SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 8
Media Digitais e Socialização Síntese do texto 6: “Whispers in theClassroom” Sarita YardiGeorgiaInstituteoftecnology, DepartementofHuman-CenteredComputingIMestrado em Comunicação Educacional MultimédiaMedia Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011  Docentes:  Lúcia Amante e Daniela Melaré Vieira Barros
“Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” “Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” “Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” Os jovens são um grupo demográfico altamente predisposto, uma multidão “açwyson” instantaneamente ativos na internet, com mensagens, jogos, Vídeo e redes sociais.Numerosos estudos têm documentado o uso de mensagens instantâneas e salas de chat on-line nas vidas pessoais dos jovens.  Hoje, alguns jovens conhecem tecnologias inteiramente novas que lhes permitem ajustamentos e oportunidades sem precedentes, para as interações on-line.  Um estudante afirmou “Minha geração, que nasceram no inicio dos anos 90, são os primeiros seres humanos a ser tão profundamente impactados pelas novas tecnologias de hoje.” Os alunos podem aprender uns com os outos, através da partilha colaborativa de conhecimento ( …)em contextos educativos formais e informais, as aprendizagens efetuam-se através  discussões e interações com alunos on-line, os educadores podem fazer uso desta ferramenta para aprofundar o conhecimento sobre o que e como os seus alunos  estão a aprender.  (…) As salas de chat on-line são um novo meio de ensino, esta ferramenta é usada por crianças para melhorar as relações pessoais, com base no diálogo simples. Salas de chat e outras formas de comunicação on-line, fornecem uma plataforma de lançamento para as grandes mentes pensantes dos jovens.
Ao navegar pela web o comportamento pode variar, alguns jovens podem distrair-se com a verificação do e-mail ignorando flagrantemente o orador frontchannel que participa ativamente ora discutindo com outros jovens situações relacionadas com o tema proposto, ora debatendo, verificando factos, compartilhando recursos e chegando, assim, à colaboração.  Perante as salas de chat transforma-se o material de estudo, aprendizagem de comportamentos e práticas, as interações entre alunos e professores também mudam alterando, fundamentalmente, as formas como criam e disseminam ideias, conhecimento e compreensão. (p.144).  Antecedentes: O que é um Backchannel?  Backchannel ou Canal Periférico – Foi usado pela primeira vez na década de 1980 e tem desde então, crescido num dos mais populares chats em tempo real de sistemas em todo o mundo. É um sistema multiusuário onde as pessoas se encontram em canais para falar em grupo ou privada. Não há restrições sobre o número de pessoas que podem participar numa uma discussão, nem quanto ao número de canais que podem ser formados. Conversas de sala de chat tendem a ser tidas como efémeras e inconstantes devido à sua natureza síncrona.  A principal função desta sala de chat era ser usada para complementar ou esclarecer o que se passava no frontchannel, ou foco de atenção central/convergente. Quando ouvem uma apresentação, os alunos podem estar em simultâneo, online, a discutir, comentar, questionar o que está a ser dito, o que implica mais do que um foco de atenção.
Frontchannelpode consistir num professor, palestrante, conferencista, painel, conferência  ou ambiente similar que contenha um líder de discussão central que normalmente está localizado no mesmo espaço físico que os  participantes. O frontchannel normalmente implica um único foco de atenção.  O backchannel pode funcionar para melhorar o debate frontchannel por incentivar a participação dos intervenientes e a interação. Altera a dinâmica da sala de aula, de uma interação estritamente de um para muitos para uma de muitos para muitos, (p.145).  Um Estudo de Caso em uma Universidade Backchannel Os jovens utilizam novas formas de comunicação influenciados pelas novas tecnologias e media digitais, adotando a sua autoidentidade, procuram desenvolver as suas redes sociais , conservar as suas amizades e relacionamentos pessoais. Eles que tinam ficado surpresos, confusos, curiosos,  animados, ansiosos e intrigados com o aparecimento do backchannel nas salas de aula, surgiu-lhes como uma poderosa oportunidade de envolvência sugerindo estas práticas nas salas de aula e também sociais, como novos paradigmas do ensino/aprendizagem das experiências inovadoras oferecidas pelo backchannel, um espaço interessante para explorar novos rumos na colaboração de aprendizagem, (p.146). Antecedentes Históricos: Conflitos e Contexto  As lutas de poder que derivam do backchannel têm bases teórico/históricas sobre quem mantém a posse e o controlo na sala de aula. Este modelo pedagógico/educacional tem evoluído ao longo do tempo em paralelo com as influências culturais, sociais, e governamentais em que está inserido.  A tal ponto que se dá uma partilha do espaço da aula entre professor e alunos, (p.147)
