Planejamento Financeiro Pessoal - Turma 25012014

4,523 views

Published on

Curso: Planejamento Financeiro Pessoal - Turma Feira de Santana - 25/01/2014

Published in: Business
0 Comments
15 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,523
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
15
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Parte I - Se você respondeu “sim” a uma ou mais perguntas, você faz parte de um universo de mulheres que consomem sem necessidade.
    Parte II “Pense antes de consumir” – Algumas atitudes podem contribuir muito para a economia pessoal. Antes de comprar qualquer coisa, tente diferenciar desejo de necessidade. Pergunte-se: “Eu preciso?; Eu vou usar?”. Em supermercados, por exemplo, evite ir com fome. Quando fazemos isso, tendemos a gastar mais, pois tudo o que vemos nos apetece, nos deixa com vontade.
    Crianças também são um perigo em supermercados, pois querem tudo o que vêem. Se não puder deixá-las em casa, uma alternativa é determinar uma quantia, R$ 5,00 por exemplo, com a qual a criança terá direito de comprar o que quiser.
    Ainda em supermercados, preste atenção em todos os produtos dispostos na gôndola. Os mais baratos nunca estão às nossas vistas. Procure nas prateleiras de baixo e encontrarão boas ofertas.
  • Planejamento Financeiro Pessoal - Turma 25012014

    1. 1. Planejamento Financeiro Pessoal Como planejar suas finanças e conquistar seus objetivos?
    2. 2. www.admvital.com essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    3. 3. ADM VITAL Somos uma empresa de consultoria em negócios e gestão de pessoas diferente. A ADMVITAL é uma consultoria especializada em Desenvolvimento de Pessoas e Empresas e acreditamos que o grande patrimônio das empresas está constituído pelas pessoas que nela trabalham, pois são elas que criam, interagem, elaboram produtos, prestam serviços e trazem resultados, e isso é mais evidente ainda, à medida que outros fatores críticos de sucesso como tamanho da empresa, número de funcionários e histórico de liderança deixaram de ser tão importantes no mundo atual, globalizado e sem fronteiras tecnológicas. Cremos que é possível transformar sonhos em realidade através da nova motivação e das ferramentas de coaching. Atuamos com processos pessoais e corporativos, integrando cursos, treinamentos e consultoria em Recursos Humanos. A ADMVITAL sonha GRANDE junto com você! “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    4. 4. ADM VITAL Apresentação el ê nc ia Buscamos desenvolver as organizações e as pessoas para serem ágeis, capazes de transformarem-se por si mesmas e surpreender o mercado. Desenvolver estrategias concretas para competir Ex c Estrategia Em Bu s ca da Fortalecer os processos com práticas Pessoas Processos Recursos Utilizar eficientemente os recursos e a tecnologia “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    5. 5. ADM VITAL Apresentação Foco na excelência empresarial com atuação em: Linha de ação Diagnóstico / Anamnese do Negócio Identifica as áreas e assuntos a serem abordados Elaboração de projetos que atuarão sobre as necessidades apontadas “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    6. 6. ADM VITAL Nossos Produtos EM Escritório Virtual BREVE A ADMVITAL lança o "Centro de Negócios" voltado às empresas de serviços, profissionais liberais e autônomos que querem dar mais credibilidade ao seu negócio, necessitam de uma estrutura por um período eventual ou passam a maior parte do tempo visitando clientes. O novo empreendimento oferece ambientes mobiliados, climatizados, modernos e funcionais. São escritórios e sala de reunião; pelo período que melhor atenda sua demanda! Além disso, você conta com uma equipe treinada e dedicada ao sucesso de seu negócio. Serviços de atendimento a telefonemas; anotações de recados; gerenciamento de correspondências; recepção de clientes; entrega, busca e recebimento de encomendas; acesso à banda larga e suporte tecnológico, entre outros estão disponíveis. Tudo isso, em endereço privilegiado, sem as despesas de pessoal, luz, água, condomínio, internet, aquisição de mobiliário ou equipamentos, manutenção, limpeza, entre outros; o que permite o foco exclusivo aos negócios! Conheça os serviços de Escritório Virtual da ADMVITAL! “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    7. 7. ADM VITAL Parceiros Dispomos de parceiros para apoio contábil jurídico e para novos empreendedores, empresa em formação e empresas já existentes. Apoio na formatação de contrato social, abertura de empresas e muito mais em um só lugar! “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    8. 8. ADM VITAL Graduado em Administração pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, CRA 14244/BA - Pósgraduado em Gestão de Pessoas pela UNIFACS; Especializado em Gestão do Ensino Superior pela FGV, Professional & Self Coach e Behavioral Analyst (Coaching Assessment) certificado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e internacionalmente pela Global Coaching Community (GCC). Diretor e Consultor na ADMVITAL Consultoria Ltda. Professor universitário na UNIASSELVI e na UNEF– Feira de Santana. Experiência de mais 13 anos nas áreas de Gente e Gestão (Recursos Humanos) e Gestão Operacional (Administração / Finanças / Logística), além de experiência com processos de gestão e controle de custos em empresa de reputação nacional e internacional. Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – Pós Graduada em MBA em Marketing e Branding pela UNIFACS. Carreira construída na área Administrativo / Financeira, com mais de 10 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, atuou ativamente nas estratégias locais e globais das organizações onde atuou. Diretora e Consultora na ADMVITAL Consultoria Ltda. Possui experiência em Gestão de ferramentas de planejamento, processos e rotinas administrativas e financeiras, com foco nos principais indicadores de performance (KPIs), gestão de processos licitatórios, visão estratégica e sistêmica das organizações. V i t a l S o u z a J r. Leinara Souza vital.souza@admvital.com Diretor, Headhunter, Consultor e Coach Vivo: 71 9903 3446 | Claro: 75 8101 6532 leinara.souza@admvital.com Diretora, Consultora Claro: 75 8101 5377 “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    9. 9. ADM VITAL http://www.admvital.com ADMVITAL ADMVITAL Consultoria Ltda @_ADMVITAL ADMVITAL “ Se você pensa ou sonha que pode, comece. Ousadia tem poder genialidade e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado” Goethe “Gestão & Desenvolvimento de Pessoas”
