Bíblia e suas origens i

504 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Infelizmente a Igreja Católica até então sempre desaconselhava seus fieis a ler e estudar a Bíblia. É bom que estejam mudando essa visão, pois a Bíblia é '...viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.' Hb 4:12
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
504
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Cerâmica: Tijolos de argila;Papiro: tiras de papel feito a partir da árvore de papiro originária do Egito.Pergaminho: couro curtido e preparado de carneiro. Tem esse nome porque foi utilizado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, em 200 A.C.
  • - Septuaginta:ver no livro do Koningspág. 18 e 19.
  • Começou a serescrita entreosanos 1250 a.C. e 100 d.C.
  • Citar o exemplo do Apocalipse.
  • Bíblia e suas origens i

    1. 1. Quem Sou eu? Casado com Maria Edwige Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição Ministro Extraordinário da Palavra Capela de São Francisco Adalto Junior
    2. 2. Onde aprendi Bíblia? Pe. Caetano Minete de Tillesse
    3. 3. O que vamos estudar?  Introdução à Bíblia  Pentateuco
    4. 4. Bíblia: significado  De origem grega (bíblion = livro)  Significava originalmente os livros.  É uma grande biblioteca que revela o projeto de Deus para o seu povo.
    5. 5. Bíblia: línguas Hebraico
    6. 6. Grego
    7. 7. Aramaico
    8. 8. Bíblia: material  Cerâmica  Papiro  Pergaminho
    9. 9. Bíblia: lendo uma citação  Título do livro, capítulo e versículo. EX: Jo 10, 10;  A vírgula: separa capítulo do versículo. Ex.: Jo 10, 10  O ponto: indica um pulo entre os versículos. Ex.: Jo 1, 3.9  O traço: indica que devemos ler de um versículo até o outro. Ex.: Jo 1, 3 - 9  O ponto e vírgula: separa uma citação de outra. Ex.: Jo 1, 5; 16, 14;  Um esse (S): indicam os versículos imediatamente posterior. Ex.: Jo 1, 5s;  Dois esses(S): Indica os versículos seguintes ao citado. Ex.: Jo 1, 5ss;
    10. 10. Bíblia: versões ou traduções
    11. 11. Principais traduções católicas
    12. 12. Bíblia: importância  “A Igreja sempre honrou as Escrituras como corpo do Senhor, especialmente na santa liturgia, em cuja mesa não deve faltar nem a palavra de Deus, nem o corpo do Senhor para serem dados aos fiéis. A Igreja sempre considerou e considera as Escrituras, juntamente com a sagrada Tradição sua suprema regra de fé. Inspiradas por Deus e definitivamente escritas, nos comunicam de maneira imutável a palavra do próprio Deus e nos fazem ouvir a voz do Espírito Santo, através dos escritos proféticos e apostólicos.” Dei Verbum 21.  “Útil para ensinar, corrigir, educar na justiça a fim de que o homem seja perfeito e capacitado para toda boa obra.” 2 Tm. 3, 16 - 17.  Experiência fundamental do nosso relacionamento com Deus. Como Deus é, e como deve ser o homem de fé.  Atitudes pessoal e comunitária frente a nossa fé.
    13. 13. Bíblia: estudo, leitura e interpretação  “Pela leitura e estudo, ‘a palavra de Deus se espalhará rapidamente e será bem recebida’ (2Ts 3,1.), fazendo com que o tesouro da revelação confiado à Igreja responda cada vez melhor ao que busca o coração dos homens.” Dei Verbum 25.  Para entender um texto bíblico é preciso levar em consideração : contexto histórico da época, circunstâncias da composição dos diferentes livros bíblicos, intenções e estilos de cada autor, influências sofridas, fontes, gênero literário, vocabulário.  “Deve ser lida e interpretada com o mesmo Espírito com que foi escrita. É preciso levar em conta a Tradição viva de toda a Igreja e a analogia da fé. O modo de Interpretar as Escrituras depende em última análise, do julgamento da Igreja, que por disposição divina, desempenha o ministério de conservá-las e interpretá-las.” Dei Verbum 12.
    14. 14. Bíblia: formas de leitura  Pe. Jonas Abib. Bíblia do meu dia a dia.  Pe. Caetano Minette: Leitura continua e diária da Bíblia.
    15. 15. Bíblia: espiritualidade  Lectio Divina: leitura orante da palavra de Deus.  O que o texto diz em si?  O que o texto me diz?  O que o texto me faz dizer a Deus?
    16. 16. Obrigado!!! “A palavra de Deus é o tesouro do nosso coração, a razão do nosso viver.” Ir. Pe. Caetano NJ.

    ×