Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Maria e a promessa

3,302 views

Published on

Apresentação para a Família Marista, com uma "pedagogia da imagem". Tema: Maria e a promessa de Deus realizada em Jesus Cristo, a partir de textos de Lucas e João.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Maria e a promessa

  1. 1. De Nazaré a Pentecostes Ir. Afonso Murad maenossa.blogspot.com MARIA E A PROMESSA
  2. 2. Maria foi mãe, companheira e serva do Senhor, tornando-se assim para nós mãe, na ordem da graça. (Concílio Vaticano II - Lumen Gentium 63)
  3. 3. DEUS NO COTIDIANO: A FAMÍLIA DE NAZARÉ
  4. 4. Sagrada Família - Murillo
  5. 5. •O exemplo da família de Nazaré: construir relações, valores e conhecimentos em processos cotidianos. •Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça (Lc 2,50) •Maria e José: educadores de Jesus
  6. 6. Maria conserva cuidadosamente «todas estas coisas ponderando-as no seu coração» (Lc 2, 19). Reconhecer os vestígios do Espírito de Deus tanto nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. Maria, orante e trabalhadora em Nazaré, é também mulher da prontidão, a que sai às pressas (Lc 1, 39) de seu povoado para ajudar os outros (Papa Francisco - EG 288).
  7. 7. Nesta peregrinação evangelizadora, há as fases de aridez, de ocultação e até de um certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos de Nazaré enquanto Jesus crescia Naquele início, ela experimenta um aperto do coração, uma noite da fé, e também um avanço... (EG 287).
  8. 8. DILATAR OS HORIZONTES Do círculo estreito da família biológica para a comunidade dos seguidores de Jesus
  9. 9. «Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem te ver». Jesus respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática» (Lc 8,21)
  10. 10. Sieger Koder A nova família: seguidores e aprendizes de Jesus
  11. 11. O Reino de Deus chegando com Jesus
  12. 12. Maria ama sem reter... Deixa o filho partir e ser ele mesmo. De educadora passa a discípula, aprendiz de Jesus.
  13. 13. Irmã Maria (Pe. João Carlos) • A caminhar pelas estradas da Judéia Da Samaria e de toda Galiléia Vai lado a lado, caminhando com Jesus De Caná até à cruz A irmã Maria vai com fé • Irmã Maria de Nazaré Irmã Maria, irmã na fé Irmã do povo que caminha com Jesus! A irmã Maria vai conosco e vai com fé • A caminhar pelas estradas da história Em companhia dos cristãos, os filhos seus Acompanhando o povo humilde e sofredor Todo luta contra a dor Conta com a Virgem Mãe de Deus
  14. 14. ATUAR PARA TRANSFORMAR: Maria em Caná e junto à cruz
  15. 15. Dow Heming
  16. 16. •Sensibilidade para as causas humanas (perto e longe) •Ajuda Jesus a transformar a existências das pessoas (o vinho saboroso) •Maria, a pedagoga da fé dos nossos povos na América Latina (Doc. Puebla)
  17. 17. Maria aponta para Jesus e nos conduz a ele.
  18. 18. Icone da Deesis
  19. 19. Ícone da Odiguítria
  20. 20. A CRUZ: SOLIDARIEDADE NA DOR RETIRAR DA CRUZ OS CRUCIFICADOS
  21. 21. Maria Dolorosa - Murillo
  22. 22. Descida da cruz- Van der Weiden
  23. 23. Maria, mãe dos cristãos pela força do ESPÍRITO SANTO
  24. 24. Eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com as mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos (At 1,14)
  25. 25. Pentecostes – El Greco
  26. 26. Como Mãe de todos, Maria é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça. Ela é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus (Papa Francisco - EG 286).
  27. 27. amurad@marista.edu.br maenossa.blogspot.com

×