    10. 10. essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Planejamento Financeiro Pessoal Como planejar suas finanças e conquistar seus objetivos? Objetivo O curso tem por objetivo fazê-lo assumir uma atitude positiva em relação ao seu planejamento financeiro. Desequilíbrio Financeiro | Inteligência Financeira | Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar | Adquirindo um bem | Riscos do Crédito Fácil | Guardando Dinheiro | Pensando na Aposentadoria
    11. 11. Planejamento Financeiro Pessoal essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “Dentro de cada um de nós existe uma pessoa rica, uma pessoa pobre e uma pessoa de classe média. Compete-nos decidir qual dessas pessoas queremos ser no futuro.” (Roberto Kyosaki). 11
    12. 12. Como você lida com o Dinheiro? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Você sabe como está a sua saúde financeira? O ser humano, ao gastar seu dinheiro, sempre o faz com alguma finalidade específica. Assim, quando vai ao supermercado para comprar carne e arroz, por exemplo, estará gastando seu dinheiro com a finalidade específica de atender às suas necessidades básicas de alimentação. Mas não é tão simples. Além da satisfação das nossas necessidades, somos movidos também por desejos, às vezes incontroláveis. É assim quando compramos por impulso, quando cedemos à pressão da propaganda ou de familiares, entre outras causas. À vista disso, responda às questões a seguir. A cada resposta corresponderá um comentário. Reflita sobre cada um deles.. 12
    13. 13. Como você lida com o Dinheiro? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] A escola prepara as crianças para o mundo real? Pai Pobre: Eu não posso pagar Pai Rico: Como posso pagar? Pai Pobre: Estude bastante para que você possa encontrar uma boa empresa para se trabalhar. Pai Rico: Estude bastante para que você possa encontrar uma boa empresa para comprar "Os pobres e classe média trabalham por dinheiro. Os ricos fazem o seu dinheiro trabalhar duro para eles. “ Roberto Kyosaki 13
    14. 14. Como você lida com o Dinheiro? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Assim como o físico e a mente padecem de doenças, nosso "corpo" financeiro também. 14
    15. 15. Desequilíbrio Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O QUE É O DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO O equilíbrio financeiro (que seria o estado saudável) é apenas e meramente uma relação neutra ou positiva entre o dinheiro que entra e o que sai. Isso não envolve matemática avançada ou conhecimentos técnicos em finanças.  Desnutrição financeira;  Doença financeira;  Perda de reservas financeiras;  Endividamento 15
    16. 16. Desequilíbrio Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] SINTOMAS DO DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO Insuficiência crônica de caixa; Dependência constante de empréstimos; Utilização de taxas de juros superiores a rentabilidade; Mudança constante de fornecedores; Alteração constante do humor pessoal. 16
    17. 17. Desequilíbrio Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 17
    18. 18. Desequilíbrio Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] CAUSAS DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO Gastar mais do que ganha; Imediatismo; Apatia (ou fobia) a finanças; Renda insuficiente ou inexistente; Excesso de Autoconfiança;  Pressão social. 18 NAVARRO, Conrado; MASSARO, André. Dinheiro é um santo remédio – Cure sua vida financeira e nunca saia de forma. São Paulo: Gente, 2013
    19. 19. Desequilíbrio Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] PARAÍSO ou INFERNO FINANCEIRO? 19
    20. 20. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] A seguir são apresentadas dez situações comuns e, para cada uma delas, sete diferentes comportamentos ou atitudes possíveis. Identifique qual das atitudes você tomaria se estivesse na situação. 1) Você recebe uma grana extra como bônus, gratificação, prêmio ou 13o salário, por exemplo. Então, você: a) Guarda tudo para o futuro, porque você pode precisar numa emergência. b) Antes de receber, já gastou, então é só pagar dívidas. c) Conta com este dinheiro extra para poupar. d) Nem se lembrava de que tinha este dinheiro extra. e) Fica chateado(a) porque é muito menos do que você precisa. f) Sabe que se alguém que você ama descobrir, já vai pedir emprestado e você não sabe dizer não nessas horas. g) Coloca este extra nas receitas do seu orçamento mensal e planeja o que comprar, reservando parte para aplicações. 20
    21. 21. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 2) Você está chegando em casa depois de passar uns dias em viagem, falta tudo em casa, e você vai às compras no supermercado. Então você: a) Pensando bem, posso comprar o que falta depois. b) Vai ao supermercado sem qualquer lista e faz a festa. c) Faz a lista de compras e olha os preços de cada produto, comprando sempre o mais barato. d) Pede para alguém ir ao supermercado comprar o que falta, mas nem sabe bem o que quer. e) Fica nervoso(a) porque não tem nada em casa e tem que ir às compras, mas o dinheiro nunca dá. f) Compra tudo que precisa e sabe que tenha ou não tenha dinheiro, não pode deixar de comprar as “coisinhas” de quem você ama. g) Está feliz por voltar para casa, faz a lista de tudo o que quer comprar e curte a ida ao supermercado. 21
