Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Florianópolis 5.02

1,297 views

Published on

Viagem de Estudos, Florianópolis - Santa Catarina 2016

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Florianópolis 5.02

  1. 1. EMEB “Albano Kanzler” Diretora: Marilice Fernandes Heidemann Orientadora: Maria Claudete Munhoz Schulze Professora: Adriana Nicolodelli Jaraguá do Sul, dezembro de 2016
  2. 2. Forte Sant'ana Nome da equipe: Bruna Francyne Sanson, Heloiza Tasca, Lucas Laurett Moraes e Raniel Marcos Pinto Junior.
  3. 3. Data de fundação O forte Sant'ana foi construído a partir de 1761, segundo projeto do engenheiro militar José Custódio de Sá e Faria. Estando situado junto ao estreito de união das baías Norte e Sul. Sua função era proteger a vila de Nossa Senhora do Desterro, Atual Florianópolis.
  4. 4. Foto de forte Sant'ana Adriana Nicolodelli - Arquivo Pessoal
  5. 5. Localização
  6. 6. Desenho Aluno: Kevin Carlos Ribas Puff – 5.02
  7. 7. Maquete
  8. 8. Catedral Nossa Senhora do DesterroCatedral Nossa Senhora do Desterro EQUIPEEQUIPE:Hillary Kasteller Berthi Ruan Felipe Sturmer Martins Matheus Jair Consoni
  9. 9. ● Criada em 5 de Março de 1712 por Bandeirante Frascisco Dias Velho que ordenou a construção da igreja. ● Alvará Régio criou a paróquia de Nossa Senhora Do Desterro. ● E a Catedral fez 300 anos em 2012. Curiosidades
  10. 10. A História da CatedralA História da Catedral A Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi oA Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis.centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade.A seus pés, nasceu a cidade. Para o pequeno povoado, os arredores da Matriz era o principalPara o pequeno povoado, os arredores da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os moradores, nas horas de folga, discutiamponto de encontro, onde os moradores, nas horas de folga, discutiam seus problemas, comuns ou individuais.seus problemas, comuns ou individuais. Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes.Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes.
  11. 11. Adriana Nicolodelli - Arquivo Pessoal
  12. 12. Desenho Aluna: Gabriele Camile Albino – 5.01
  13. 13. Maquete
  14. 14. Equipe:Equipe: Lucas Gabriel CoelhoLucas Gabriel Coelho,, RafaelRafael CristofoliniCristofolini,, Renan da SilvaRenan da Silva ee Vinicius BonattiVinicius Bonatti BennerBenner Adriana Nicolodelli Arquivo Pessoal
  15. 15. Localização O local situado junto a histórica ponte Hercílio Luz, guarda um acervo histórico da época do Desterro, como era chamada a ilha de Florianópolis. Possui uma bela vista da Ponte e da parte continental de Florianópolis.
  16. 16. História e Fundação Em 1930, o Museu de Armas foi instalado no Forte de Sant`Ana, construído em 1761. O Coronel da Polícia Militar Antônio de Lara Ribas selecionou as armas apreendidas no Estado, que tivessem valor histórico ou de coleção, e por isso se deu o nome do museu.
  17. 17. Curiosidade Seu acervo ganhaSeu acervo ganha destaque peladestaque pela numerosa coleçãonumerosa coleção de armas ede armas e fardamentosfardamentos históricos dohistóricos do Estado.Estado.
  18. 18. Maquete
  19. 19. Equipe:Julia da Costa,Lara Gabriel Kanzler,Lariane Lohr e Maria Eduarda Brych Adriana Nicolodelli Arquivo Pessoal
  20. 20. Curiosidade... ● Contam-se que se der 3 voltas ao redor da Figueira e fazer um pedido,seu pedido pode se realizar. Adriana Nicolodelli Arquivo Pessoal
  21. 21. História ● Em 1871, ela nasceu em um pequeno jardim circular em frente a igreja matriz em Florianópolis. ● Depois de 20 anos foi transferida para a praça XV de novembro onde está ate hoje.
  22. 22. Imagem da Figueira Centenária
  23. 23. Desenho Aluna: Julia da Costa – 5.02
  24. 24. Maquete
  25. 25. Equipe:Ana Laura Correa, Isabelli Vitória Grosskopf Ferreira e Julia Fernanda Gomes
  26. 26. História:A menor casa mais conhecida como Casa do Teatro Armação,considerado um dos mais antigos do Brasil ainda em funcionamento,desde sua fundação em 1875.