Um bom ambiente de ensino necessita que os professores motivem os alunos, facilitem a constrição do conhecimento, mobilizem a participação e promovam a paixão pela aprendizagem. Neste ambiente de aprendizagem podem surgir debates amargurados motivados por interesses e agendas pessoais, politica/historicamente enraizado em crenças. (p.148)  Benefícios: Inovações no Ensino  Os alunos Têm a possibilidade de fazer perguntas, receber respostas e solicitar sem ter de interromper a apresentação frontchannel, acaba o sinal-ruído neste canal, as questões periféricas são filtradas para o backchanel onde os alunos podem perguntar aos seus pares. Este canal também permite ás pessoas que não tiveram voz por barreiras educacionais, económicas, sociais ou culturais, participem no diálogo. O potencial sucesso da tecnologia numa sala de chat está enraizada na teoria construtivista de aprendizagem, pares para pares. Segundo esta teoria a aprendizagem é um processo ativo no qual os alunos constroem ideias ou conceitos novos baseados nos seus conhecimentos atuais e passados. (150) Desvantagens: Juventude Distraída ou estudantes?  O que para uns estudantes pode ser uma inovação em tecnologia e práticas para outros pode ser familiar e até mesmo antiquado. A validade no uso das tecnologias depende das experiencias pessoais dos estudantes.
PowerPlays: Quem põe as Regras da sala de aula? O termo backhanel assume, dependendo do contexto e do uso ,significados diversos, sugerindo para uns algo de clandestino e intangível. Para outros sugere ferramentas que habilitam para a participação, colaboração e interação informal, Se o professor não for informado da presença do Backchanel fica numa situação comprometedora. O sucesso dos professores depende do seu poder para convencer ou motivar os alunos a cooperarem com eles. Uns e outros malgastam o seu tempo a disputar o poder. (p.152).  O direcionamento do estudo e materiais, por parte dos alunos pode levar a estrutura do poder a transferir-se.TALVEZ ESTEJA NA HORA DE REINVENTAR O ENSINO Construindo a identidade da comunidade Nós, educadores, devemos estar dispostos a reformular as nossas formas tradicionais de comunicação, assim como aproveitar as habilidades dos estudantes. (p.154) Comunidade como uma terceira casa Nas suas rotinas diárias os estudantes convivem, estabelecendo relações de confiança. A partilha de contextos é muito importante para as relações de confiança dentro da comunidade. (155) Os adultos também se dedicam a comunidades on-line onde jogam cartas, frequentam salas de chat, etc. (p.156) Pedagogia da Esperança: Projetando o Backchannel O contrato de aprendizagem leva a pessoa a assumir o compromisso de aprender. É importante destacar a importância de situar um novo meio dentro do seu contexto socio cultural. Sugerem-se certas normas, papéis, sinais e comportamentos, com a intenção de incentivar a backchannel comunidade a adotar tais práticas de modo que ele pudesse ser concebido.(p.157)
A ensinar os Professores Os professores que adotem a tecnologia de sala de chat na sua salas de aula podem necessitar ensinar em ciclos mais curtos para reterem a atenção dos alunos. Eles devem ajustar seu currículo e estilos de ensino para proporcionar ambientes diferentes e melhoradas para um crescendo do formato padrão de aula. Eles devem ajustar seu currículo e estilos de ensino para proporcionar ambientes diferentes e melhoradas para um crescendo do formato padrão de aula.  As práticas de ensino/aprendizagem  evoluem ao longo do tempo e com as mudanças na tecnologia, os professores podem o conjunto das suas habilidades a fim de facilitar a intervenção em curso. Como os alunos se tornam mais acostumados a multitarefa em suas atividades diárias, os professores podem achar que eles precisam de reformular os seusestilos de ensino a fim de manter seus alunos envolvidos.  Por exemplo, eles poderiam intercalam palestras com atividades em grupo e atividades individuais, atribuindo períodos mais curtos para cada seção. Dentro do ambiente de aprendizagem, onde o bachannel está a ser utilizado, devem ser tidas em conta as influências culturais tais como a etnia, género, acesso, experiencia no uso das tecnologias e as personalidades individuais dos alunos, assim como os seus estilos de aprendizagem, (p.160)
A Frente Backchannel, Up: Conclusão s alunos precisam aprender a compartilhar ideias e conhecimento de forma ética e adequadamente, eles precisam de internalizar conceitos, explorando e integrando-os nas próprias experiencias. O backchannel permite basear o ensino nas necessidades, interesses e estádio de desenvolvimento   das crianças, o que significa ensinar.  Além disso, como meio on-line, baseado na web, que permite aos jovem continuar a refinar as práticas já existentes de media em paralelo com a sua utilização (backchannel).  Como os nativos digitais eles podem produzir, consumir, reagrupar e gerar na sua sala de aula novos paradigmas de ensino/aprendizagem. As experiencias provenientes das suas aprendizagens permitem-lhes criar as salas de aula do futuro. Tentei se Eunice Afonso