    22. 22. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 3) Você está em período de festas de fim de ano e, tanto no trabalho quanto em família, há listas de amigos secretos. Então você: a) Avisa que não gosta de entrar em lista de amigo secreto. b) Entra em todas as listas, gosta das trocas de presentes, da alegria. c) Fica sem jeito de não entrar na lista e compra qualquer coisa baratinha. d) Esquece até o nome do amigo secreto e nem se lembra de comprar o presente. e) Acha uma bobagem e uma chateação esse negócio de “amigo secreto”. f) Ao escolher o presente, enrola-se todo, não sabe o que escolher, se compra algo mais barato ou se vai ficar chato. g) Curte os bilhetinhos de amigo secreto, estuda o tipo do “secreto” e escolhe um presente que vai agradá-lo, sem sair do próprio orçamento. 22
    23. 23. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 4) Depois de um ano de trabalho, você programa suas férias anuais de 30 dias. Então você: a) Prefere vender as férias para a empresa e guardar o dinheiro para o futuro. b) Já escolheu um roteiro e, por conta das férias, já comprou roupas e não vê a hora de curtir tudo. c) Escolhe economizar o máximo possível, procura descansar sem gastar. d) Nem sabe o que fazer nas férias, aonde e com quem viajar. e) Fica irritado(a) porque o dinheiro das férias não dá para aquele roteiro escolhido. f) Gostaria de passar férias de verdade, de um modo e em um lugar diferente. Mas vai ter de viajar de novo para o lugar de sempre, com a companhia de sempre, que não é a que você gostaria. g) Planejou as férias com meses de antecedência, agora é só desfrutar de cada dia com alegria, o orçamento garante. 23
    24. 24. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 5) Você está com um grupo de amigos em um restaurante. No final, o garçom apresenta a conta. Então você: a) Dá uma desculpa como “esqueci a carteira”, ou “estou sem dinheiro.” b) Paga a conta de todos com o cartão de crédito. c) Confere a conta, divide certinho até os centavos para cada um dos participantes. d) Paga sem olhar direito e esquece de pegar o troco de volta. e) Fica chateado com o valor da conta, muito maior do que você esperava. f) Sabe que um dos amigos está com dificuldades, então pensa que deveria pagar a conta dele. Mas, acha que, se pagar a dele, talvez fosse melhor pagar toda a conta e, então, fica constrangido em não pagar. g) Gosta da companhia dos amigos e paga com prazer sua parte, sem problemas. 24
    25. 25. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 6) Mensalmente, no “dia do pagamento”, que deveria se chamar “dia do recebimento”, qual é a sua sensação? a) Primeiro você separa uma parte para o futuro, depois divide para os gastos do mês. b) Quando chega o dinheiro, já gastou grande parte, a maioria é para pagar dívidas. c) Fica marcando tudo que gasta, sem esquecer as menores coisas, até as balas. d) Nem sabe direito quanto recebe porque não trabalha por dinheiro. e) É o dia do mau humor porque sente que recebe menos do que merece. f) Precisa pagar logo as dívidas, porque se sobrar algum, sabe que já vão pedir para você. g) É um dia importante, porque permite pagar as dívidas, aplicar para os sonhos e deixar a reserva para a vida durante os próximos 30 dias. 25
    26. 26. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 7) Quando você pensa em fazer negócios e lembra dos amigos e parentes, então você: a) Negócio é negócio, amigos à parte. b) Conta com os amigos nos negócios, embora tenha amigos que não paguem. c) Geralmente os negócios com amigos e parentes viram briga. d) Se faz negócio com amigo e parente, depois não sabe cobrar e acaba no prejuízo. e) Os amigos e parentes vivem fugindo, nem dá para fazer negócio. f) Sabe que se fizer negócios com eles, vai levar prejuízo, vão acabar não pagando. g) Muito melhor fazer negócios com amigos e parentes do que com inimigos ou desconhecidos. 26
    27. 27. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 8) Quando amigos e parentes pedem dinheiro emprestado a você, qual é sua atitude? a) Falo que não tenho dinheiro, porque sei que não me pagam. b) Estou sempre emprestando dinheiro, mas nunca me pagam. c) Se empresto, cobro juros. E se não me pagam não empresto de novo. d) Se tenho no bolso, empresto tudo que tenho e nem anoto o quanto. e) Não empresto dinheiro, tem muito “folgado” em todo lugar. f) Sinto que mesmo não querendo e sabendo que não vão me pagar, tenho que dar o dinheiro, porque senão vira briga. g) Empresto somente em condições especiais, sem que abusem de mim. Muitas vezes prefiro dar a emprestar. 27
    28. 28. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 9) Na hora de pagar o cartão de crédito ou cheques pré-datados, relativos a compras/ dívidas que você mesmo realizou, qual é seu comportamento? a) Sente-se mal de pagar. b) Falta dinheiro, mas paga um pouco e rola a dívida para continuar com o crédito aberto. c) Já tinha tudo “anotadinho”, por isso paga porque tem que pagar. d) Nem lembra o dia do pagamento, muito menos sabe se tem como pagar. e) Não gosta de pagar, fica muito nervoso(a), porque depois faz falta. f) Percebe que grande parte da dívida é porque não soube dizer não na hora que lhe pediram dinheiro ou para comprar coisas. E agora, você tem que pagar com dificuldades. g) Utiliza cartões e cheques pré-datados a seu favor, como parte do seu planejamento do orçamento, sem incorrer em pagamento de juros. 28
