Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Surrealismo

1,816 views

Published on

  • Be the first to comment

Surrealismo

  1. 1. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro 7 de Dezembro de 2012
  2. 2. O que é o surrealismo ? O surrealismo é um movimento artístico e literário, que se originou em 1920 na cidade de Paris. Este movimento consistiu em realçar o inconsciente na actividade criativa, pois é dominado pelas teorias do psicólogo Sigmund Freud. O principal líder deste movimento é André Breton (ex-apoiante dos ideais do dadaísmo).
  3. 3.  Definição de surrealismo por André Breton: “SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral."
  4. 4. Principais características do Surrealismo O surrealismo retrata o espaço descoberto por Freud no interior da mente humana, o inconsciente, através da abstração ou de imagens. Pretendeu definir uma prática artística alternativa à tradicional. Os surrealistas apresentaram várias técnicas, como: o automatismo, as associações livres, as hipnoses, a "colagem" etc. Destinadas a libertar o potencial imaginativo e criativo do subconsciente.
  5. 5.  Contudo, o principal tema principal é o “sonho” (o nosso inconsciente).
  6. 6. Principais artistas do Surrealismo Luís Buñuel, um realizador de cinema espanhol. A sua obra foi fortemente criticada, sendo considerado um dos cineastas mais questionáveis do mundo. A obra mais conhecida é “Um Cão Andaluz”.
  7. 7.  Salvador Dali, um dos artistas mais reconhecidos do surrealismo. O trabalho mais reconhecido de Dali foi “A Persistência da Memória”, concluído em 1931.
  8. 8.  René Magritte, foi um pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, recorreu a processos ilusionistas.
  9. 9.  Joan Miró, de nacionalidade espanhola, foi um importante escultor e pintor surrealista.
  10. 10.  Marc Chagall, foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista russo-francês.
  11. 11. Conclusão/Reflexão Com este trabalho concluo que o Surrealismo foi um movimento que marcou o séc.XX devido ás suas características totalmente diferentes de outros movimentos. Este mostra para além da realidade, o que torna-o especial e criativo. Após a finalização consigo distinguir o que faz parte ou não do surrealismo. Em suma, gostei muito da realização deste trabalho.
  12. 12. Bibiografia / Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo http://www.suapesquisa.com/surrealismo/ http://www.infoescola.com/movimentos- artisticos/surrealismo/ http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/seali smo.htm
  13. 13. Trabalho realizado por:Ana Carolina Mota, nº53591

×