Istambul

3,163 views

Published on

Published in: Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,163
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,528
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Istambul

  1. 1. IstambulChamou-se Bizâncio e Constantinopla antes de ser Istambul e foi capital devários impérios, o último dos quais o Otomano. Hoje é uma vibrante cidade que encanta com os seus contrastes, cultura e tradições.
  2. 2. Prepare-se para se render aos encantos de Istambul. Se em tempos idos foi a sua localizaçãoestratégica que atraiu os povos, hoje, além do enorme desenvolvimento dos últimos anos, é oseu valor cultural que nos conquista, é o contraste entre a cidade antiga e a cidade nova, é agrandiosidade e animação da cidade e a quantidade de impressionantes monumentos queparece inesgotável. A exótica e vibrante cidade dos Sultões espera por si.
  3. 3. Uma das cidades mais visitadas, no momento, foi Capital da Cultura em 2010.
  4. 4. Um dos muitos encantos de Istambul é a imponência e concentração das suas mesquitas,sendo as mais emblemáticas Santa Sofia, inicialmente uma igreja, hoje uma das maravilhas daarquitectura turca, e a mesquita do Sultão Ahmet, também conhecida como Mesquita Azul.Mas Istambul tem mais de 1800 mesquitas que se destacam no inconfundível e magníficocontorno da cidade. Cinco vezes ao dia os altifalantes dos minaretes convocam para a rezatornando o ambiente ainda mais místico.
  5. 5. Os pormenores com que nos deparamos por toda a cidade são outro dos atractivos.
  6. 6. Istambul é a modernidade ao lado das tradições.
  7. 7. Istambul são os seus palácios, destacando-se da sua vasta colecção o Palácio Topkapi, o maiore mais opulento de todos os palácios. Construído durante o período Otomano foi durantecerca de quatro séculos o centro administrativo do Império bem como residência do Sultão.
  8. 8. Istambul é o lendário e singular Grande Bazar, um mundo de ourivesarias, lojas de peles,bijouteria, cerâmicas, metais, têxteis e todo o tipo de artesanato. Estamos no paraíso dascompras e o difícil é decidir o que comprar e em que comerciante comprar. A negociação naTurquia é um ritual que não poucas vezes começa com a oferta de um chá. O ambiente doBazar é por si só uma experiencia a não perder.
  9. 9. Em redor do Grande Bazar o ambiente é mais tradicional.
  10. 10. Neste mercado único a arquitectura do espaço e por si só uma curiosidade.
  11. 11. Além do Grande Bazar existe ainda o Bazar das Especiarias, onde cores e cheiros nos encantame nos desconcentram nas intensas negociações. Especiarias, frutos secos, sementes e lokum(doces turcos) expostos de forma irresistível são os principais produtos. Situado em frente àponte de Galata, e junto à Mesquita Nova, o Bazar está rodeado de pequenas ruelasparticularmente coloridas e animadas que merecem um descontraído passeio. A não perder.
  12. 12. Nos bazares ou nos mercados de rua, os produtos são expostos de forma quase artística eirresistível.
  13. 13. A rica e variada gastronomia é um convite. A simplicidade na preparação e a enorme qualidadedos produtos utilizados, são o segredo e a grande surpresa da cozinha turca, que vem sendo«apurada» há vários séculos. O encanto começa nos pequenos mercados onde a frescura e avariedade de legumes, peixes, carnes e outros, é notória e termina à mesa, onde a melhoropção para turistas são os menus degustação. A experimentar ainda, o Raki, espécie de Anisque deve ser bebido com água, e o não menos famoso café turco.
  14. 14. O Bósforo, o estreito que liga dois mares, o mar Negro e o mar de Mármara, e doiscontinentes, a Europa e a Ásia, é outra das imagens de Istambul. Na margem Europeia podemadmirar-se impressionantes palácios, muitos transformados em hotéis, encontrando-se aquialgumas das melhores unidades hoteleiras da cidade, que alternam com pequenos e muitocharmosos edifícios. Varandas e terraços abrem-se para o estreito. Obrigatório um cruzeiro noBósforo.
  15. 15. Alguns dos mais luxuosos hotéis de Istambul encontram-se na margem europeia do Bósforo.
  16. 16. Vários edifícios com vista para o Bósforo, alguns com cais de embarque, embelezam a margemeuropeia.
  17. 17. Na zona nova da cidade encontra-se Taksim e Beyoglu, este último um dos mais animadosbairros. Começando na Praça Taksim e acompanhando os carris do eléctrico, estende-se umaavenida pedonal onde se encontram inúmeras pequenas livrarias, restaurantes, galerias dearte e lojas. Pequenas ruelas partem desta artéria e são uma verdadeira surpresa, repletas deesplanadas, constantemente cheias de gente seja verão ou inverno. Quando o sol começa aesconder-se a animação intensifica-se em Beyoglu.
  18. 18. Istambul é também a cidade dos gatos. São uma presença constante e simpática sobretudonas esplanadas e jardins. E porque os mimos que recebem são muitos, os gatos de Istambulsão muito sociáveis e «despreocupados».

×