco poder de natação e são carregados pelas correntes.  Fitoplâncton: organismos fotossintetizantes do plâncton. Exemplos: diatomáceas e cianobactérias.  Zooplâncton: organismos não fotossintetizantes. Exemplos: protozoários e crustáceos.
  4. 4.  Nécton: organismos que vivem na coluna d’água e possuem capacidade de natação mais desenvolvida. Exemplos: baleias, tubarões e lulas.  Bentos: Organismos que vivem no solo do corpo d’água, fixos ou livres. Podem estar sobre o fundo ou em seu interior. Exemplos: Caranguejos, Corais e estrelas-do-mar.
  5. 5.  Os ecossistemas de água doce podem ser classificados de acordo com o grau de movimentação da água em lênticos ou lóticos.  Ambientes lênticos: A água é praticamente parada; há pouca ou nenhuma movimentação. Em geral, a temperatura da água é uniforme em virtude do vento, que mistura a água da superfície com a das camadas inferiores- o que também promove a circulação do gás oxigênio.  Exemplos de ambientes lênticos: lagos, lagoas e poças.
  6. 6. AMBIENTES LÊNTICOS
  7. 7.  Ambientes lóticos: são aqueles em que há muito movimento, ou seja, a água é corrente. O movimento tem uma única direção, para a foz, e a turbulência é contínua, o que torna esses sistemas bastante dinâmicos. Em consequência da movimentação essas águas são pobres em diversidade biológica. A movimentação aumenta a quantidade de gás oxigênio dissolvida e previne a acumulação de sedimento e matéria orgânica.  Exemplos de ambientes lóticos: riachos e rios.
  8. 8. AMBIENTES LÓTICOS
  9. 9. Os oceanos constituem o maior ecossistema do planeta. Sua profundidade pode chegar a mais de 11Km em alguns locais- cria um gradiente de condições que se reflete na composição da fauna e flora marinhas.  Zona fótica: onde a luz só consegue penetrar até cerca de 200m de profundidade. Nela se concentram os organismos fotossintetizantes. Possuem maior disponibilidade de nutrientes.
  10. 10.  Zona afótica: aonde a luz não chega, prevalece a escuridão.  Entre 2.000 e 4.000 m de profundidade encontra- se um ecossistema especial: as fontes hidrotermais submarinas. Nesses locais há organismos produtores: bactérias quimiossintetizantes obtêm alimento a partir de compostos inorgânicos que são liberados por meio de fendas no assoalho marinho
  11. 11.  Zona Pelágica: corresponde à região onde vivem os organismos que não dependem do fundo marinho, isto é, da zona bentônica.  Zona pelágica= zona fótica + zona afótica.  Zona Abissal: corresponde à porção mais profunda dos oceanos, a partir de 2 Km de profundidade.
  12. 12.  Os chapeirões são colunas de coral de até 20 metros de alturas que se erguem abruptamente do fundo e se abrem em arcos perto da superfície, podendo chegar a 50 m de diâmetro.
  13. 13. Chapeirões, Abrolhos, BA, 2005.

×