Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Captulo ii(memorial do convento)

48,732 views

Published on

  • Be the first to comment

Captulo ii(memorial do convento)

  1. 1. José Saramago E.B.2,3/ S Mestre Martins Correia Golegã 2010/2011 Ana Júlia Mota Tomé12ºA nº2
  2. 2. <ul><li>A Ordem dos Franciscanos , é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis em Itália em 1209, vivendo em conventos. Os Franciscanos têm o seu hábito de cor de castanho e cordão Branco, uns usam capucho e outros não, pertencendo ao hábito. </li></ul><ul><li>Os Franciscanos não são monges, mas sim religiosos: realizam voto de pobreza, castidade e obediência. </li></ul><ul><li>Princípios Franciscanos: </li></ul><ul><li>Humildade significa acolhida para escutar; </li></ul><ul><li>Simplicidade é o valor de quem sabe colocar tudo em comum, é a coragem da partilha; </li></ul><ul><li>Justiça é transparência, castidade, verdade. É revelar o melhor de si. </li></ul>A Ordem Franciscana:
  3. 3. Capítulo II <ul><li>Milagres conseguidos pelos franciscanos: história de Frei Miguel da Anunciação; história de S to António(milagres e castigos); </li></ul><ul><li>Roubo e recuperação das lâmpadas do convento de S.Francisco; </li></ul><ul><li>Concretização do sonho com o futuro descendente; </li></ul><ul><li>Desejo dos Franciscanos desde de 1624 da construção do Convento de Mafra. </li></ul>Tópicos:
  4. 4. Se a concepção da rainha ocorresse, seria vista como mais um milagre entre todos os outros relacionados à ordem de São Francisco. Diz-se, por exemplo, que o Frei Miguel da Anunciação, mesmo depois de morto, conservara o seu corpo intacto durante dias, atraindo, desde então, uma grande quantidade de devotos para a sua igreja. Outro caso, é o do furto de três lâmpadas de prata do Convento de S. Francisco de Xabregas no qual entraram ladrões passando junto ao altar de Santo António rico em prata, e nada roubaram. Entrando na igreja, os frades deram com ele às escuras, e verificaram que foram as lâmpadas que tinham sido levadas, ao observarem o local das lâmpadas repararam que as suas correntes abanavam tendo sido o roubou pouco tempo antes. Resumo…
  5. 5. O frade que tinha ido verificar o que se tinha passado, culpou Santo António por ter deixado passar alguém, sem que nada lhe tirasse, e ir roubar ao altar-mor, então este castigou Santo António, tendo tirado toda a sua prata, toalhas e adornos, a sua auréola e até o menino da cruz. Na manhã seguinte, bateu à porta do convento um estudante que revelou o local onde estavam as lâmpadas, no Mosteiro de Cotovia, dos padres da Companhia de Jesus. Desta forma, faz-nos desconfiar que o tal estudante, apesar de querer ser padre, tenha sido o autor do roubo e que, arrependido, deixara lá as lâmpadas, por não ter coragem de as devolver pessoalmente.  
  6. 6. Citações acerca dos tópicos: “ Ainda é cedo para falar deste que se prepara, aliás milagre não tanto, mas simples obséquio divino(…)qual há-de ser o nascimento do infante na hora própria(…)” página 23 Sobre a concretização do sonho com o futuro descendente “ Porém, era frei Miguel da Anunciação mesmo depois de morto pagou o mal com o bem, e se vivo fizera caridades, defunto obrava maravilhas, sendo a primeira desmentir os médicos que temiam se corrompesse o corpo aceleradamente (…) passados três dias inteiros na igreja de Nossa Senhora de Jesus onde esteve exposto, com suavíssimo cheiro, e não se lhe enrijeceu o cadáver, pelo contrário, brandamente os membros todos se deixavam mover, como se vivo estivesse”página 24 Milagres conseguidos pelos franciscanos: história de Frei Miguel da Anunciação;
  7. 7. “ Foi o caso que no convento de S.Francisco de Xabregas entraram gatunos, ou gatuno entrou, pela clarabóia de uma capela contígua com a de Santo António, e foi, ou foram, ao altar-mor, e as três lâmpadas que lá estavam se sumiram pelo mesmo caminho em menos de um credo”páginas 26 e 27 Roubo e recuperação das lâmpadas do convento de S.Francisco “ E vós, santo, só guardais a prata que vos toca e deixais levar a outra, pois em paga disso não vos há-de ficar nenhuma”. Milagres conseguidos pelos franciscanos: história de Sto António(milagres e castigos); Nota: Clarabóia - é uma abertura no alto da capela que permite a entrada de luz ou a passagem de ventilação

×