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloSão João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloCursoTICs
 
Entrevista final 2
Entrevista final 2Entrevista final 2
Entrevista final 2Nuno Maria
 
Presencas remotas arb 2021
Presencas remotas arb 2021Presencas remotas arb 2021
Presencas remotas arb 2021AdrianaBruno9
 
Revista Educatrix - Ed.03
Revista Educatrix - Ed.03Revista Educatrix - Ed.03
Revista Educatrix - Ed.03Editora Moderna
 
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Fabio Batalha M Barros
 
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagemAna Carolina Calles
 
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...cefaprodematupa
 
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...aninhaw2
 
A Tecnologia e a Educacao Teologica
A Tecnologia e a Educacao TeologicaA Tecnologia e a Educacao Teologica
A Tecnologia e a Educacao TeologicaEduardo Chaves
 
Internet e escola!
Internet e escola!Internet e escola!
Internet e escola!FerCarla
 
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1Projeto Criança em Rede
 
O Uso Da Internet Na EducaçãO
O Uso Da Internet Na EducaçãOO Uso Da Internet Na EducaçãO
O Uso Da Internet Na EducaçãOguestbf0b0e
 
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019fabiolamore
 
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoO uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoLívia Miranda
 
As mídias na educação
As mídias na educaçãoAs mídias na educação
As mídias na educaçãoMayam Andrade
 
Projeto Ccc C Cada Crianca Com Um Computador E Um Colo
Projeto Ccc C  Cada Crianca Com Um Computador E Um ColoProjeto Ccc C  Cada Crianca Com Um Computador E Um Colo
Projeto Ccc C Cada Crianca Com Um Computador E Um ColoPROJETOAFEICAO
 

Mais procurados (19)

São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloSão João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
 
Entrevista final 2
Entrevista final 2Entrevista final 2
Entrevista final 2
 
Atv ead 220510-2
Atv ead 220510-2Atv ead 220510-2
Atv ead 220510-2
 
WEB 2.0
WEB 2.0WEB 2.0
WEB 2.0
 
Presencas remotas arb 2021
Presencas remotas arb 2021Presencas remotas arb 2021
Presencas remotas arb 2021
 
Revista Educatrix - Ed.03
Revista Educatrix - Ed.03Revista Educatrix - Ed.03
Revista Educatrix - Ed.03
 
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
 
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem
504414 a-linguagem-dos-meios-no-processo-ensinoaprendizagem
 
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
 
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
 
A Tecnologia e a Educacao Teologica
A Tecnologia e a Educacao TeologicaA Tecnologia e a Educacao Teologica
A Tecnologia e a Educacao Teologica
 
Internet e escola!
Internet e escola!Internet e escola!
Internet e escola!
 