    29. 29. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 10) Você encontra, na pior, um velho amigo, que era muito bem de vida, qual é seu sentimento? a) Fica surpreso(a) com o estado do amigo, mas acha que é problema dele. b) Fica com dó e oferece apoio financeiro para tirá-lo da pior. c) Olha para o amigo, diz que gostaria de ajudá-lo, mas que dinheiro não tem. d) Lembra-se de que o amigo tinha tanto dinheiro, uma boa vida, e nem se dá conta de que podia dar-lhe uma mãozinha. e) Lá no fundo acha até “bem feito” que está na pior, assim sente como é a vida do pobre. f) Leva o amigo para casa, cuida dele e até lhe dá algum dinheiro para que recomece a vida. g) Acolhe o amigo, ouve sua história, e se oferece para o que for preciso. Amigo é para essas coisas, também. Gabarito: Conte quantos pontos você fez em cada uma das letras de (a) a (g): a) = _____; b)= _____; c)=_____; d)= ______; e)=______ ; f)= _____ ; g)= _____. 29
    30. 30. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (a) Entesourador ou “pão-duro”: Você tem medo de que falte dinheiro no futuro. Então economiza o máximo que pode no dia-a-dia. A consequência é que não se permite usufruir da abundância e das coisas boas e belas. E o pior, para você o futuro nunca chega, porque não tem data. Duas dicas: aprenda a descobrir o que você gosta, o que você quer desfrutar da vida e faça uma lista dos seus sonhos, para realizá-los até a data que você mesmo determina. 30
    31. 31. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (b) Consumista ou “mão aberta”: Você vive no presente, sem se preocupar com o futuro. Costuma satisfazer-se na hora, sem se preocupar com o amanhã. A consequência é que complica sua vida na hora de pagar as contas, porque não faz um planejamento do orçamento mensal. Duas dicas: o mundo não vai acabar hoje e você pode comprar o que você quiser amanhã, então, deixe para depois o que você não vai utilizar hoje. Perceba que seus maiores impulsos para compra compulsiva ocorrem quando você está triste, chateado ou sozinho. Procure se distrair, conversando com alguém, trazendo à consciência que a compra de qualquer produto não vai resolver sua carência emocional do momento. 31
    32. 32. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (c) Escravo do dinheiro: Você transformou o dinheiro, que é uma energia de troca, em seu “senhor” e você em escravo. Você sabe o preço de tudo, e só se interessa por coisas e assuntos ligados a dinheiro. A dica para você é experimentar o dinheiro como meio ou instrumento de troca, para realizar o que você gosta e quer. Assim, você se libertará da escravidão, tornando-se o seu próprio “senhor”. 32
    33. 33. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (d) Desligado do dinheiro: Você nem sabe direito quanto recebe, nem os preços das coisas. É bem provável que alguém cuide de você tanto quanto cuida de seu dinheiro. Esse desligamento indica que você não assume a própria vida. Para você crescer e amadurecer, precisa aterrar, tomar contato com suas emoções. Um bom começo é procurar descobrir os preços de todas as coisas que você gosta e consome. 33
    34. 34. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (e) Quem tem raiva de quem tem dinheiro: Você deve ter passado muitas dificuldades financeiras na infância, assistindo pessoas muito bem de vida. Nessa relação você não vê possibilidade real de acesso ao dinheiro, daí a sua raiva dos ricos e famosos. Uma dica: hoje é possível você “fazer dinheiro” com o que você sabe e gosta de fazer, basta você aprender Educação Financeira. 34
    35. 35. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (f) Confuso entre amor e dinheiro: Você confunde a energia do dinheiro com a expressão afetiva e amorosa. Isso é compreensível porque ambos, amor e dinheiro, são energias de troca. Perceba que onde falta afeto, dinheiro não compensa, mas gera uma relação de abuso afetivo e codependência financeira. Uma dica: prepare-se para compreender o jogo afetivo e comece a educar-se financeiramente. 35
    36. 36. Estilos de Lidar com o Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] (g) Educado financeiramente: Parabéns! Você faz parte de uma minoria da população. Você reconhece que o dinheiro é uma energia de troca entre pessoas para facilitar a vida. Sabe desfrutar da alegria, da beleza e das coisas boas do dia-a-dia, sem complicar seu futuro. Você tem sonhos e sabe realizá-los. O mundo está ao seu dispor. Boa Sorte! 36
    37. 37. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Imprevistos médicos; Imprevistos com a casa ou com o carro; Os credores; Impostos; Contas de Agua, luz, telefone; Multas; Demissão... 37
    38. 38. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “Rico não é quem ganha muito, é quem gasta pouco” - Luís Carlos Ewald 38
    39. 39. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição” - George Clason 39 George Samuel Clason foi o escritor do livro mais antigo e famoso sobre finanças pessoais: O Homem Mais Rico da Babilônia, lançado em 1926
    40. 40. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição” - George Clason 40 George Samuel Clason foi o escritor do livro mais antigo e famoso sobre finanças pessoais: O Homem Mais Rico da Babilônia, lançado em 1926
    41. 41. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] AS CINCO LEIS DE OURO PARA O ACÚMULO DE RIQUEZAS 1- Faça reserva de no mínimo 10% do que ganha; 2 – Empregue seu dinheiro para multiplica-lo; 3 – Seja cauteloso ao investir, ouça conselhos de quem sabe mais; 4 – Investir naquilo que já está familiarizado; 5 – O Dinheiro foge do HOMEM QUE O FORÇA A GANHOS IMPOSSÍVEIS ou que dá ouvidos a conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que CONFIA EM SUA PRÓPRIA INEXPERIÊNCIA E DESEJOS ROMÂNTICOS NA HORA DE INVESTI-LO. CLASON, George. O homem mais rico da Babilônia. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997
    42. 42. Inteligência Financeira essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Desejo X Necessidade O que te motiva????
