Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pobreza e exclusão social (2)

1,435 views

Published on

Trabalho realizado no âmbito da Geografia C
Ano letivo - 2016/2017

Published in: Education
  • Be the first to comment

Pobreza e exclusão social (2)

  1. 1. Pobreza  A pobreza pode ser entendida em três principais sentidos: • Carência cogonal: envolve necessidades do quotidiano alimentação, vestuário, alojamento e serviços de saúde. • Carência económica: carência de rendimentos e riqueza. • Carência social: a exclusão social , nomeadamente a incapacidade de participar na sociedade e educação e informação.
  2. 2. Tipos de pobreza  Pobreza absoluta: É a ausência de recursos mínimos necessários para uma vida estável e sã;  Pobreza relativa: Privação dos padrões de vida e de atividades por norma exercidas numa determinada sociedade.
  3. 3. Causas da pobreza  Fatores político-legais;  Fatores económicos;  Fatores socioculturais;  Fatores naturais;  Problemas de saúde;  Fatores históricos (colonização);  Insegurança (guerras).
  4. 4. Subnutrição  A subnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, com falta de nutrientes essenciais. Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, a cada ano entre 3,5 a 5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de desnutrição nos países subdesenvolvidos.
  5. 5. Doenças infecciosas  De acordo com a medicina atual, uma doença infecciosa ou doença transmissível é qualquer doença causada por um agente patogénico (como: vírus, bactéria e também parasita), em contraste com causa física (por exemplo: queimadura, intoxicação química, relação sexual, beijos ou ferimentos.)  Exemplos de doenças infecciosas:  Malária  Dengue  Tétano  Tuberculose  AIDS (HIV)  Varicela  Ébola
  6. 6. Índice de pobreza humana (IPH)  O índice de pobreza humana serve como indicador de taxa de pobreza que existe num determinado país.  O IPH considera diversos indicadores para verificar percentagem de pessoas de uma população que sofre de dificuldades em quatro dimensões básicas da vida:  A longevidade;  O conhecimento;  A previsão económica;  Inclusão social.
  7. 7. Definição de iph1  O IPH-1 é o índice de pobreza em relação aos países menos desenvolvidos, calcula-se utilizando a fórmula: IPH-1= [1/3 (P1+P2+P3)]e calcula-se recorrendo a P1,P2,P3.  P1: Probabilidade ao nascido de não viver até aos 40 anos (vezes 100).  P2: Taxa de analfabetismo entre adultos.  P3: Média não ponderada da população sem acesso sustentável a uma fonte de água melhorada e das crianças com baixo peso para a idade.
  8. 8. Definição de iph2  O IPH-2 é o índice de pobreza em relação aos países mais desenvolvidos e tem como base:  - Probabilidade ao nascido de não viver até aos 60 anos.  - Taxa de Analfabetismo Funcional  - Média de desemprego de longa duração.
  9. 9. Pobreza nos Países Desenvolvidos
  10. 10. IPH na União Europeia
  11. 11. Índice de pobreza multidimensional  http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/s aiba_o_que_e_o_indice_de_pobreza_multidimensiona l
  12. 12. Exclusão social  A exclusão social é um neologismo de um processo caraterizado pelo afastamento de pessoas de todas as instâncias da vida social.
  13. 13. Modos de exclusão social  A exclusão social pode ser definida de cinco modos:  Exclusão de ordem económica;  Social;  Cultural;  Comportamentos autodestrutivos;  Patológica.
  14. 14. As medidas para atenuar a exclusão social  As medidas adotadas pelas organizações internacionais têm como objetivo promover oportunidades para que as pessoas possam encontrar um trabalho que lhes permita sobreviver;  A criação de condições nos países menos desenvolvidos para fixar a população mais ativa;  A atribuição de pequenos créditos para estimular o emprego e contribuir para o desenvolvimento local;  A promoção da educação e formação para todos através de programas de apoio técnico e financeiro aos países mais necessitados, permitindo desenvolver planos educativos a nível nacional;
  15. 15. Relação Pobreza/exclusão social  A exclusão social é um elemento chave da pobreza sendo compreendida por organizações internacionais como a chave do entendimento da pobreza;
  16. 16. Pobreza e exclusão social  A pobreza leva à exclusão social, isto é, leva a que um indivíduo se autoexclua socialmente, ou seja até mesmo excluído pela sociedade, devido a motivos tais como:  Perda de capital económico(desemprego);  Perda de dignidade;  Níveis de escolaridade baixos;  Dívidas;  Precariedade habitacional.

×