1ª aula de mídia
1ª aula de mídia1ª aula de mídia
1ª aula de mídia
 
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1
Projeto Toda Crianca Em Rede Ligada Em Seus Direitos Resumo1
 
O Uso Da Internet Na EducaçãO
O Uso Da Internet Na EducaçãOO Uso Da Internet Na EducaçãO
O Uso Da Internet Na EducaçãO
 
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019
Leitura internacional da América Latina no Brasil 2019
 
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - ProinfoO uso das TIC's na Educação - Proinfo
O uso das TIC's na Educação - Proinfo
 
As mídias na educação
As mídias na educaçãoAs mídias na educação
As mídias na educação
 
Projeto Ccc C Cada Crianca Com Um Computador E Um Colo
Projeto Ccc C  Cada Crianca Com Um Computador E Um ColoProjeto Ccc C  Cada Crianca Com Um Computador E Um Colo
Projeto Ccc C Cada Crianca Com Um Computador E Um Colo
 

Destaque

Impacto de los medios de comunicación en la familia
Impacto de los medios de comunicación en la familiaImpacto de los medios de comunicación en la familia
Impacto de los medios de comunicación en la familiaSandra Vandik
 
ENSAYO Medios de comunicación
ENSAYO Medios de comunicaciónENSAYO Medios de comunicación
ENSAYO Medios de comunicaciónALEJITHA-96
 
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...marlonpresentacion
 
el internet y su mala influencia en los niños
el internet y su mala influencia en los niñosel internet y su mala influencia en los niños
el internet y su mala influencia en los niñosmuak1771
 
Como influyen los medios de comunicación en la familia
Como influyen los medios de comunicación en la familia Como influyen los medios de comunicación en la familia
Como influyen los medios de comunicación en la familia Jonny Avalos
 
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educación
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educaciónEnsayo de la influencia de los medios de comunicación en la educación
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educacióndivirtiendomeyconociendo
 
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentes
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentesInfluencia de los medios de comunicación en los adolescentes
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentesJuan Perez
 
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educación
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la EducaciónTipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educación
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educaciónmartinromerofatima
 
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruana
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruanaLa influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruana
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruanaRuben_Garcia_Gutierrez
 

Destaque (12)

C _bernarda Mario_ASE
C _bernarda Mario_ASEC _bernarda Mario_ASE
C _bernarda Mario_ASE
 
Ensayo_Mario_ASE
Ensayo_Mario_ASEEnsayo_Mario_ASE
Ensayo_Mario_ASE
 
COMUNICACIÓN CON LOS HIJOS
COMUNICACIÓN CON LOS HIJOSCOMUNICACIÓN CON LOS HIJOS
COMUNICACIÓN CON LOS HIJOS
 
Impacto de los medios de comunicación en la familia
Impacto de los medios de comunicación en la familiaImpacto de los medios de comunicación en la familia
Impacto de los medios de comunicación en la familia
 
ENSAYO Medios de comunicación
ENSAYO Medios de comunicaciónENSAYO Medios de comunicación
ENSAYO Medios de comunicación
 
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...
PRESENTACIÓN TESIS ESTUDIO SOBRE LAS FAMILIAS MIGRANTES Y SU INCIDENCIA EN LA...
 
el internet y su mala influencia en los niños
el internet y su mala influencia en los niñosel internet y su mala influencia en los niños
el internet y su mala influencia en los niños
 
Como influyen los medios de comunicación en la familia
Como influyen los medios de comunicación en la familia Como influyen los medios de comunicación en la familia
Como influyen los medios de comunicación en la familia
 
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educación
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educaciónEnsayo de la influencia de los medios de comunicación en la educación
Ensayo de la influencia de los medios de comunicación en la educación
 
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentes
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentesInfluencia de los medios de comunicación en los adolescentes
Influencia de los medios de comunicación en los adolescentes
 
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educación
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la EducaciónTipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educación
Tipos y estilos de Familias y su repercusión en la Educación
 
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruana
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruanaLa influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruana
La influencia de los medios de comunicación en la sociedad peruana
 

Semelhante a Media digitais e socialização

Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1Helena Araújo
 
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1isabelcristinavale
 
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes Romeiro
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes RomeiroSantana do Livramento - Ana Gládis Fernandes Romeiro
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes RomeiroCursoTICs
 