    43. 43. Desejo X Necessidade essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Economia = Ciência da Escassez 43
    44. 44. Desejo X Necessidade essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Endividamento Por que as pessoas se endividam? Bem, a primeira resposta que nos vem à mente é que isto acontece porque muita gente na verdade gasta mais do que ganha. Embora seja uma verdade, no entanto, este não é a única causa do endividamento. Imprevistos X Falta de Poupança 44
    45. 45. Como você lida com imprevistos? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O que fazer se estiver no vermelho • Assuma a situação de endividado para você e sua família; • Não agregue o limite do cheque especial à sua renda. Se necessário, peça ao gerente do banco para reduzi-lo; • Reserve uma parte da sua renda para pagar as dívidas; • Renegocie as dívidas – faça um acordo para refinanciamento das parcelas; 45
    46. 46. Como você lida com imprevistos? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] A missão de transformar prejuízo em lucro 46
    47. 47. Cuidando dos pequenos gastos Dicas: essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 1)não gaste mais do que tem; 2)tenha sempre uma reserva; 3)anote os seus gastos; 4)comprar preferencialmente à vista; 5)pesquisar preços; 6)evitar andar com cartões de crédito ou cheques na carteira; 7)planejar os gastos; 8)evitar utilizar o limite de sua conta bancária. 47
    48. 48. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O que fazer quando as despesas superam a receita? • Seja rígido com gastos adicionais. • É possível economizar em alguns gastos fixos, como luz e água, por exemplo. • Os gastos variáveis também podem ser repensados e remanejados. • Repita o processo quantas vezes for necessário, reduzindo a cada etapa uma fração das despesas. 48
    49. 49. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Como nossas emoções influenciam nossas decisões? •Incapacidade de tolerar frustrações e aceitar limites. •Satisfação a curto prazo •Não segue planejamentos. Fura todos. •Paga dívidas para ter crédito e poder fazer outras. •Raiva de ser confrontado com gastos 49
    50. 50. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Emoção X Dinheiro Responda: O que me leva a fazer uma compra por impulso ? Onde gasto dinheiro sem pensar? DICA PARA NÃO GASTAR SEM NECESSIDADE Pergunta básica: Eu realmente preciso disto agora ?  Seja seletivo  Pesquise preços  Peça descontos para pagamento à vista 50
    51. 51. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O mistério do dinheiro que some Pequenas compras diárias como: Cafezinho; um doce, uma balinha no semáforo, uma bijuteria, uma revista , um pão de queijo , uma coca cola, um CD.... Levam seu dinheiro embora. 51
    52. 52. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Pense antes de consumir • • • • 52 “Eu realmente preciso disso?” Seja seletivo; Pesquise preços; Peça descontos para pagamento à vista.
    53. 53. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O Ciclo do Gastador Período de controle Desconforto emocional Remorso Ciclo do gastador Alívio 53 Gastos
    54. 54. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Pequenos obstáculos em nosso caminho • Trocar de carro. • Trocar de celular. • Renovar o guarda-roupas. • Novos Sapatos e Bolsas • Reformas na casa. • Festas frequentes com amigos. • Luz acesa, torneira pingando.
    55. 55. Cuidando dos pequenos gastos essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Racionalizar gastos • • • • Anote seus gastos diários em um caderno; Cole uma foto ou escreva o seu sonho em locais estratégicos; Analise semanalmente os gastos; Use as liquidações e promoções a seu favor, mas seja disciplinado; • Não alimente as dívidas e, se necessário, faça cortes drásticos. Lembre-se, é apenas uma fase. • Pesquise preços e formas de pagamento. 55
    56. 56. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Pior que o fim do mundo, para mim é... ...o Fim do mês ! Zeca Balero 56
    57. 57. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] CAV – Ciclo de aprendizagem vivencial. “O que eu escuto, eu esqueço O que eu vejo, eu lembro O que eu faço, eu aprendo.” Frase atribuída a Confúcio (551/479 a.C.), sábio chinês.
    58. 58. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Atividade - AUTODIAGNÓSTICO 58
    59. 59. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching]
    60. 60. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Qual a sensação de fazer este exercício? 60
    61. 61. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Seu patrimônio está coerente com sua idade e renda? • • • Multiplique sua Renda Bruta Anual pela sua Idade e divida por 10. Terá o patrimônio esperado para alguém da sua Idade e Renda. Ex. Renda mensal R$ 3.000,00, 60 anos de idade = Patrimônio de R$ 216.000,00 (=3000 x 12 x 60 /10) Fórmula desenvolvida pelos norte-americanos Thomas J. Stanley e William D. Danko - autores do livro “ O Milionário mora ao lado 61
    62. 62. Diagnosticando suas Finanças essence of success [attitude, training + leadership, coaching] E agora? PARAÍSO ou INFERNO 62 FINANCEIRO?
    63. 63. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O desafio de encontrar o caminho e andar no caminho. Definir o ponto de partida e o ponto de chegada. Ser sincero. 63
    64. 64. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Comunicação com a realidade MENTE (razãoanalítico) CORAÇÃO (emoção) DINHEIRO (empreendedorismo e ação) 64
    65. 65. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 65
    66. 66. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Cruze os 9 pontos ao lado utilizando apenas 4 linhas retas, sem tirar a caneta do papel.
    67. 67. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Cruze os 9 pontos ao lado utilizando apenas 4 linhas retas, sem tirar a caneta do papel.
