Quinhentismo

9,168 views

Published on

Aula de Literatura para o Ensino Médio: Quinhentismo - manifestações literárias no Brasil do séc. XVI.

Published in: Education
0 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,168
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
1,032
Comments
0
Likes
10
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quinhentismo

  1. 1.  QUINHENTISMOQUINHENTISMO “Manifestações Literárias“Manifestações Literárias no Brasil do séc. XVI”no Brasil do séc. XVI”
  2. 2.  Quinhentismo é o nome dado às manifestações literárias produzidas no Brasil, que se iniciaram no ano de 1.500, época da colonização portuguesa. ˃ O que é ?
  3. 3.  As primeiras manifestações no Brasil são registros de viajantes e de jesuítas. O primeiro documento escrito da história do Brasil é a carta enviada pelo escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz Caminha, ao rei de Portugal, D. Manuel, com informações sobre a fauna, a flora e a gente da nova terra, este documento foi publicado em 1817. ˃ Contexto Histórico e Cultural:
  4. 4. A produção literária do período se divide em dois tipos de literatura: 1. Literatura informativa (ou de viagens) - composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, as prováveis riquezas, a paisagem física e humana etc. No princípio, a visão europeia é idílica. Porém, na segunda metade do século XVI, à medida que os índios iniciam a guerra contra os invasores, a visão se transforma e os habitantes da terra são pintados como seres bárbaros e primitivos. ˃ Principais Características:
  5. 5.  Literatura informativa (ou de viagens) : Carta de Pero Vaz Caminha ao rei de Portugal. A Carta é datada em 1° de maio de 1500; a cidade onde estavam era Porto Seguro, e foi levada para Lisboa por Gaspar de Lemos, um grande navegador desse período. A carta é o exemplo típico do deslumbramento dos Europeus para com o novo. No caso o “Novo Mundo” como eram chamadas as Américas. Caminha documenta algumas características físicas da terra encontrada e o momento em que enxergaram um monte, denominado logo depois por Pedro Álvares Cabral como “Monte Pascoal”. Logo após, ele narra o desembarque dos Portugueses na praia, o primeiro contato com os índios e a primeira missa realizada na terra descoberta.
  6. 6.  Observe um trecho da tradução da Carta de Pero Vaz Caminha ao rei de Portugal: “Avistaram os primeiros habitantes da terra, os quais eram, de acordo com a descrição de Caminha, pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e narizes, nus, traziam arcos e setas, o beiço de baixo furado com um osso metido nele, cabelos corredios e corpos pintados. Com eles tentaram estabelecer um primeiro contato, o que foi uma surpresa, pois um deles começou a apontar para o colar de ouro do capitão da frota e, em seguida, para a terra, como se quisesse dizer que naquela terra havia ouro. A mesma coisa ocorreu com o castiçal de prata e o papagaio. Ao verem coisas que não conheciam, faziam sinais, dando-se a entender que queriam propor uma troca. Conclui-se então que desta forma começou a troca de ouro, prata e madeira por quinquilharias vindas da Europa.”
  7. 7.  Obra: “Desembarque de Cabral em Porto Seguro” (1922)Obra: “Desembarque de Cabral em Porto Seguro” (1922) de Oscar Pereira da Silva:de Oscar Pereira da Silva:
  8. 8.  A produção literária do período se divide em dois tipos de literatura: 2. Literatura jesuítica - também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. Constitui-se de textos escritos por missionários jesuítas e tem como expoente máximo Padre José de Anchieta (1534 -1597) - que produziu, além de peças de teatro e poemas, uma gramática da língua tupi.
  9. 9.  Obra: “A Primeira Missa no Brasil ” (1860) de VictorObra: “A Primeira Missa no Brasil ” (1860) de Victor Meireles:Meireles:
  10. 10.  Obra: “A Primeira Missa no Brasil ” (1860) de VictorObra: “A Primeira Missa no Brasil ” (1860) de Victor Meireles:Meireles:

×