Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Natação

3,295 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Natação

  1. 1. Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa.
  2. 2. A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. Ao nadar todos os estilos desse esporte (crawl, costas, peito e borboleta) a pessoa estará trabalhando todos os grupamentos musculares. O risco de lesões para quem pratica natação é pequeno porque a água amortece os impactos. E o fato de a água amortecer os impactos torna esse esporte excelente para a recuperação de lesões.
  3. 3. A natação é um esporte relaxante que ajuda, também, na redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta. Ela amortece o impacto dos exercícios. Assim, você acaba tirando mais proveito de sua capacidade do que em outros esportes e ajuda na redução da gordura corporal.
  4. 4. Oficialmente existem quatro estilos da modalidade natação: crawl (ou livre), costas, peito e borboleta • Crawl: é caracterizado por pernadas estendidas e alternadas, aliadas à alternância de movimento dos braços: sempre haverá um braço realizando a puxada dentro da água e o outro fazendo a fase aérea, por cima da água;
  5. 5. • Costas: A pernada é a mesma do nado crawl, mas a posição do corpo na água é invertida. As braçadas são alternadas, projetando os braços à frente sobre a superfície da água;
  6. 6. • Peito: os braços são movimentados simultaneamente. Inicia-se a braçada com os dois braços estendidos e unidos em um movimento de abertura dos braços, puxada da água, seguido da volta à posição inicial. O movimento de perna segue a mesma descrição (mas a água é empurrada, e não puxada, nesse caso);
  7. 7. • Nado Borboleta: A pernada desse nado chama-se ondulação e começa com um impulso forte de quadril. Os braços são movimentados simultaneamente: são passados sobre a água e, ao imergirem, puxam a água em um movimento que lembra a figura de uma fechadura.
  8. 8. A natação também têm provas de longa distância que são disputadas em lagos, rios ou mares, que antes eram chamadas de travessias e hoje têm o nome de maratonas aquáticas. Nesse tipo de competição, o atleta pode nadar com o estilo que preferir, mas geralmente prefere-se nadar crawl revezando com um pouco de peito. O costas não tem uma função específica nesse tipo de prova, já que ele impede o nadador de se localizar; o borboleta, por sua vez, é tido como um estilo que exige muita força do atleta, por isso também não é conveniente o seu uso nesse tipo de prova. Como uma prática regular, a natação oferece muitos benefícios: desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória, da força e da resistência muscular, da flexibilidade, alívio do estresse, melhora da autoimagem e controle do peso.
  9. 9. - Benefícios de praticar a natação: Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore. Gasto calórico de até 600 Kcal/hora. .
  10. 10. - Dicas para um melhor rendimento físico na natação: A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar. Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa. Quando você for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade. - Materiais/vestimenta/equipamentos para a natação: Óculos de natação: fundamental para proteger os olhos do cloro ou do sal. Sunga ou maiô. Pranchas: excelente método para aumentar a força nas pernas e melhorar a técnica da pernada e a confiança dentro da água. O material das pranchas varia, podem ser de borracha ou à base de isopor.
  11. 11. Aluna : Alanna Katarina Professora : Zélia Chacon 3º ano A

×