    68. 68. Planejamento Financeiro Reflexão essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Ter inteligência financeira é: Aprender a Diminuir O QUE SAI e Multiplicar O QUE ENTRA Dívidas atraem Dívidas  Dinheiro atrai Dinheiro  Usem os juros a seu favor e não contra  68
    69. 69. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 69 CONSCIÊNCIA (Inteligência Mental) 4 Quatro dimensões VISÃO (Inteligência Espiritual) DISCIPLINA PAIXÃO (Inteligência Física) (Inteligência Emocional)
    70. 70. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Como fazer para sobrar dinheiro? • Eliminar despesas que implicam em cobrança de juros; • Cortar despesas desnecessárias; • Reduzir despesas com restaurantes, roupas novas, viagens frequentes; • Reduzir um pouco mensalmente = grande economia anual; 70
    71. 71. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 1. Defina seus gastos: use um caderno para anotar, mês a mês, suas receitas e despesas (fixas e variáveis) 2. Controle seus gastos: defina quais gastos são indispensáveis e quais não. A partir daí, estipule um prazo durante o qual terá de abrir mão de algumas despesas como idas ao cinema, jantares em restaurantes, etc... 3. Conheça seu estado financeiro: depois de identificar suas receitas e suas despesas, você terá um retrato de sua situação financeira atual e de quais gastos deve eliminar ou reduzir para atingir suas metas. Nunca é tarde para começar a planejar o futuro. Ao realizar seus pagamentos cotidianos como aluguel, alimentos, transporte, luz, telefone e outros serviços, a perspectiva de economizar pode parecer impossível. No entanto, se você começar a dar mais atenção às suas finanças, poderá assegurar seu futuro e o de sua família. 71
    72. 72. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Momentos decisivos Sinal vermelho Sinal vermelho 72 mudar radicalmente hábitos mudar radicalmente hábitos (renegociar dívidas) (renegociar dívidas) Sinal amarelo Sinal amarelo fazer algumas mudanças -- fazer algumas mudanças começar a juntar dinheiro -- começar a juntar dinheiro Sinal verde Sinal verde avaliação e adequação dos avaliação e adequação dos investimentos para atingir investimentos para atingir objetivos objetivos
    73. 73. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 73 Sinal Vermelho RECONHECER O que você pode cortar em cada item abaixo? • Supermercado • Carro/moto • Telefone celular e fixo • Cheque pré-datado 1,99/dia 716,40/ano • Fiança e agiotas 10,00/dia 3.600,00/ano • Cartões de crédito 20,00/dia 7.200,00/ano • Liquidações e promoções • Gastos fantasmas
    74. 74. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Qual a sensação de fazer este exercício? 74
    75. 75. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O que aconteceu em 11/09??? O que aconteceu em 09/11??? Tendência a lembrarmos de eventos ruins. Fonte: Daniel Godri
    76. 76. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Sinal Vermelho Taxa de juros da economia 10,50% aa 0,875% am Juros nos Emprestimos e Financiamentos - Base R$ 100,00 Modalidade Taxas Médias Divida Dívida Praticadas Acumulada Acumulada %am 1 ano (R$) 2 anos (R$) Cheque Especial 8,40% 263,24 692,95 Cartão de Crédito 12% 389,60 1.517,86 Financeiras 10% 313,84 984,97 Crédito Pessoal 5,40% 187,97 353,33 Crédito em Consignação 2,50% 134,49 180,87 76
    77. 77. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Sinal Amarelo Fidelidade nas pequenas coisas, e nas grandes também. 77
    78. 78. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Sinal Amarelo DICAS • Elaborar a planilha financeira • Envolver a família • Definir valor de investimento mensal para criar ativos • Concentrar as economias num único Banco • Evitar o uso de empréstimos e financiamentos; priorizar compras a vista 78
    79. 79. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Pai Provedores: Mãe Pai Gastos: Mãe Filhos Todos devem participar no planejamento orçamentário Para tanto é necessário: 1) Estabelecer prioridades e objetivos – visão de futuro 2) Considerar a realidade de vida – renda e estilo de vida 3) Consciência das limitações financeiras – gastar menos para poupar 79
    80. 80. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O que fazer para evitar problemas financeiros em casa?  Exponha os problemas financeiros ao cônjuge.  Tenha sua própria conta no banco para gastos particulares e de pequeno valor.  Para fazer grandes despesas converse com o cônjuge.  O casal deve ter os mesmo objetivos financeiros.  Combine o discurso a ser feito às crianças.  Mantenha todos engajados no objetivo de formar um patrimônio.
    81. 81. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Sinal Verde 81
    82. 82. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Sinal Verde DICAS • Diversifique investimentos • Inicie a educação financeira dos filhos • Viva a simplicidade voluntária • Utilize a sua vocação com novas atividades • Selecione os investimentos, observando o seu momento de vida: idade dos filhos, tempo para se aposentar, previsão de renda na aposentadoria. • Cultive o seu equilíbrio em busca de qualidade de vida 82
    83. 83. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Por que planejar? Por que as pessoas não planejam? Passos a seguir para um planejamento financeiro Identificar metas e objetivos Reunir as informações necessárias Analisar a situação atual e considerar as alternativas Desenvolver estratégias para atingir as metas Implementar as estratégias Examinar e revisar seu plano periodicamente 83
    84. 84. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Os 10 passos para iniciar um planejamento financeiro DESPERTAR 01. Visão 02. Autoconhecimento 03. Situação Atual 04. Diagnóstico Processo Analítico Visão, Desejo Cérebro ativado, comportamento/atitude Balanço Financeiro Força/fraqueza/oportunidade/ameaça CAMINHAR 05. Estratégias 06. Criatividade Processo Criativo Intuitivo SÍNTESE Processo Operacional 07. Planos de Ação 08. Implementação 09. Mudando Hábitos 10. Revisões Colocar no papel Participação familiar Agir / fazer - novos paradigmas Refazer balanço financeiro/ Promover ajustes Idéias para mudar/equilíbrio Selecionar idéias/fazer diferente
    85. 85. Planejamento Financeiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Todo sonho tem um preço! Transforme seus planos em números e faça as contas. Senão, vai ser muito mais difícil conseguir o que você quer. 85
    86. 86. Adquirindo um bem essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Ter filhos na universidade ou em curso de mestrado Casa própria Viajar Comprar um carro, ou trocá-lo 86 Complementar a aposentadoria, ter uma renda a mais, uma vida melhor.
