Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação dengue chikungunya e zika

15,925 views

Published on

Características, informações, histórico e prevenção.

Published in: Education

Apresentação dengue chikungunya e zika

  1. 1. https://www.youtube.com/watch?v=DIL5ZKgQ69M CICLO DE VIDA DO MOSQUITO Aedes aegypti
  2. 2. O município de Piracicaba deve receber antes do final de abril os primeiros mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados criados para combater a dengue soltos no Estado de São Paulo. 02/03/2015 Após testes em Juazeiro e Jacobina, na Bahia, a empresa obteve aprovação federal de biossegurança para soltar os animais. O aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária MOSQUITOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Para tentar eliminar a maior parte da população do A. aegypti no Cecap, onde vivem cerca de 5.000 pessoas, a Oxitec deve soltar entre 20 milhões e 40 milhões de mosquitos ao longo de dez meses.
  3. 3. TIPOS DE DENGUE
  4. 4. IMAGENS SINTOMAS DA DENGUE
  5. 5. VÍRUS DA DENGUE Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue, que não geram imunidade cruzada, ou seja, a imunidade é específica para cada um dos tipos. Se a pessoa pegar a dengue do tipo 1, por exemplo, ficará imune ao tipo 1, mas poderá se infectada ainda pelos vírus de tipo 2, 3 e 4.
  6. 6. FEBRE CHIKUNGUNYA É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O que significa Chikungunya? Significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
  7. 7. OUTROS SINTOMAS DA FEBRE CHIKUNGUNYA POLIARTRITE EDEMATOSA INCHAÇO MANCHAS NA PELE
  8. 8. Uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz Paraná, confirmou que o vírus zika, hoje apontado como a principal hipótese para o aumento de casos no país de bebês com microcefalia, é capaz de atravessar a placenta durante a gestação. Na placenta Exames de diagnóstico molecular identificaram a presença do genoma do vírus zika na placenta. Outro teste mostrou inflamação da placenta, o que indica que o vírus rompeu essa barreira TRANSMISSÃO INTRA-UTERINA Nova análise confirma que o vírus é capaz de atravessar a placenta O vírus foi localizado em células de Hofbauer, que atuam na manutenção da placenta e defesa do bebê. Essa célula poderia carregar o vírus, funcionando como um cavalo de Troia VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA
  9. 9. Febre do Zika Vírus Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.
  10. 10. ORIGEM NO BRASIL 1 Origem Nos anos 1950, é descrita na Nigéria a primeira contaminação humana com vírus zika, presente originalmente em macacos 2 Chegada Provavelmente em 2014, durante a Copa, alguém infectado do sudeste asiático ou de ilhas do Pacífico com o vírus chega ao Brasil 3 Infecção Mosquito Aedes brasileiro pica essa pessoa e passa a hospedar o vírus 4 Grávida Mulher contaminada pelo vírus zika o transfere verticalmente à criança, possivelmente ‘pegando carona’ em uma das células de defesa da mãe ou simplesmente atravessando a placenta, que separa os organismos materno e fetal 5 Feto Feto ainda não tem sistema imune desenvolvido, o que o torna mais vulnerável à infecção. 6 Desenvolvimento Vírus se espalha pelo corpo do feto e impede o desenvolvimento neuronal correto do feto ao impedir a migração e a conexão adequada das células. 7 Microcefalia Cérebro não atinge seu tamanho normal, quadro conhecido como microcefalia. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/11/1710685-conclusoes-sobre- acao-do-zika-em-bebes-levarao-ao-menos-6-meses.shtml
  11. 11. Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado decretou estado de emergência e conta com uma equipe de acompanhamento dos casos desde 22 de outubro de 2015, segundo a pasta. Em seguida, estão Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1). DADOS
  12. 12. ZIKA E MICROCEFALIA Duas irmãs, de nove e 14 anos, nasceram com microcefalia, má-formação cerebral que prejudica o desenvolvimento neurológico. Infelizmente, elas não falam, não escutam, não conseguem se vestir sozinhas Foto: Reprodução/DailyMail Microcefalia ligada ao zika é severa em 71% dos casos, diz estudo.
  13. 13. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO O laboratório Hermes Pardini já oferece o teste para o vírus zika, a R$ 500. O Fleury deve começar a oferecer o exame em até dez dias. O preço ainda não foi definido, mas deve ficar em torno de R$ 300. (08/12/2015) Os casos de microcefalia estão relacionados com vacinas de rubéola? Boato. De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, as vacinas de rubéola nunca são aplicadas em gestantes. Nenhuma vacina aplicada em gestantes contém vírus ou agentes vivos, segundo o Ministério da Saúde Tem tratamento para o zika? Não. Assim como na dengue, os sintomas são tratados com remédios para dor e para diminuir a febre, já que os sintomas somem em sete dias, em média Nesta sexta-feira (11/12/2015), o Instituto Butantan comunicou que se prepara para dar início a estudos para uma vacina contra o vírus zika. Como a dengue, o zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e foi relacionado a casos de microcefalia em bebês. A vacina contra a dengue do Instituto Butantan será testada em 17 mil voluntários distribuídos por 12 Estados do país em sua terceira fase de experimento. O recrutamento começa a ser feito nos próximos dias e ainda não há prazo para a liberação da vacina para o público geral, segundo o instituto informou nesta sexta (11/12/2015) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A Anvisa avalia pedido de registro de outra vacina contra dengue, da Sanofi Pasteur. Mas a eficácia do imunizante não é considerada alta por parte dos especialistas: 66% para os quatro sorotipos. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)
  14. 14. http://www1.folha.uol.co m.br/infograficos/2015/04 /119391-dossie-do- mosquito.shtml http://g1.globo.com/Noticias/Ci encia/0,,MUL366335- 5603,00PESQUISADORES+NOS+EU A+REVELAM+COMO+E+A+ADOLES CENCIA+DO+VIRUS+DA+DENGUE. html http://www.ioc.fiocruz.br/ dengue/textos/sobreovirus. html http://www.hospitaldaher.com .br/daher/conheca-alguns- mitos-e-verdades-sobre-a- dengue http://www.esteticderm. com.br/?p=1627 http://ademacen.blogspot.com .br/2015/04/dengue- hemorragica-causas-sintomas- e.html http://www.biolider.com .br/dengue.html http://www.guaruclean.com.br/p ortal/pragas- urbanas/mosquito.html http://portalsaude.saude.gov. br/index.php/links-de- interesse/1073- chikungunya/14716-o-que-e-a- febre-chikungunya http://sindicomerciarios.org.br/site/index.p hp/k2-component/destaques/item/1004- fiocruz-anuncia-kit-de-diagnostico-para-zika- dengue-e-chikungunya http://nurselanalima.blogspo t.com.br/2015/12/zika- virus.html http://noticias.r7.com/saude/brasil- tem-mais-de-3500-casos-suspeitos-de- microcefalia-associada-ao-virus-zika- 13012016 http://www1.folha.uol.com. br/equilibrioesaude/2016/01 /1731325-virus-da-zika- consegue-ultrapassar-a- placenta-na-gestacao- confirma-analise.shtml http://www1.folha.uol.com.br/ciencia /2015/03/1596898-mosquito-da- dengue-geneticamente-modificado- sera-solto-em-piracicaba.shtml https://www.googl e.com.br/imagens CRÉDITOS FIM PROF. PAULO FIRMINO p.Firmino@uol.com.br

×