EGITO

2,620 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,620
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
951
Actions
Shares
0
Downloads
40
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

EGITO

  1. 1. ARTE NO EGITO
  2. 2. ARTE NO EGITO CARACTERÍSTICAS PRINCIPAISLOCALIZAÇÃO E TAMANHO:-Quando formado (cerca de 3.200 a.C): Vale do Rio Nilo no nordeste da África(21mil km²) - Mediterrâneo à primeira catarata (Deserto do Saara).- Auge do poder (cerca de 1.450 a.C.): Mediterrâneo à quarta catarata do Rio Nilo(Atual Sudão).- RIQUEZAS NATURAIS: Solo Negro (terra fértil); sal; granito; arenito; cobre;manganês; turquesa; berilo; ouro; gipsita e fosfato.- CLIMA: Seco, quase sem chuvas. As irrigações dependiam das enchentesanuais de verão do Rio Nilo.
  3. 3. ARTE NO EGITO
  4. 4. ARTE NO EGITO Vemos ao lado a região onde inicia o Delta do Nilo (região do Cairo), e como ele se divide em vários canais que vão desaguar no Mar Mediterrâneo.
  5. 5. ARTE NO EGITO POPULAÇÃOVariação entre 1 e 8 milhões de habitantesCLASSES SOCIAIS: Realeza e nobres; artesãos artífices e mercadores;trabalhadores; e escravos. Estrutura social sem castas.LÍNGUA:- Idiomas: sudoeste da áfrica; cuxita e berbere do norte da África.ESCRITA:- Hieróglifos: escrita sagrada dominada apenas por pessoas que tinham podersobre a população (sacerdotes, membros da realeza e escribas). Basicamenteutilizada para marcações em túmulos e templos. (Pictográfica)
  6. 6. ARTE NO EGITOHIEROGLIFOS (do grego glyphein [escrever] + hieros [sagrado]) – escrita sagrada
  7. 7. ARTE NO EGITO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA HIEROGLÍFICAHIERÁTICO (Papirus ou pedras) – DEMÓTICOS (Adaptação de sinaisnobres e sacerdotes gregos à escrita hieroglífica) - Popular
  8. 8. ARTE NO EGITO A PEDRA DE ROSETAGranito negro escrito em egípcio demótico, grego e hieróglifo egípcio. Proporcionou o deciframento doshieróglifos por Jean-François Champollim em 1822 e Thomaz Young em 1823.
  9. 9. ARTE NO EGITOANTIGO IMPÉRIO:- Os faraós da 4ª Dinastia ergueram três gigantescas pirâmides em Gizé.-Desenvolvimento da capital Mênfis.- Exploração intensificada das minas de cobre e das grandes pedreiras.- Realização de projetos de irrigação ao longo do Rio Nilo.PRIMEIRO PERÍODO INTERMEDIÁRIO:- 150 anos de grande conturbação política e social.-Disputas familiares pelo trono e guerras civis.- O comércio, as artes e os ofícios entraram em declínio.MÉDIO IMPÉRIO:- Reunificação do Egito pelos nobres de Tebas.- Formação de uma Nação em que o Rei não possuía poderes absolutos.- O Rei Amenemés III retomou o comércio com outros países.SEGUNDO PERÍODO INTERMEDIÁRIO:- Povos asiáticos conhecidos como hicsos invadiram aos poucos o Egito.
  10. 10. ARTE NO EGITOPRIMEIRO NOVO IMPÉRIO:-Fortalecimento do Egito com a união do povo e expulsão dos Hicsos- Ampliação das fronteiras do Egito até o curso superior do Rio Eufrates na Ásia atéa quarta catarata do Rio Nilo ao sul. (Tutmés III) – Maior extensão do Império.SEGUNDO NOVO IMPÉRIO:-Abrange a 19ª Dinastia (Ramsés I, Seti I e Ramsés II)- Recuperação da liderança comercial.- 1.100 a.C. – Idade do Ferro – O Egito não tinha condições de combater as armasde ferro por não possuir jazidas desse ferro desse tipo para a construção de suaspróprias armas, acarretando em um processo de declínio.PERÍODO DAS INVASÕES:-660 a.C. os Assírios invadiram o país- 525 a.C. os persas expulsam os assírios do Egito.- 30 a.C. os romanos conquistam o país e o transformam em uma província.
  11. 11. ARQUITETURA EGÍPCIASOLIDEZ E DURABILIDADESENTIMENTO DE ETERNIDADEASPECTO MISTERIOSO E IMPENETRÁVELMONUMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS: Túmulos e TemplosTEMPLOS MAIS SIGNIFICATIVOS: Carnac e Luxor, dedicas aoDeus Amon (Novo Império).
  12. 12. ARQUITETURA EGÍPCIAPIRÂMIDES: foramconstruídas paraservirem de túmulos paraos poderosos reis daépoca, os faraós .Eleseram considerados osintermediários entre ohomem e os deus já quepara a população osfaraós eramconsiderados deuses.(Antigo e Novo Império).
  13. 13. ARQUITETURA EGÍPCIAPIRÂMIDES:-Localização – Situado na margemoeste do Rio Nilo no lado em que o solse põe- Bem acima do nível do rio, mas nãomuito longe de sua margem.- Situar-se a pouca distância dacapital.- Construída com mão de obra escrava- Materiais utilizados: Pedras de cercade 20 toneladas e 10 metros delargura.
  14. 14. ARQUITETURA EGÍPCIAPirâmide escalonada de Djeser
  15. 15. ARQUITETURA EGÍPCIA Pirâmide de Gizé – (Gizé)
  16. 16. ARQUITETURA EGÍPCIA MASTABAS: -Túmulos para a nobreza. -Base retangular e forma de trapézio; - Feitas de tijolos ou blocos de pedras; - Capela: local dos frutos e das oferendas. - Serdab: onde era guardada a estátua do morto. - Câmara funerária: onde se depositava a múmia
  17. 17. ARQUITETURA EGÍPCIAMASTABAS: túmulos para a nobreza
  18. 18. ARQUITETURA EGÍPCIAMASTABAS: túmulos para a nobreza
  19. 19. ARQUITETURA EGÍPCIA HIPOGEUS: - Escavados na rocha e erguidos pelos Faraós no Novo Império. -Contém galerias, corredores e salas mobiliadas até a câmara sepucral.
  20. 20. ARQUITETURA EGÍPCIAHIPOGEUS: túmulos para o povo.
  21. 21. ARQUITETURA EGÍPCIATemplo de Amon (Carnac, Tebas)
  22. 22. ARQUITETURA EGÍPCIA Templo de Amon (Luxor).
  23. 23. ARQUITETURA EGÍPCIATemplo de Luxor – Pátio e Pórtico

×