    87. 87. Adquirindo um bem essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 87
    88. 88. Adquirindo um bem essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Financiamento ou Consórcio? Vantagens Desvantagens Financiamento - Aquisição Imediata - Juros mais altos - Compra por impulso Consórcio - Taxa de administração baixa - A contemplação não é - Flexibilidade no imediata pagamento - Compra planejada Custo Real Efetivo é a soma de todos os custos que compõem um financiamento: juros, seguros e taxas 88
    89. 89. Adquirindo um bem essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Financiamento é igual remédio, se não for bem dimensionado pode matar ou não funcionar; O financiamento deve ser utilizado para aquilo que foi previsto; “Existem duas coisas importantes em relação ao crédito, a segunda melhor é obtê-lo e a primeira é não precisar dele” 89
    90. 90. Adquirindo um bem Alugar ou Comprar? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Considere o custo. Quanto custa para comprar o objeto? Qual a taxa de aluguel? Quanto tempo de aluguel até você ter pago o valor de compra do bem? Considere a frequência que você usa o item. É algo que você só vai usar poucas vezes, como uma lavadora de alta pressão ou um vestido de festa? Ou algo que você precisa ter a mão o tempo todo? Considere por quanto tempo você pretende usar o item. Você pretende manter essa residência por um ano, ou pelos próximos 20 anos? Precisas de um automóvel para os finais de semana ou para o deslocamento diário ao trabalho? Considere o valor de revenda. O item se valoriza ao longo do tempo ou vai perdendo o valor pelo uso ou pela mudança de tecnologia?  Considere o impacto do seu uso no item. Algumas das nossas coisas simplesmente se deterioram. Outros sofrem pouco impacto pelo uso. Você vai comprar um sofá que vai ser destruído por crianças ou pelo cachorro? 90
    91. 91. Adquirindo um bem Compra à vista ou parcelado?  Compras pedem organização e planejamento  Pesquise, pesquise e pesquise!!!!  Peça descontos. 91 essence of success [attitude, training + leadership, coaching]
    92. 92. Riscos do Crédito Fácil essence of success [attitude, training + leadership, coaching] A sedução do crédito O crédito é a antecipação de um prazer que se paga caro. Cartão de crédito – quando usado corretamente, pode ser um excelente parceiro na administração das finanças (40 dias para pagar). Se utilizar o crédito rotativo, pode se tornar seu pior inimigo. Cheques pré-datado – pode ser depositado antes da data combinada. Se emitir, anote para não esquecer a data acertada para depósito. Crédito pessoal – altíssimos juros embutidos nas prestações. 92
    93. 93. Riscos do Crédito Fácil essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Nunca foi tão fácil comprar aquele desejado produto em “suaves” prestações. Você olha aquele valor mensal e ele parece tão pequeno! Até daria para pagar. O problema é que nessas pequenas prestações estão embutidos altíssimos juros. Em vez de financiar em 12 meses e descobrir que pagou com o valor dos juros da prestação quase duas tevês, mas levou só uma, guarde o dinheiro para fazer essa compra à vista. 93
    94. 94. essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 94
    95. 95. essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 95
    96. 96. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Diante dos diversos cenários existentes, algumas perguntas se fazem necessárias. 1 - Suas dívidas fazem com que sua vida caseira seja infeliz? 2 - Você acaba distraído de suas atividades diárias devido às suas dívidas? 3 - Suas dívidas estão afetando sua reputação? 4 - Você tem baixa auto-estima por causa das dívidas? 5 - Alguma vez você deu informações falsas para obter crédito?
    97. 97. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 6 - Alguma vez você fez promessas que sabia não iria cumprir para seus credores? 7 - A pressão de estar endividado faz com que você seja negligente com relação ao bem estar da sua família? 8 - Você tem medo que seu empregador, família ou amigos saibam do grau do seu endividamento? 9 - Diante de uma dificuldade financeira a possibilidade de levantar financiamento lhe traz um sentimento de alívio? 10 - Você tem dificuldades para dormir devido às dívidas?
    98. 98. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 11 - Você já pensou em se embebedar para se esquecer das dívidas? 12 - Você já pediu dinheiro emprestado sem levar em consideração os juros cobrados? 13 - Em geral você espera uma resposta negativa quando faz um pedido de financiamento? 14 - Você justifica suas dívidas pensando que é melhor que os outros e pode sair desta situação assim que a situação melhorar um pouco? 15 - Alguma vez você desenvolveu um plano de quitação de dívidas, mas o abandonou no primeiro sinal de dificuldade?
    99. 99. Guardando Dinheiro Como foi sua pontuação? essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Se respondeu ate cinco perguntas "sim", mas compromete mais do que 45% do seu orçamento mensal com o pagamento de prestações, então você pode não ser compulsivo, mas, sem dúvida, precisa rever urgentemente seus hábitos financeiros. Porém, se respondeu mais do que cinco perguntas "sim" sua situação é preocupante. No mínimo indica que precisa urgentemente rever seus hábitos de gestão de dinheiro e sugerem que você precisa buscar ajuda. O reconhecimento de que tem um problema pode ser o primeiro passo para a saída do vermelho.
    100. 100. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Qual a sensação de fazer este exercício? Tendência a mudanças de postura? 100
    101. 101. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O desafio de formar poupança • Dificuldade em renunciar ao consumo imediato na esperança de ser recompensado em um futuro ainda muito distante • É necessário estabelecer metas, escrever regras e reavaliar nosso desempenho periodicamente 101
    102. 102. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O desafio de formar poupança 1. Poupar é a primeira batalha 2. Investir corretamente, fazendo seu dinheiro crescer, é a segunda 3. Usufruir dos resultados obtidos é vencer a guerra 102
    103. 103. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Qual o melhor investimento?