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...AnaCristiane3
 
Exploração de um ambiente de aprendizagem
Exploração de um ambiente de aprendizagemExploração de um ambiente de aprendizagem
Exploração de um ambiente de aprendizagemFernando Rui Campos
 
Apresentação power point
Apresentação power pointApresentação power point
Apresentação power pointccsarah
 
As correntes holísticas e a Cibercultura
As correntes holísticas e a CiberculturaAs correntes holísticas e a Cibercultura
As correntes holísticas e a CiberculturaRoberta Mendonça
 
Memorial reflexivo
Memorial reflexivoMemorial reflexivo
Memorial reflexivobucarbio
 
As correntes holísticas E A IB
As correntes holísticas E A IBAs correntes holísticas E A IB
As correntes holísticas E A IBRoberta Mendonça
 
Artigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiArtigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiEliane Ciolfi
 
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela MelaréEducação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela MelaréElizabeth Fantauzzi
 
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Rafaela Paz
 
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Rafaela Paz
 

Semelhante a Media digitais e socialização (20)

Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
 
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
Sussurros Na Sala De Aula Versao Final 1
 
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes Romeiro
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes RomeiroSantana do Livramento - Ana Gládis Fernandes Romeiro
Santana do Livramento - Ana Gládis Fernandes Romeiro
 
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...
Revista Educação Pública - A importância dos fóruns na Educação a Distância_ ...
 
Exploração de um ambiente de aprendizagem
Exploração de um ambiente de aprendizagemExploração de um ambiente de aprendizagem
Exploração de um ambiente de aprendizagem
 
WebQuest
WebQuestWebQuest
WebQuest
 
Apresentação power point
Apresentação power pointApresentação power point
Apresentação power point
 
A Internet Na Sala De Aula
A Internet Na Sala De AulaA Internet Na Sala De Aula
A Internet Na Sala De Aula
 
Te e curriculo
Te e curriculo Te e curriculo
Te e curriculo
 
As correntes holísticas e a Cibercultura
As correntes holísticas e a CiberculturaAs correntes holísticas e a Cibercultura
As correntes holísticas e a Cibercultura
 
Memorial reflexivo
Memorial reflexivoMemorial reflexivo
Memorial reflexivo
 
As correntes holísticas E A IB
As correntes holísticas E A IBAs correntes holísticas E A IB
As correntes holísticas E A IB
 
Ana p
Ana pAna p
Ana p
 
WebQuest
WebQuestWebQuest
WebQuest
 
@rca2010
@rca2010@rca2010
@rca2010
 
Artigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfiArtigo eliane goncalves ciolfi
Artigo eliane goncalves ciolfi
 
Maria Celia
Maria CeliaMaria Celia
Maria Celia
 
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela MelaréEducação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré
Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas - Daniela Melaré
 
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
 
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
Projeto plano de treinamento de alunos na prática de estratégias de pesquisa ...
 

Último

Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 

Último (20)

treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 

Media digitais e socialização

  • 1. Media Digitais e Socialização Síntese do texto 6: “Whispers in theClassroom” Sarita YardiGeorgiaInstituteoftecnology, DepartementofHuman-CenteredComputingIMestrado em Comunicação Educacional MultimédiaMedia Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Docentes:  Lúcia Amante e Daniela Melaré Vieira Barros
  • 2. “Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” “Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” “Encaremos isto – a nossa escola não tem livros para tudo” Os jovens são um grupo demográfico altamente predisposto, uma multidão “açwyson” instantaneamente ativos na internet, com mensagens, jogos, Vídeo e redes sociais.Numerosos estudos têm documentado o uso de mensagens instantâneas e salas de chat on-line nas vidas pessoais dos jovens. Hoje, alguns jovens conhecem tecnologias inteiramente novas que lhes permitem ajustamentos e oportunidades sem precedentes, para as interações on-line. Um estudante afirmou “Minha geração, que nasceram no inicio dos anos 90, são os primeiros seres humanos a ser tão profundamente impactados pelas novas tecnologias de hoje.” Os alunos podem aprender uns com os outos, através da partilha colaborativa de conhecimento ( …)em contextos educativos formais e informais, as aprendizagens efetuam-se através discussões e interações com alunos on-line, os educadores podem fazer uso desta ferramenta para aprofundar o conhecimento sobre o que e como os seus alunos estão a aprender. (…) As salas de chat on-line são um novo meio de ensino, esta ferramenta é usada por crianças para melhorar as relações pessoais, com base no diálogo simples. Salas de chat e outras formas de comunicação on-line, fornecem uma plataforma de lançamento para as grandes mentes pensantes dos jovens.
  • 3. Ao navegar pela web o comportamento pode variar, alguns jovens podem distrair-se com a verificação do e-mail ignorando flagrantemente o orador frontchannel que participa ativamente ora discutindo com outros jovens situações relacionadas com o tema proposto, ora debatendo, verificando factos, compartilhando recursos e chegando, assim, à colaboração. Perante as salas de chat transforma-se o material de estudo, aprendizagem de comportamentos e práticas, as interações entre alunos e professores também mudam alterando, fundamentalmente, as formas como criam e disseminam ideias, conhecimento e compreensão. (p.144). Antecedentes: O que é um Backchannel? Backchannel ou Canal Periférico – Foi usado pela primeira vez na década de 1980 e tem desde então, crescido num dos mais populares chats em tempo real de sistemas em todo o mundo. É um sistema multiusuário onde as pessoas se encontram em canais para falar em grupo ou privada. Não há restrições sobre o número de pessoas que podem participar numa uma discussão, nem quanto ao número de canais que podem ser formados. Conversas de sala de chat tendem a ser tidas como efémeras e inconstantes devido à sua natureza síncrona. A principal função desta sala de chat era ser usada para complementar ou esclarecer o que se passava no frontchannel, ou foco de atenção central/convergente. Quando ouvem uma apresentação, os alunos podem estar em simultâneo, online, a discutir, comentar, questionar o que está a ser dito, o que implica mais do que um foco de atenção.
  • 4. Frontchannelpode consistir num professor, palestrante, conferencista, painel, conferência ou ambiente similar que contenha um líder de discussão central que normalmente está localizado no mesmo espaço físico que os participantes. O frontchannel normalmente implica um único foco de atenção. O backchannel pode funcionar para melhorar o debate frontchannel por incentivar a participação dos intervenientes e a interação. Altera a dinâmica da sala de aula, de uma interação estritamente de um para muitos para uma de muitos para muitos, (p.145). Um Estudo de Caso em uma Universidade Backchannel Os jovens utilizam novas formas de comunicação influenciados pelas novas tecnologias e media digitais, adotando a sua autoidentidade, procuram desenvolver as suas redes sociais , conservar as suas amizades e relacionamentos pessoais. Eles que tinam ficado surpresos, confusos, curiosos, animados, ansiosos e intrigados com o aparecimento do backchannel nas salas de aula, surgiu-lhes como uma poderosa oportunidade de envolvência sugerindo estas práticas nas salas de aula e também sociais, como novos paradigmas do ensino/aprendizagem das experiências inovadoras oferecidas pelo backchannel, um espaço interessante para explorar novos rumos na colaboração de aprendizagem, (p.146). Antecedentes Históricos: Conflitos e Contexto As lutas de poder que derivam do backchannel têm bases teórico/históricas sobre quem mantém a posse e o controlo na sala de aula. Este modelo pedagógico/educacional tem evoluído ao longo do tempo em paralelo com as influências culturais, sociais, e governamentais em que está inserido. A tal ponto que se dá uma partilha do espaço da aula entre professor e alunos, (p.147)
