Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lidando com elefantes como envolver clientes grandes no desenvolvimento do seu produto - Jorge Gomes (SocialBase)

114 views

Published on

Clientes grandes são uma oportunidade de construir cases de sucesso e ganhar visibilidade. Envolver os clientes no desenvolvimento do seu produto é uma maneira inteligente de validar qual caminho seguir. Mas ao lidar com clientes grandes é preciso bastante cuidado para seu produto não se tornar uma solução customizada, que cabe como uma luva para um, mas não tem apelo no mercado.
Compartilharei os aprendizados ao lidar com grandes clientes como CPO na SocialBase: uma startup B2B que visa conectar colaboradores e melhorar a comunicação interna de médias e grandes empresas.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Lidando com elefantes como envolver clientes grandes no desenvolvimento do seu produto - Jorge Gomes (SocialBase)

  1. 1. Lidando com elefantes como envolver clientes grandes no desenvolvimento do seu produto AgileTrends - Floripa 11 Outubro 2017
  2. 2. Design > UX > Product Management prazer :)
  3. 3. socialbase.com.br
  4. 4. contaazul.com
  5. 5. cliente ≠ usuário
  6. 6. 1 cliente = alguns usuários Menor Previsível, segue tendência 1 cliente = milhares de usuários Maior Pode ter alto impacto Clientes x usuários Ticket-médio Churn SMBEnterprise
  7. 7. Como lidar com elefantes?
  8. 8. #SQN
  9. 9. Entenda a dor profundamente É comum o cliente trazer a solução “pronta”. Mas lembre-se: você é o dono do produto e possivelmente a solução trazida é míope.
  10. 10. Eduque o cliente Algumas vezes ele não entende como criamos nosso produto e tem expectativas que podem ser frustradas.
  11. 11. Deixe claro quais dores você resolve (e quais não!) Compartilhe sua visão, seu propósito. Discuta com ele sobre o assunto. “Nossa missão é conectar pessoas e ajudá-las a serem mais produtivas e alinhadas aos objetivos do negócio. Promovemos a integração e a colaboração nas empresas.”
  12. 12. Curto prazo 3 meses Médio prazo 6 meses ~1 ano Longo prazo + 1 ano Spoilers Compartilhe seu roadmap (com cautela para não criar expectativas!).
  13. 13. Cliente reporta melhoria Área de Produto analisa demanda Alinhado com visão de produto? descartado N S Fluxo de co-criação: Cliente irá custear antecipação? S A ser implentado seguindo planejamento do roadmap N Levantamento de dados e análise do ROI com base no valor e no custo Planejamento do roadmap (curto/médio/longo prazo) Fluxo de co-criação: Alinhe as regras do jogo Defina critérios para evolução do produto e novas features.
  14. 14. Valide hipóteses Foque no MVP (minimum viable product) e planeje um piloto. Compartilhe as métricas usadas para validar a solução.
  15. 15. Co-crie Entreviste-os, peça dados, faça brainstorming e valide testes de usabilidade com o usuário final. - Evita informações filtradas ou tendenciosas. - Fale com as pessoas (entrevistas e testes de usabilidade) - NPS
  16. 16. Preserve ao máximo seu planejamento de curto prazo Evite pivots para atender demandas de clientes: isso tende a desmotivar a equipe e tira o foco da estratégia. O ideal é planejar e priorizar com antecedência.
  17. 17. Intercom on Product Management Saiba dizer não Por mais importante que seja um cliente, fazer tudo que ele pede não é garantia de resolução da dor e pode matar seu negócio.
  18. 18. Obrigado :) https://br.linkedin.com/in/jorgegomes jorant40@gmail.com

×