Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tipos de sujeito

49,794 views

Published on

Os vários tipos de sujeito.

  • Be the first to comment

Tipos de sujeito

  1. 1. Tipos de Sujeito Simples, Composto, Nulo (subentendido, indeterminado, expletivo) Prof. Teresa Portal
  2. 2. O que é o SUJEITO?  Aquele que pratica uma ação.  Aquele sobre o qual se declara algo. Encontra-se, geralmente, à esquerda do verbo.
  3. 3. SUJEITO SIMPLES  O Sujeito Simples tem apenas um núcleo e este vem expresso. Pode ser constituído por um nome, por um pronome ou por uma frase. EX: Os alunos estudam muito. Portugal fica no sul da Europa. Ela não sabe nada. Quem vai ao ar perde o lugar.
  4. 4. SUJEITO COMPOSTO  O Sujeito Composto possui dois ou mais núcleos que também vêm expressos na frase. EX: As galinhas e os galos estão na capoeira. Eu e o Zé vamos ao cinema logo. Fome e desidratação afligem alguns povos.
  5. 5. SUJEITO NULO  O Sujeito Nulo é um sujeito que não se realiza lexicalmente, isto é, por palavras.  O Sujeito Nulo pode ser:
  6. 6. Sujeito Nulo Subentendido  É determinado pela desinência verbal ou pelo contexto e não aparece explícito na frase. EX: Andámos de bicicleta no sábado. (Nós) Cantou muito bem. (Ela/ Ele) Fizeram os exercícios todos. (Eles/ Elas)
  7. 7. Sujeito Nulo Indeterminado  Este sujeito não aparece na frase por ser impossível determiná-lo, no entanto, sabe-se que existe e pode ser parafraseado por “alguém”. EX: (verbo na 3ª pessoa do plural) Dizem que o livro é maravilhoso! (Alguém diz…) (verbo na 3ªpessoa do singular +SE) Precisa-se de pessoal especializado.
  8. 8. Sujeito Nulo Expletivo  O sujeito não tem interpretação e ocorre com verbos impessoais:  -formas verbais referentes a fenómenos da natureza: EX: Anoiteceu. Choveu. Nevou.  -verbo haver no sentido de existir ou ocorrer: EX: Há pessoas que não valem nada. Houve um acidente muito grande.  -verbo fazer indicando tempo ou clima: EX: Faz meses que não a vejo. Faz sempre frio nessa região.  -verbo ser: EX: São dezanove horas.
  9. 9. Posição do sujeito  Normalmente, o sujeito aparece à esquerda do verbo: EX: O Porto derrotou o Benfica. No entanto, pode surgir também após o verbo: EX: Espanta-me que ele tenha ganho o jogo. Desapareceu o livro. Surgiu um contratempo. Chegou o outono.

×