    104. 104. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Renda Variável x Renda Fixa A Regra dos 80 80 – sua idade = % de renda variável em sua carteira AÇÕES 47% RENDA FIXA 53%
    105. 105. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “Não coloque todos os ovos na mesma cesta” Qual o seu perfil de investidor? Conservador • Tem aversão a riscos • Ganhos menores, porém riscos menores Moderado • Suporta algum nível de risco • Seleciona boas opções no mercado Agressivo • Encara riscos maiores • Maiores ganhos, mas risco de perda é mais alto 105
    106. 106. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O Conservador e as Ações  Regras de sobrevivência  Contar com a Renda Fixa  Devagar e sempre  Saber o que comprar (Análise Fundamentalista)  Diversificação  Comprar com desconto (Análise Técnica)
    107. 107. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Lembre-se! • Ninguém emriquece sozinho • Persiga seu sonho. O dinheiro virá atrás • Cuide do mais importante
    108. 108. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O Mercado Financeiro investimento: Caderneta de Poupança CDB Fundos de Investimentos Títulos do Governo Ações de Empresas etc 108 oferece diversas opções de
    109. 109. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Poupança = Renda (salário) – Gastos (consumo) Poupança é a parcela não consumida da renda. Cuidado com as dívidas:  As operações de crédito não deve comprometer mais que 30% da renda mensal.  Nunca se deve fazer novos empréstimos (dívidas) para pagar dívidas.  Pague primeiro as dívidas mais caras.  Defina quais são os gastos prioritários com a família. Se possível promova cortes ou venda bens.
    110. 110. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Fundos de Investimentos Fundos de Investimentos são entidades financeiras que, pela emissão de título de investimento próprio, denominado em quotas, concentra capitais de inúmeros investidores para aplicação em carteiras diversificadas de títulos, valores mobiliários, instrumentos financeiros, derivativos ou commodities.
    111. 111. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Como funcionam os fundos de investimentos ? Diversos investidores compram cotas de um fundo de investimento. Investidor resgata valor maior que sua aplicação inicial. Fundos de Investimentos Cotas se valorizam O Administrador do fundo investe o total do patrimônio do fundo numa cesta de papéis: ações, títulos públicos, outros. Investimentos bem sucedidos
    112. 112. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Como escolher o melhor Fundo de Investimento? 1) Qual é seu objetivo? É preciso saber quando e para que vai usar os recursos. 2) Qual é o momento da sua vida? Pessoas mais jovens podem se arriscar mais.
    113. 113. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Como escolher o melhor Fundo de Investimento? 3) Qual é seu patrimônio? Quanto economiza por mês? Aplicações mais conservadoras para recursos financeiros reservados para emergência. 4) Você está disposto mesmo a arriscar? 5) Qual fundo escolher Verifique as taxas, a credibilidade da Instituição e a política de investimento.
    114. 114. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Risco x Retorno Fundos de investimento de maior rentabilidade são mais arriscados. Portanto, a informação é fundamental para a tomada de decisão de investimento.
    115. 115. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Taxa de administração Taxa cobrada para gerir os recursos do fundo de investimento. Taxa de Performance Taxa cobrada como prêmio pela boa administração dos recursos do fundo de investimento.
    116. 116. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Fundo Prefixado Investidor sabe quanto terá de retorno no resgate. Risco de perda se juro subir. Ex.CDB. Fundo Pós-fixado Reflete tendência instantânea do juro. Ex. Fundos de Renda Fixa DI.
    117. 117. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Título x Ação Título é um papel emitido por empresas que geram uma obrigação. A empresa se compromete a pagar o valor de face do título em uma data futura. A empresa vende o título para captar recursos para seus projetos. A ação é um título de renda variável. Isto é, o investidor não sabe qual retorno terá ao investir em ações. Esse retorno dependerá da gestão da empresa e da conjuntura econômica. A ação gera propriedade. Isto é, quem compra uma ação passa a ser proprietário de uma fração da empresa.
    118. 118. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] A Bolsa de Valores é o local criado para a negociação de opções e ações em mercado livre e aberto. Principais Bolsas de Valores do Brasil: • Bovespa • BM&F Fusão em 2008 (3º maior Bolsa de Valores do mundo) • BVRJ Função importante: Fiscalizar todas as instituições cadastradas e fazer com que cumpram o regulamento.
    119. 119. Guardando Dinheiro essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Índices das Bolsas de Valores O Índice é o valor de uma carteira teórica das principais ações de uma Bolsa de Valores que procura medir o comportamento do mercado como um todo. Ibovespa  Criado em 1968  Reflete o desempenho dos principais papéis negociados na Bovespa.  80 % dos negócios das bolsas brasileiras.
    120. 120. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] 120
    121. 121. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu. NIETZSCHE 121
    122. 122. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] Aposentados do Brasil (pesquisa INSS): • 1 % auto-suficientes • 46 % dependem de parentes • 28 % dependem de caridade • 25 % continuam trabalhando.
    123. 123. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier 123
    124. 124. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] ALGUNS EQUÍVOCOS A RESPEITO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Confundir Planejamento Financeiro com Investimentos; Esperar momentos de crise para tomar a iniciativa de fazer o Planejamento Financeiro; Esperar retornos irreais para seus investimentos; Não estabelecer objetivos financeiros mensuráveis; Pensar que Planejamento Financeiro é a mesma coisa que planejamento para aposentadoria; Pensar que Planejamento Financeiro é para quando ficarem velhos; Pensar que Planejamento Financeiro é Planejamento Tributário Pensar que Planejamento Financeiro é somente para quem possui muito dinheiro; Pensar que utilizar os serviços de um Consultor Financeiro, significa perder o controle de suas finanças pessoais; Tomar uma decisão financeira sem entender seus efeitos em sua situação financeira global; 124
    125. 125. Pensando na Aposentadoria essence of success [attitude, training + leadership, coaching] O mercado é mutável! Planeje sempre um plano B. 125
    126. 126. OBRIGADO!!!
    127. 127. V i t a l S o u z a J r. vital.souza@admvital.com Diretor, Headhunter, Consultor e Coach 71 9903 3446 75 8101 6532 http://www.admvital.com ADMVITAL ADMVITAL Consultoria Ltda @_ADMVITAL ADMVITAL “ Se você pensa ou sonha que pode, comece. Ousadia tem poder genialidade e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado” Goethe essence of success [attitude, training + leadership, coaching]

    ×