Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O Agronegócio Sobe No Gosto do Povo

1,991 views

Published on

Conteúdo elaborado por José Luiz Tejon e Coriolano Xavier apresentado no I Seminário Ciência, Tecnologia e Comunicação: Os Desafios na Agro Sociedade. Durante a apresentação, o Vice-Presidente e Diretor de Comunicação do CCAS José Luiz Tejon comentou os resultados da pesquisa realizada pela ABAG/ESPM sobre a percepção da sociedade urbana sobre o agronegócio.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O Agronegócio Sobe No Gosto do Povo

  1. 1. O AGRONEGÓCIO SOBE NO GOSTO DO POVO.A POPULAÇÃO URBANA BRASILEIRA CONSIDERA O AGRONEGOCIO MUITOIMPORTANTE E O PRODUTOR RURAL UMA DAS 5 PROFISSÕES MAIS IMPORTANTESPARA SUAS VIDAS ( Pesquisa ABAG/ESPM )Pesquisa é um ingrediente vital na gestão de marketing. E não tínhamos uma pesquisaem âmbito nacional que desvendasse qual era a “ percepção da população das maiorescidades brasileiras sobre o agronegócio “. Esta pesquisa foi realizada numa iniciativa daABAG – Associação Brasileira de Agribusiness, sob coordenação do Núcleo deAgronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Apesquisa foi desenvolvida nas 12 maiores concentrações de população urbana do país:São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus,Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e Goiânia. Adicionalmente, com a ABAG deRibeirão Preto, foi conduzida uma pesquisa similar na região da alta Mogiana de SãoPaulo. Os principais dados obtidos foram:. Mais de 80 % da população urbana considera o agronegócio como MUITOIMPORTANTE. O índice de consideração para“ nada importante “ foi menor do que 1,8%, como regra geral para todas as regiões.. As profissões mais importantes para a vida dos brasileiros das cidades são: médico,professor, bombeiro, policial e agricultor.. O Brasileiro das cidades considera que o Agronegócio Nacional é o campeão mundialdentre todos os demais países, somos o mais desenvolvido na imagem popular.. 40,4% quando perguntados diretamente se já tinham ouvido falar de agronegócio,declararam “ nunca “, revelando ainda a necessidade de educação mais próxima dacompreensão da visão da cadeia produtiva para o cidadão leigo.. Quanto maior a educação e mais alta a classe social cresce o conhecimento e o “ játer ouvido falar “. 88,8 % da população urbana com 3º. Grau assume “já ter ouvidofalar “.. A população das cidades deu grande importância a 3 aspectos envolvendo oagronegócio : Pesquisa cientifica. O estilo do jeito “ country “ de ser. O meio ambiente. Culinária e música são os dois aspectos culturais que mais aproximam o cidadãourbano do agronegócio.. O urbano gosta do campo e valoriza a natureza, o ar puro, a comida artesanal, a paz,o sossego, mas na grande maioria não trocaria a vida da cidade pelo campo.. A região do centro oeste é onde o conhecimento e a associação de agronegócio coma cadeia produtiva como um todo é mais desenvolvida, seguida da região sul.. O sudeste é a região que apresentou o maior índice de respostas como “não sabe “e “nunca ouviu falar do agronegócio “, com 58,6% das respostas, evidenciando anecessidade de esforços de comunicação mais eficazes nas cidades de São Paulo e Riode Janeiro.. Em Ribeirão Preto, por outro lado, o agronegócio é considerado o exemplo de “orgulho nacional “, dentre os demais setores econômicos do pais, ao lado demineração e petróleo. O mesmo ocorre no centro oeste.
  2. 2. . Nos possuidores de computador e internet foi observado o melhor índice deassociação do agronegócio com a visão completa da cadeia de valor, do antes, dentroe pós porteira das fazendas.. Os jovens são os menos informados, carecendo de ações de comunicação maisdirecionadas em forma e conteúdo, incluindo redes sociais.As lições extraídas do estudo, permitiram também desenhar uma segmentaçãopsicográfica, onde 8 tipos de comportamento e atitude : agrolovers; I LOVE ME ;urbânia; galera do sofá ; turma da malhação ; cowboy off-roads; desligados; eworkaholics.O agronegócio tem um valor estimativo pela sociedade urbana positivo, essa visãodeve ter mudado fortemente nos últimos 10 anos com o avanço da mídia, e com açõesainda que não orquestradas, mas pontuais de seus diversos agentes. Os jovensprecisam de uma abordagem diferenciada doravante e a comunicação do segmentoagroindustrial e do varejo de alimentos e bebidas deve reconhecer e interpretar essedesejo idílico e romântico de adorar a vida no campo, mas de não querer mudar para azona rural. Se fôssemos refazer a música de Zé Rodrix, gravada por Elis Regina: Euquero uma casa no campo, a releitura seria “eu quero um campo na minha casa “.

×