Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planner

601 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Planner

  1. 1. Por Adriana Granado
  2. 2. Foi muito interessante hoje eu ter lidosobre “Planners não esperam Brief.Cavam!”no O Melhor do Marketing esimplesmente adorei!
  3. 3. Ao terminar de ler a matéria comecei a rir, no bomsentido, claro!Porque ao voltar a quase duas décadas em minhacarreira profissional, descobri que eu era “Planner” noamplo sentido da palavra e não sabia!Minha formação básica é economia e por constatar oque conto abaixo, resolvi fazer pós-graduação emMarketing e a mesma foi feita com muito “louvor”.
  4. 4. O bom Planner tem que descobrir através depesquisas, qual a real necessidade do cliente e outra,muita das vezes nem ele sabe que as possui. Assim,este deve ficar “antenado” nas mudanças constantes,principalmente as tecnológicas.Diante do conceito “Planner”, me recordei à formacomo fazíamos análises de Crédito, na Pessoa Física eJurídica, bem como em Balanços e Demonstrativos deResultados em Instituições Financeiras, paraconcessão de crédito. Leram bem? Eu disse crédito...
  5. 5. Sabem como eram feitas estas análises?Bom! A análise de crédito na Pessoa Física, era baseada emquestionamentos como:Renda do Cliente, Despesas fixas, Lazer, Férias (onde passavam as suasférias), Números de casamentos e filhos (por causa de pensão alimentícia),Automóvel, Se tinha seguro de auto, de Vida e Previdência Privada,Investimentos (se conservador, misto ou agressivo), Qual a profissão, Secasa própria ou não, Levantamento de notícias sobre a empresa em quetrabalhava ou do negócio próprio, Quem eram seus principaisConcorrentes, Fornecedores, Prazo de recebimento, Qual o setor deatuação, Através de índices retirados dos números do Balanço eDemonstrativos de Resultados determinava-se como a empresa se situavano setor. Ao levantarmos estes dados, era gerado um resultado numéricoque demonstrava a capacidade de pagamento do Cliente.
  6. 6. Logo depois, fui Gerente de Contas e de Agência.Peguei momentos em que o mercado estava um caos.Bancos se utilizando de créditos do Banco Centraldireto. Podia-se prever o que acabou ocorrendo,fusões, vendas, compras e o desaparecimento devárias instituições.Desta forma, as instituições que sobreviveram,passaram por estruturações internas. Departamentosem duplicidade, óbvio, foram extintos, escolha denova diretoria, enfim é um processo meio quedemorado.
  7. 7. Nós Gerentes de Agências, tivemos que usar de muitacriatividade para não perder nossos clientes, para outrasinstituições.Muitos bancos se aproveitaram desta situação e começaram acair como “vampiros” em nossos clientes.Nesta época, eu atuava no Centro Empresarial e junto comminha equipe “inventamos, Co criamos”, estratégias paraRetenção, Manutenção e Prospecção de Clientes. Sentimos areal necessidade de conhecer nossos concorrentes diretos, poiso Centro Empresarial é uma mini cidade.
  8. 8. Tivemos contato com a equipe de cada instituição existentena mesma e conhecemos seus produtos, serviços, forma deatendimento etc.Diante de tantos dados, nós reinventamos nossa agência.Estudamos em conjunto cada produto, serviços e osbenefícios dos mesmos em relação ao da concorrência.Previdência Privada passou a ser o “xodó” dos executivos,porque poucos conheciam o produto e não sabiam comovendê-lo.Redistribuí as carteiras de clientes para os gerentes,conforme as características de cada um deles e assimaconteceu a segmentação.
  9. 9. Enfim, o Planner tem que cavar a necessidade do cliente entendendo a fundo o que ele deseja e apresentar a solução rapidamente. O mundo não para! Vocês sabiam que já existe segmentação de clientes nas Redes Socias? Esta será nossa próxima “proza”.Skype: adriana.granado2E-mail: victor59@globo.comLinkedin: http://www.linkedin.com/pub/adriana-granado/7/b32/593Facebook: https://www.facebook.com/adriana.granado1Twitter: http://twitter.com/#!/AdriGranadoBlog: http://adrianagranado.blogspot.com/SlideShare: Adriana_GranadoYoutube: AG Marketing Digital & Off Line Adriana Granado

×