Unificação italiana e alemã

4,870 views

Published on

Movimento nacionalista e de unificação

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,870
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
121
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Unificação italiana e alemã

  1. 1. DISCIPLINA HISTÓRIA Unificação Italiana e Alemã 01 AULASNº de Aulas paradesenvolver o TemaData de início 03/2012Professor ADRIANA GOMES MESSIAS
  2. 2. OBJETIVOCompreender os processos de unificação territorial daItália e da Alemanha no contexto europeu do século XIX.
  3. 3. REFERÊNCIAS PARAAPROFUNDAMENTO, ESTUDO EPESQUISA http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade- contemporanea/unificacao-da-italia-e-alemanha/teleaula-unificacao-da- italia-e-alemanha/
  4. 4. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃNo século XIX,a maior parte dos territórios europeus jáeram estados - nação,ou seja,países unificados.Itália e Alemanha,porém,não tinham o seu territóriounificado, o que prejudicava os interesses econômicosda burguesia destas regiões.Depois do Congresso de Viena, em 1815, a Itália foidividida em vários reinos, ducados e estados pontifícios,ou seja, que pertenciam à Igreja Católica.A Alemanha, por sua vez, foi dividida em 39estados, aConfederação Germânica. O poder era disputado entreos católicos da Áustria e os protestantes da Prússia.
  5. 5. Unificações alemã Otto Von Bismarck – Principal aqrticulador da unificação alemã.
  6. 6. Unificação Alemã (1871) 1815 Criação da Confederação Germânica (39 Estados independentes) pelo Congresso de Viena. Prússia e Áustria – disputavam uma posição de liderança sobre os estados germânicos. Burguesia prussiana queria a unificação do território (ampliação de mercados)
  7. 7. O Zollverein (1834)União alfandegáriados Estados alemães.Representou avitória do liberalismoburguês.União entre aburguesia e os grandesproprietários de terra(junkers) pelo domíniopolítico da Prússia.Otto von Bismarck –chancerler deGuilherme I, foiencarregado depromover o processo deunificação dos demaisestados germânicos.
  8. 8. As conquistas de Bismarck • 1864: Guerra dos Ducados contra a Dinamarca (conquistas: Schleswig e Holstein); • 1866: Guerra das Sete Semanas contra a Áustria (vitória da Prússia); • Tratado de Praga: Fim da Confederação Germânica e da influência austríaca na Alemanha. • 1870-1871: Guerra Franco- Prussiana (pela disputa do trono espanhol) . Vitória prussiana na batalha de Sedan. • 1871: Guilherme I é coroado Kaiser (imperador) da Alemanha). Início do II Reich.
  9. 9. Coroação do Kaiser Guilherme I
  10. 10. Unificações italiana e alemã A Itália,além de estar dividida entre várias monarquias autônomas, sofria adominação da Áustria, que dominava a região da Lombardia e a cidade de Veneza. O norte da Itália, onde ficava o reino de Piemonte-Sardenha, concentrava a maior parte daConde Camillo de Cavour Giusseppe Garibaldi – burguesia, que desejava– unificador da parte unificador da parte sul aunificação para formar umnorte da Itália. da Itália. mercado nacional para os seus produtos Assim, foi no reino de Piemonte-Sardenha que teve início o movimento pela unificação da Itália,em1848.
  11. 11. A unificação italiana• Processo histórico da unificação italiana:a) Os CARBONÁRIOS – movimento secreto cujo objetivo era divulgar ideias nacionalistas (Rissorgimento);b) Monarquistas (liderança do Conde Camillo de Cavour)c) Republicanos ( liderança de Giuseppe Mazzini e Garibaldi)
  12. 12. A unificação começa no norte (1860)...• Reino do Piemonte- Sardenha (governado pelo Rei Vitor Emanuel II) - concentrava a indústria existente na Itália e a burguesia;• 1860: união entre o reino do Piemonte com Napoleão III (controlar o domínio austríaco)
  13. 13. ... e termina no sul (1871)• G. GARIBALDI (líder dos • Disputa entre os líderes “camisas vermelhas”) – da unificação italiana e o Conquista da Sicília e sul Papa (líder dos Estados da península. Pontifícios)• Garibaldi passa a Cavour a • 1866: Camillo de Cavour liderança do movimento retoma o processo de de unificação. unificação;• Disputa entre Napoleão III • 1871: Vitor Emanuel (aliado da Áustria) e os transfere-se para Roma líderes da unificação concluindo o processo de italiana. unificação. • Estabelecimento da Questão Romana. (concluída em 1929).
  14. 14. Testando o conhecimentohttp://quizlet.com/10210628/test/?matching=on&mult_choice=on&tf=on&prompt-term=1&prompt-def=1&limit=10

×