Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Reino franco

10,266 views

Published on

Published in: Education

Reino franco

  1. 1. DISCIPLINA HISTÓRIA - EM REINO FRANCO 02 AULASNº de Aulas paradesenvolver o Tema 03/2012Data de início 3ºANO EMSérie ADRIANA GOMESProfessor MESSIAS
  2. 2. OBJETIVOAqui veremos sobre como as invasões bárbarascontribuíram para o fim do império romano do ocidente.Quais os povos bárbaros de maior destaque. O impérioCarolíngio também será analisado, com destaque paraCarlos Magno, que conseguiu manter o controle sobreseus territórios durante sua vida. Também como teve fimeste reinado.
  3. 3. PRE- REQUISITOS PARA A AULA Recomendações & Orientações do Professor para os Alunos - Pais -*O aluno deverá fazer leitura prévia na apostila sobre o tema da aula, anotando possíveis dúvidas e curiosidades.( Pag.66 e 67) -*Faça os exercício propostos sempre prestando muita atenção no enunciado ; -*Para ilustração do tema, sugiro assistir filme indicado; -*Não falte às aulas, pois é só lá que terá as explicações necessárias para desenvolver as habilidades exigidas; -*Outros exercícios serão desenvolvidos em sala de aula, portanto, traga sempre seu caderno, apostila de atividades, lápis e borracha. -* Em casa buscar informações extra no Portal COC, lendo textos, fazendo exercícios sugeridos para reforço do aprendizado.
  4. 4. REFERÊNCIAS PARA APROFUNDAMENTO, ESTUDO E PESQUISA http://www.youtube.com/watch?v=99J1k486gXI (musica) http://www.youtube.com/watch?v=t8AhA7qS0Q4&feature=related (video aula)
  5. 5. O REINO FRANCO
  6. 6. SURGIMENTO DO REINO FRANCO• No SÉCULO v, OS FRANCOS OCUPARAM A REGIÃO DA GÁLIA(ATUAL FRANÇA);• A diferença deles para os outros povos bárbaros foi justamente a sólida estrutura política que ajudou na expansão.• Algumas dinastias se destacaram. A primeira foi a Merovíngia. Foi nesta que começou a expansão do império Franco.
  7. 7. DINASTIA MEROVINGIA
  8. 8. CLÓVIS(482-511), converteu-se para o cristianismo e promoveu uma aliança com a igreja. O batismo de Clóvis teve conseqüências incalculáveis para os destinos da Igreja e da França. Clóvis, católico, foi considerado desde então como o chefe do catolicismo.
  9. 9. Após sua morte, em 511, o Reino franco foi dividido entre os seus quatro filhos, conhecidos como reis indolentesOs descendes de Clovis instituíram o Major Domus ( Prefeitos do palácio, destacando-se: Carlos Martel, É mais lembrado por ter vencido a Batalha de Poitiers (ou batalha de Tours) em 732, tradicionalmente considerada a ação que salvou a Europa do expansionismomuçulmano que já havia conquistado a Península Ibérica;
  10. 10. Batalha de Poitiers (732)
  11. 11. Pepino, o Breve •Fez coroar rei, dando inicio a dinastia Carolíngia, consegue se tornar rei após combater os Lombardos (Itália Central) e após conquistar essas terras presenteou à Igreja Católica. Conhecido como “Patrimônio de SãoPedro”.
  12. 12. CARLOS MAGNO • Suas maiores conquistas foram: • 773 - derrotou os lombardos anexando em seu território o norte da Itália. • 778 – estabeleceu uma posse franca na Espanha. • 804 – submeteu os saxões que haviam no norte do seu reinado. • O êxito de suas conquistas teve o apoio da igreja. Em 800, Carlos Magno recebeu do Papa Leão III a bandeira de Santo Sepulcro, sendo aclamado ‘’ imperador dos romanos’’. Seu reino foi o mais extenso da Europa Ocidental.
  13. 13. Administração de Carlos Magno• Para administrar um império tão grande , Carlos Magno estabeleceu muitas normas: divisão do império em condados.• Entre os administradores estavam:• » Condes: responsáveis pelo cumprimento das capitulares e pela cobrança de impostos dos condados,ou seja, territórios do interior;• » Marqueses: cuidavam dos territórios situados na fronteira do império, ou seja, dasmarcas.• » Missi-dominici: inspetores do rei, que viajavam por todo o reino para fiscalizar a atividade dos administradores locais.
  14. 14. Renascimento Carolíngio• Carlos Magno preocupou-se em promover o desenvolvimento cultural de seu reino. Então ele , apoiado por intelectuais, abriu escolas e mosteiros, apoiou a tradução e a cópia de manuscritos antigos e protegeu artistas.
  15. 15. • Após a morte de Carlos Magno, em 814, o governo passou para seu filho Luis,O piedoso,que permaneceu no poder até 841. Isso mostra que o grande reino de Carlos Magno não durou muito. Porque já com os seus netos começaram as disputas.• Seus netos eram: Lotário, Carlos o calvo e Luis o Germânico. Depois que esgotaram o império os irmãos assinaram o Tratado de Verdum(843).• Esse tratado dividia o reino em três partes.• A Luis coube a França Oriental( atual Alemanha);Carlos herdou a França Ocidental( atual França); Lotário ficou com o território do centro da atual Itália até o Mar do Norte, que se chamou Lotaríngia.
  16. 16. Fim do Império Carolíngio= Feudalização

×