Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Salmo 118

445 views

Published on

Estudo e oração do salmos 118

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Salmo 118

  1. 1. Salmo 118 1. Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. 2. Que Israel diga: “O seu amor dura para sempre!” 3. Os sacerdotes digam: “O seu amor dura para sempre!” 4. Os que temem o Senhor digam: “O seu amor dura para sempre!” 5. Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. 6. O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? 7. O Senhor está comigo; ele é o meu ajudador. Verei a derrota dos meus inimigos. 8. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens. 9. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes. 10. Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor eu as derrotei. 11. Cercaram-me por todos os lados, mas em nome do Senhor eu as derrotei. 12. Cercaram-me como um enxame de abelhas, mas logo se extinguiram como espinheiros em chamas. Em nome do Senhor eu as derrotei! 13. Empurraram-me para forçar a minha queda, mas o Senhor me ajudou. 14. O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação. 15. Alegres brados de vitória ressoam nas tendas dos justos: “A mão direita do Senhor age com poder! 16. A mão direita do Senhor é exaltada! A mão direita do Senhor age com poder!” 17. Não morrerei; mas vivo ficarei para anunciar os feitos do Senhor. 18. O Senhor me castigou com severidade, mas não me entregou à morte. 19. Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor. 20. Esta é a porta do Senhor, pela qual entram os justos. 21. Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação. 22. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. 23. Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós. 24. Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
  2. 2. 25. Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos. 26. Bendito é o que vem em nome do Senhor. Da casa do Senhor nós os abençoamos. 27. O Senhor é Deus, fez resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar. 28. Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! 29. Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. http://Salmos.info Estudo O primeiro e o último versículo do salmo 118 repete o louvor registrado no livro de Esdras capítulo 3, versículo 11 “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre.”, momento em que os construtores reerguiam o templo do Senhor. Vê-se daí que o salmo é um transbordar da alegria do salmista pelas bênçãos e vitórias dadas por Deus, fazendo no início e no final alusão aos construtores do Templo. Como muitos outros salmos a autoria comumente é dada ao Rei Davi, contudo isto não é pacífico. Tem-se como certo tratar-se de alguém de destaque entre o povo de Israel, seja o próprio Rei Davi ou outro ilustre do povo. Na verdade, o salmo não necessita de autoria, se necessitasse ele teria o fundamental no salmo não é o nome do autor, mas sim o coração do autor visto em palavras.
  3. 3. Nunca é demais relembrarmos que assim como nos demais salmos tem-se aqui um cântico de adoração, composto por sentimentos vivos, que exprimem uma realidade social, político, econômica de uma determinada fase da vida de um homem sujeito aos mesmos sentimentos e dificuldades que nós. 118.22 — O Salvador é aqui representado por uma pedra rejeitada que, depois, é usada como a pedra mais importante de todas as cabeças de esquina. Esta forte imagem ilustra o fato de Jesus ter sido renegado por tanta gente (Is 53.3; Mc 8.31; Lc 9.22; 17.25). Jesus se aprofunda neste versículo profético na parábola conhecida como dos lavradores malvados, em que há rejeição, incluindo o assassinato, do filho do dono da vinha — referência ao único Filho de Deus (Mc 12.1-12). O Filho de Deus foi rejeitado, morto, mas depois ressuscitado e alçado à mão direita do Pai (At 7.56). Só Deus poderia realizar feito tão maravilhoso e inesperado. A cruz, símbolo da rejeição do mundo a Jesus, tornou-se o símbolo de nossa redenção (1 Co 1.18; Hb 12.2). Visite a última página ->>
  4. 4. Origem do contéudo: http://salmos.info/118/

×