  27. 27. Curiosidades ● Mais de 600 atores passaram por lá. Por dentro as paredes são pintadas de salmão. ● Ela tem dois andares e continua sendo pequena. ´´Brincamos que os convidados são nossos fantasmas de estimação``,explica Zica,sobre as possíveis assombrações no sobrado.
  28. 28. No sábado acontece a Feira de Arte na casa de teatro mais conhecida como menor casa.
  29. 29. Maquete
  30. 30. Ponte Hercílio Luz Equipe: Andrey Fernando Lunelli Jakowatz , Bruno Renan Correia , Victor Souza e Vinicius Gabriel Ern
  31. 31. Data De Inauguração: ● A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada no dia 13 de maio de 1926.
  32. 32. História Da Ponte ● A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. ● O Governador não viu seu sonho ser concluído, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico, ele faleceu. ● O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte do Governador.
  33. 33. Réplica de Madeira da Ponte
  34. 34. ● A inauguração da ponte Hercílio Luz, em 13 de maio de 1926, acabou com um antigo sofrimento : Depender de balsas para atravessar da ilha ao continente ou vice- versa.
  35. 35. Curiosidades da Ponte ● Material : Aço sustentado por barras de olhal ● Estilo : Arquitetônico Arte Déco ● Design : Ponte pênsil ● Início da construção : 14 de novembro de 1922 ● Data de abertura : 13 de maio de 1926 (90 anos) ● Data de encerramento 1ª vez: 1982 ● 2ª vez: 13 de abril de 1991 ● Comprimento total : 821 m ● Altura : 74 m ● Maior vão livre: 339 m
  36. 36. Desenho Aluna: Maria Eduarda Borges de Freitas – 5.01
  37. 37. Maquete
  38. 38. EQUIPE :Jônatas Sousa Alves,Luann Gabriel Santos Machado,Kevin Carlos Ribas Puff e Yuri Vinicius da Silva Gonçalves
  39. 39. Como são formadas as Dunas Dunas são formadas por pequenas elevações de areia, que se formam em locais onde o mar traz mais areia para a praia do que consegue levar de volta e que apresentam algumas características que favorecem o acúmulo da areia como: ventos constantes que sopram em uma direção predominante, baixa pluviosidade ( pouca chuva) e uma área bastante extensa onde a areia possa acumular.
  40. 40. SANDBOARD O sandboard (surfe na areia) é novidade para muitos na praia da Joaquina em Florianópolis o sport já se tornou atração principal nas dunas de areia ,o Brasil já é campeão mundial nesta categoria. Ski Dunas
  41. 41. As Dunas da Joaquina ficam pouco antes da Praia da Joaquina e estendem por uma extensa área abrangendo parte do Porto da Lagoa e Rio Tavares. Ski Dunas
  42. 42. Curiosidades Uma visita as dunas é um momento maravilhoso e pode começar pela parte que fica de frente a rua de acesso a Praia da Joaquina (mais ou menos 1 km) antes de chegar a praia.
  43. 43. Uma das paisagens mais interessantes das dunas é aquela dos lençóis formados pela água da chuva. São verdadeiras piscinas de águas limpas e transparentes, as vezes com uma cor esverdeada. Lençóis d'aguá
  44. 44. Desenhos Aluna: Rafaela Gonzaga Santini – 5.01
  45. 45. Aluno: Lucas L. Moraes – 5.02 Aluno:Mateus Henrique Vieira – 5.01
  46. 46. Maquete
  47. 47. Equipe:Camilly Meschke Moura, Giovana Coelho e Jaqueline Adriana Branco.
  48. 48. Fundação  Fundado na reabertura do Mercado Público de Florianópolis, o box da ala Norte traz exposições das peças confeccionadas.
  49. 49. O que vende?  Vende peças de renda de bilro e ainda pretende oferecer oficinas para que está pratica tão marcante da cultura da capital, não se perca com o tempo.
  50. 50. Um pouco da história O armazém da Renda é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura . No espaço, são reunidos trabalhos de cerca de 300 rendeiras de várias partes da ilha.
  51. 51. Sobre o bilro  Ainda muito presente nas comunidades pesqueiras da capital, a arte do rendado com bilros foi introduzida na ilha de Santa Catarina pelos imigrantes açorianos que vieram morar na antiga Desterro, no século 18.
  52. 52. Maquete
  53. 53. 5º ano 01, 5º ano 02 e 5º ano 03 - 2016
  54. 54. Bibliografia  Google  Wikipédia  Livros didáticos  Imagens de arquivos da Professora Adriana Nicolodelli

×