Successfully reported this slideshow.

Relatório

14,338 views

Published on

  • Be the first to comment

Relatório

  1. 1. RELATÓRIO ABNTNBR 10719-2011
  2. 2. Esta Norma especifica os princípios gerais para aelaboração e a apresentação de relatóriotécnico e/ou científico. Conquanto não sejamobjeto desta Norma outros tipos de relatórios(administrativos, de atividades, entre outros), éopcional sua aplicação, quando oportuna. Nessecaso, os documentos devem sujeitar-se, tanto quantopossível, ao disposto nesta Norma.
  3. 3. RELATAR1 expor por meio de escrita ouoralmente; narrar, expor, referir;2 apresentar relatório;3 fazer relação, lista ou rol de4 resumir o conteúdo (de um processo)para submetê-lo ao parecer ou ao julgamentodos demais membros de um tribunal;5 pôr dentro; fazer constar de; incluir,inserir, introduzir; Houaiss
  4. 4. RELATÓRIO1 conclusões às quais chegaram os membros de umacomissão (ou uma pessoa) encarregada de efetuar umapesquisa, ou de estudar um problema particular ou um projetoqualquer;2 exposição pela qual uma pessoa apresenta o essencial desua própria atividade ou de um grupo ao qual pertence;3 documento de saída, preparado por um sistema de processamentode dados;4 parte da decisão judicial em que se expõem os fatos e questõesdebatidos no processo;5 narrativa elaborada pela autoridade policial após o fim doinquérito policial, contendo as investigações feitas para a averiguação dosindícios de autoria e da existência do fato criminoso, que servirãoposteriormente de base ao oferecimento da ação penal. Houaiss
  5. 5. RELATÓRIO TÉCNICO E/OUCIENTÍFICOdocumento que descreve formalmente oprogresso ou resultado de pesquisa científicae/ou técnica ABNT
  6. 6. RELATÓRIORelata resultados finais ou parciais deestudos e experiências. É apresentadoem caso de trabalhos técnico-científicos, visitastécnicas, viagens, estágios, pesquisade campo, experimental e de revisãobibliográfica. UFRR
  7. 7. ESTRUTURAa) Elementos pré-textuais: Capa; Lombada; Folha derosto*; Errata; Agradecimentos; Resumo na línguaVernácula*; Lista de ilustrações, de tabelas, deabreviaturas e de símbolos; Sumário*. (Não tem:dedicatória, epígrafe, resumo em língua estrangeira. A capa éopcional pela norma, obrigatória pela UFRR)b) Elementos textuais: Introdução*; Desenvolvimento*;Conclusões ou Considerações Finais*.c) Elementos pós-textuais:Referências**, Glossário, Apêndice, Anexo, Índice, Formulário de identificação.* Elemento obrigatório.** Obrigatório quando houver citação.
  8. 8. INTRODUÇÃOABNT: apresenta os objetivos do relatório e as razões de suaelaboração. não deve repetir ou parafrasear o resumo, nemdar detalhes sobre a teoria experimental, o método ou osresultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações.UFRR: apresentação e objetivos.UFSC: A introdução é a parte inicial do texto, que contéminformações objetivas para situar o tema do trabalho, taiscomo a delimitação do assunto e os objetivos da pesquisa.
  9. 9. Faculdade Anhanguera: Parte inicial do texto onde seexpõe o assunto como um todo. Informações sobre ocontexto e a importância do assunto ou atividade. Éimportante que conste as seguintes informações:- Local: menciona onde realizou-se a atividade- Período de Execução: registra o período (dia/mês/ano)de início e término da atividade. Em casos de palestra,seminários, congressos, etc,elucidar a carga horária do evento.- Título: resume a ideia do trabalho. O nome do eventoou atividade.- Objetivos: Descrever qual (ais) o (s) objetivo (s) aserem alcançados durante a atividade ou evento.
  10. 10. DESENVOLVIMENTOABNT: detalha a pesquisa ou estudo realizado.UFRR: descrição das atividades e/oupesquisa, avanços edificuldades encontradas.Faculdade Anhanguera: sintetiza o conteúdo dasatividades realizadas, apresentando os principaispontos abordados durante a atividade complementar.
  11. 11. UFSC: O desenvolvimento do assunto é a parte mais importante de umtrabalho, onde deve ser descrito as teorias, os métodos, as discussões e osresultados encontrados. O desenvolvimento textual do trabalho pode-sedividir em quantas seções e subseções forem necessárias para melhordetalhamento do conteúdo. Sugerem-se, neste relatório, as seguintessubdivisões:2.1 OBJETIVO GERALDescrever o objetivo geral da pesquisa.2.1.1 Objetivos específicosDescrever os objetivos específicos da pesquisa.2.2 METODOLOGIADescrever a metodologia adotada na pesquisa.2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAISDescrever os procedimentos experimentais realizados no decorrer do estudo(equipamentos, técnicas e processos utilizados).2.4 RESULTADOSRelatar os resultados obtidos a partir dos experimentos e dos estudosrealizados.
  12. 12. CONSIDERAÇÕES FINAISABNT: Cri...cri...cri...UFRR: ou conclusões.Faculdade Anhanguera: Apresenta os avanços acadêmicos que aatividade proporcionou para o discente e a sociedade como umtodo.UFSC: Nesta seção são descritas claramente as conclusõesretiradas das discussões e dos experimentos realizados nodecorrer da pesquisa, e finalizada a parte textual do trabalho.Recomendações são declarações concisas de ações, julgadasnecessárias a partir das conclusões obtidas, a serem usadas nofuturo.
  13. 13. DICAS!!!
  14. 14. TER CLAREZA DOS OBJETIVOSTodo relatório tem por objetivo: descrever aquiloque foi observado, visto e ouvido, durante um certotempo, sobre um evento qualquer (reunião, debate,filme, pesquisa, estagio, visita, etc) tendo em vistainformar alguém que desconhece o fato e/ ouoferecer elementos para que se tire conclusões e/ousejam tomadas decisões.Cada relatório possui seus objetivos gerais eespecíficos.
  15. 15. Durante o período de observação, anotar tudoaquilo que possa ser utilizado na elaboração dorelatório: dados relevantes, dados que lhe chamema atenção, pormenores, curiosidades, etc
  16. 16. Elaborar o relatório o mais próximopossível do evento ocorrido. Porque fazer amanhã aquilo que a gente pode fazer depois de amanhã?...ou seria o contrário?
  17. 17. Como orientação para a elaboração do relatório, use o esquema utilizado pelosjornalistas: QUEM fez, O QUE fez, POR QUE fez, COMO fez, QUANDO fez e ONDE fez. Respondidas essas questões, redija o relatório seguindo a ordem estabelecida pela norma: Introdução,Desenvolvimento e Conclusão.
  18. 18. CONCLUINDO: A CONCLUSÃO Como todo relatório tem em vista a apresentação de elementos para que se tireconclusões e/ou sejam tomadas decisões, apresente naconclusão sua opinião de modo fundamentado. Diga o quepensa e o porque pensa-o.

×