  • 5. Um bom ambiente de ensino necessita que os professores motivem os alunos, facilitem a constrição do conhecimento, mobilizem a participação e promovam a paixão pela aprendizagem. Neste ambiente de aprendizagem podem surgir debates amargurados motivados por interesses e agendas pessoais, politica/historicamente enraizado em crenças. (p.148) Benefícios: Inovações no Ensino Os alunos Têm a possibilidade de fazer perguntas, receber respostas e solicitar sem ter de interromper a apresentação frontchannel, acaba o sinal-ruído neste canal, as questões periféricas são filtradas para o backchanel onde os alunos podem perguntar aos seus pares. Este canal também permite ás pessoas que não tiveram voz por barreiras educacionais, económicas, sociais ou culturais, participem no diálogo. O potencial sucesso da tecnologia numa sala de chat está enraizada na teoria construtivista de aprendizagem, pares para pares. Segundo esta teoria a aprendizagem é um processo ativo no qual os alunos constroem ideias ou conceitos novos baseados nos seus conhecimentos atuais e passados. (150) Desvantagens: Juventude Distraída ou estudantes? O que para uns estudantes pode ser uma inovação em tecnologia e práticas para outros pode ser familiar e até mesmo antiquado. A validade no uso das tecnologias depende das experiencias pessoais dos estudantes.
  • 6. PowerPlays: Quem põe as Regras da sala de aula? O termo backhanel assume, dependendo do contexto e do uso ,significados diversos, sugerindo para uns algo de clandestino e intangível. Para outros sugere ferramentas que habilitam para a participação, colaboração e interação informal, Se o professor não for informado da presença do Backchanel fica numa situação comprometedora. O sucesso dos professores depende do seu poder para convencer ou motivar os alunos a cooperarem com eles. Uns e outros malgastam o seu tempo a disputar o poder. (p.152). O direcionamento do estudo e materiais, por parte dos alunos pode levar a estrutura do poder a transferir-se.TALVEZ ESTEJA NA HORA DE REINVENTAR O ENSINO Construindo a identidade da comunidade Nós, educadores, devemos estar dispostos a reformular as nossas formas tradicionais de comunicação, assim como aproveitar as habilidades dos estudantes. (p.154) Comunidade como uma terceira casa Nas suas rotinas diárias os estudantes convivem, estabelecendo relações de confiança. A partilha de contextos é muito importante para as relações de confiança dentro da comunidade. (155) Os adultos também se dedicam a comunidades on-line onde jogam cartas, frequentam salas de chat, etc. (p.156) Pedagogia da Esperança: Projetando o Backchannel O contrato de aprendizagem leva a pessoa a assumir o compromisso de aprender. É importante destacar a importância de situar um novo meio dentro do seu contexto socio cultural. Sugerem-se certas normas, papéis, sinais e comportamentos, com a intenção de incentivar a backchannel comunidade a adotar tais práticas de modo que ele pudesse ser concebido.(p.157)
  • 7. A ensinar os Professores Os professores que adotem a tecnologia de sala de chat na sua salas de aula podem necessitar ensinar em ciclos mais curtos para reterem a atenção dos alunos. Eles devem ajustar seu currículo e estilos de ensino para proporcionar ambientes diferentes e melhoradas para um crescendo do formato padrão de aula. Eles devem ajustar seu currículo e estilos de ensino para proporcionar ambientes diferentes e melhoradas para um crescendo do formato padrão de aula. As práticas de ensino/aprendizagem evoluem ao longo do tempo e com as mudanças na tecnologia, os professores podem o conjunto das suas habilidades a fim de facilitar a intervenção em curso. Como os alunos se tornam mais acostumados a multitarefa em suas atividades diárias, os professores podem achar que eles precisam de reformular os seusestilos de ensino a fim de manter seus alunos envolvidos. Por exemplo, eles poderiam intercalam palestras com atividades em grupo e atividades individuais, atribuindo períodos mais curtos para cada seção. Dentro do ambiente de aprendizagem, onde o bachannel está a ser utilizado, devem ser tidas em conta as influências culturais tais como a etnia, género, acesso, experiencia no uso das tecnologias e as personalidades individuais dos alunos, assim como os seus estilos de aprendizagem, (p.160)
  • 8. A Frente Backchannel, Up: Conclusão s alunos precisam aprender a compartilhar ideias e conhecimento de forma ética e adequadamente, eles precisam de internalizar conceitos, explorando e integrando-os nas próprias experiencias. O backchannel permite basear o ensino nas necessidades, interesses e estádio de desenvolvimento das crianças, o que significa ensinar. Além disso, como meio on-line, baseado na web, que permite aos jovem continuar a refinar as práticas já existentes de media em paralelo com a sua utilização (backchannel). Como os nativos digitais eles podem produzir, consumir, reagrupar e gerar na sua sala de aula novos paradigmas de ensino/aprendizagem. As experiencias provenientes das suas aprendizagens permitem-lhes criar as salas de aula do futuro. Tentei se Eunice Afonso