PLANO DIDÁTICO ANUAL LITERATURA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

46,400 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
46,400
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46
Actions
Shares
0
Downloads
792
Comments
1
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PLANO DIDÁTICO ANUAL LITERATURA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  1. 1. CENTRO DE ENSINO GONÇALVES DIAS PLANEJAMENTO SEMESTRAL ANO LETIVO 2012 DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA SEMANAL: 5 aulas TURMAS: 106 e 107 Profª Ana Lourdes Araújo 2º PERÍODO (19/04 a 28/06/2012- 99 dias letivos) SEMANA CONTEÚDOS HABILIDADES ESTRATÉGIAS RECURSOS 1ª - Ler, interpretar e reconhecer -Leitura e interpretação de Livro texto: :“Cem anos de 19 a 20/04/2012 -Gênero textual o conto diferentes gêneros textuais. texto – Ativ1 (pp. 27-28). perdão”, de Clarice Lispector -Elementos da narrativa Conhecer os elementos que - Leitura e interpretação de ( pp. 27-28) constituem uma narrativa. texto: A moça tecelã, de Marina Texto avulso: A moça tecelã- Colasanti – identificação de Doze Reis e Moça no elementos da narrativa. Labirinto de Vento. 2ª -Língua em Reflexão: figuras de -Compreender as diversas -Aula expositiva e dialogada. Livro texto: :“Cem anos de 23 a 27/04/2012 linguagem- recursos semânticos formas de expressão do -Correção coletiva de Ativ1 perdão”, de Clarice Lispector -Características do gênero discurso em sentido figurado. -Exposição oral de ( pp. 27-28). conto. -Identificar as características do características encontradas no gênero conto conto. 3ª Gênero- conto -Ler e interpretar conto -Leitura e interpretação de Livro texto: “Luz, laterna,30/04 a 04/05/2012 -Produzir texto gênero conto texto. sopro de vento, de Marina -Discussão coletiva. Colasanti (PP 45-46). -Produção de texto. -Correção coletiva de atividade. 4ª -Os gêneros literários - Reconhecer os gêneros -Aula expositiva e dialogada Quando e pincel07/05 a 11/05/2012 - Figuras de linguagem literários, identificado as -Realização de atividade (figuras livro texto p.p (49-56) -Gênero textual- a novela diferenças entre eles. de linguagem) -As características da novela -distinguir as formas de -Leitura e interpretação de expressão que consiste a texto livro – pp: 49-53 palavra em sentido figurado. - Realização de atividade Interpretar e produzir textos do (gêneros literários) gênero novela. -Produção de texto - novela
  2. 2. 5ª -As origens da literatura -Identificar o contexto sócio- -Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel;14/05 a 18/05/2012 brasileira e portuguesa histórico, político e cultural dos -Leitura e análise de textos- textos avulsos. -O Trovadorismo- Cantigas textos literários de cada época. Trovadorismo Líricas: cantigas amor, cantigas -Identificar , nos textos - Atividade individual- fonética e de amigo literários as características fonologia -Fonologia próprias dos movimentos -Produção de texto coletivo: -Gênero: novela estéticos do Trovadorismo novela -Investigar os diferentes -Apresentação de novelas comportamentos dos sons da fala , a maneira como eles se relacionam com as letras na escrita e como esses elementos se agrupam em segmentos maiores. -Ler, interpretar e reconhecer textos do gênero novela. 6ª -O Trovadorismo- Cantigas -Identificar nos textos literários -Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel;21/05 a 25/05/2012 Satíricas: cantigas de escárnio, , as características próprias do -Leitura e análise de textos- textos avulsos. cantigas de maldizer. movimento estético Trovadorismo -Fonética-Fonologia Trovadorismo. - Atividade individual- fonética e - Gênero textual- poema -Investigar os diferentes fonologia comportamentos dos sons da -Produção de poemas. fala, a maneira como eles se relacionam com as letras na escrita e como esses elementos se agrupam em segmentos maiores. - Ler, interpretar e reconhecer textos do gênero poema. 7ª - A prosa medieval-novelas de -Identificar nos textos literários as Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel28/05 a 01/06/2012 cavalaria características próprias da prosa -Leitura e análise de textos- livro texto (p.p 57-61) -Ortografia medieval portuguesa. Trovadorismo. Paradidático- O Rei Arthur e -Gênero: a fábula e o apólogo -Analisar enunciados textuais a - Atividade individual- fonética e o cavaleiro da Távola partir a partir do nível de fonologia. -Gênero Resenha Redonda estruturação fonético-fonológico. -Produção de fábulas e apólogos. -Interpretar e produzir textos do -Atividade Individual- leitura, gênero fábula e apólogo. interpretação e elaboração de -Reconhecer as características de Resenha de Paradidático. uma resenha.
  3. 3. 8ª -O Humanismo- a poesia -Identificar o contexto sócio- -Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel 04/06 a 08/06/2012 palaciana histórico, político e cultural dos -Leitura e análise de textos- livro texto (p.p 61-64) -Ortografia- o novo acordo textos literários de cada época. Trovadorismo Textos avulsos ortográfico -Analisar enunciados textuais a - Atividade individual- fonética e partir a partir do nível de fonologia estruturação fonético- -Produção de fábulas e fonológico. apólogos. Atividade avaliativa-prova 2º período 9ª -O Humanismo- as origens do - Identificar nos textos Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel 11/06 a 15/06/2012 teatro em Portugal literários as características -Leitura e análise de textos- Livro texto (p.p 61-67) Ortografia- o novo acordo próprias do movimento estético Humanismo Paradidático- O Rei Arthur e ortográfico Humanismo - Atividade individual- fonética e o cavaleiro da Távola - Analisar enunciados textuais a fonologia Redonda. partir a partir do nível de -Apresentação coletiva de Textos avulsos estruturação fonético- Resenha de Paradidático. fonológico. 10ª -O Humanismo- as origens do - Identificar nos textos Aula expositiva e dialogada. Quando e pincel 18/06 a 22/06/2012 teatro em Portugal literários as características -Leitura e análise de textos- livro texto (p.p 68-72) -Situação e elementos de próprias do movimento estético Humanismo. Textos avulsos enunciação Humanismo. - Atividade individual- fonética e -Acentuação gráfica -Reconhecer os elementos de fonologia. enunciação nos textos ficcionais narrativos. - Analisar enunciados textuais a partir a partir do nível de estruturação fonético- fonológico. 11ª -Entrega de notas 25/06 a 28/06/2012 -Auto avaliação na disciplina.FERIADOS:21/04 ( Tiradentes)01/05 (Dia do Trabalho)07/06 ( Corpus Crist)

×