Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

CONCEITO DE COMUNICAÇÃO.

4,529 views

Published on

TRABALHO EXPOSITIVO.

Published in: Internet
  • Be the first to comment

CONCEITO DE COMUNICAÇÃO.

  1. 1. COMUNICAÇÃO - CONCEITO  Não existe uma única atividade humana que não seja afetada, ou que não dependa, de alguma forma, da comunicação. Tão relevante é o papel da comunicação humana no mundo moderno, que seu estudo deveria merecer especial atenção. No entanto, para que se aprenda a comunicar adequadamente, com clareza e eficiência, torna-se indispensável o conhecimento de algumas noções fundamentais sobre o assunto.
  2. 2.  A palavra comunicar vem do latim communicare – pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à ideia de convivência, comunidade, relação com o grupo, sociedade.  Desde que passou a viver em grupos, o homem vem sentindo cada vez mais a necessidade de se comunicar.
  3. 3. Formas de comunicação Pessoal ou impessoal Verbal Língua Não-verbal • Ser humano + ser humano • Ser humano + máquina • Falada • Escrita • Gestos, imagens, sons, artes, fumaça • Sinais, cores, ...
  4. 4. E ainda ...  A maneira de se vestir, de andar, de sentar, falar ou calar, a postura, o comportamento social, também são formas eficientes de estabelecer uma comunicação.  Algumas atitudes apresentam uma significação universal, mas subordinam-se ao contexto em que se manifestam. Uma inclinação do tronco denota respeito, mas se vier associada a um certo modo de sorrir, pode significar exatamente o contrário.
  5. 5. Processo da comunicação Canal da comunicação ____________ mensagem referente receptor código emissor
  6. 6. ELEMENTOS  EMISSOR - Também chamado de destinador é quem transmite a mensagem. Pode ser um indivíduo, um grupo, uma figura ou um órgão.  RECEPTOR – ou destinatário – é aquele que recebe a mensagem. Pode ser um indivíduo, um grupo, um animal ou até mesmo uma máquina ( computador, gravador).  MENSAGEM – é tudo aquilo que o emissor transmite ao receptor; é o objeto da comunicação.  REFERENTE – é o assunto da comunicação, o porquê da mensagem.
  7. 7. Mais elementos ...  CANAL – é o meio físico, o veículo pelo qual a mensagem é levada até o receptor.  CÓDIGO – é um conjunto de signos e suas regras de comunicação. Cada regra de comunicação tem seu código próprio.  A comunicação só se realiza quando todos os seus elementos funcionam adequadamente.  RUÍDO – entende-se por ruído qualquer obstáculo que dificulte a comunicação.
  8. 8. REFERÊNCIAS  ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio. Língua Portuguesa – Noções Básicas Para Cursos Superiores. – 8.ed. - São Paulo : Atlas, 2007.

×