Successfully reported this slideshow.

Tipos de sujeito

45,988 views

Published on

Os vários tipos de sujeito.

  • Be the first to comment

Tipos de sujeito

  1. 1. Tipos de Sujeito Simples, Composto, Nulo (subentendido, indeterminado, expletivo) Prof. Teresa Portal
  2. 2. O que é o SUJEITO?  Aquele que pratica uma ação.  Aquele sobre o qual se declara algo. Encontra-se, geralmente, à esquerda do verbo.
  3. 3. SUJEITO SIMPLES  O Sujeito Simples tem apenas um núcleo e este vem expresso. Pode ser constituído por um nome, por um pronome ou por uma frase. EX: Os alunos estudam muito. Portugal fica no sul da Europa. Ela não sabe nada. Quem vai ao ar perde o lugar.
  4. 4. SUJEITO COMPOSTO  O Sujeito Composto possui dois ou mais núcleos que também vêm expressos na frase. EX: As galinhas e os galos estão na capoeira. Eu e o Zé vamos ao cinema logo. Fome e desidratação afligem alguns povos.
  5. 5. SUJEITO NULO  O Sujeito Nulo é um sujeito que não se realiza lexicalmente, isto é, por palavras.  O Sujeito Nulo pode ser:
  6. 6. Sujeito Nulo Subentendido  É determinado pela desinência verbal ou pelo contexto e não aparece explícito na frase. EX: Andámos de bicicleta no sábado. (Nós) Cantou muito bem. (Ela/ Ele) Fizeram os exercícios todos. (Eles/ Elas)
  7. 7. Sujeito Nulo Indeterminado  Este sujeito não aparece na frase por ser impossível determiná-lo, no entanto, sabe-se que existe e pode ser parafraseado por “alguém”. EX: (verbo na 3ª pessoa do plural) Dizem que o livro é maravilhoso! (Alguém diz…) (verbo na 3ªpessoa do singular +SE) Precisa-se de pessoal especializado.
  8. 8. Sujeito Nulo Expletivo  O sujeito não tem interpretação e ocorre com verbos impessoais:  -formas verbais referentes a fenómenos da natureza: EX: Anoiteceu. Choveu. Nevou.  -verbo haver no sentido de existir ou ocorrer: EX: Há pessoas que não valem nada. Houve um acidente muito grande.  -verbo fazer indicando tempo ou clima: EX: Faz meses que não a vejo. Faz sempre frio nessa região.  -verbo ser: EX: São dezanove horas.
  9. 9. Posição do sujeito  Normalmente, o sujeito aparece à esquerda do verbo: EX: O Porto derrotou o Benfica. No entanto, pode surgir também após o verbo: EX: Espanta-me que ele tenha ganho o jogo. Desapareceu o livro. Surgiu um contratempo. Chegou o outono.

×