Informática na escola - Computadores para educar

3,690 views
3,561 views

Published on

"Projeto elaborado para o curso PROINFO.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,690
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
83
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Informática na escola - Computadores para educar

  1. 1. * Informática na escola:Computadores para educar
  2. 2. Introdução:Ao perceber a atual necessidade de que a escola organize seus tempose espaços com o objetivo de se sintonizar com a dinâmica do mundoatual, surge a necessidade de desenvolver novas possibilidades dedisposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos comhabilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.“A escola informatizada cria a possibilidade de exposição e dedisponibilização das pesquisas aos alunos, de maneira mais atrativa eprodutiva, da demonstração e da vivência, de simulação por textos eimagens, facilitando o discernimento e o envolvimento dos alunos comproblemas reais da sociedade”. Marilda Aparecida BehrensA Sala de Informática favorece a aprendizagem através do acesso a novosconhecimentos; contribui na elaboração e na apresentação de trabalhos(textos, slides, filmes, etc), além de permitir o acesso a informações sobrecursos, apostilas, universidades, textos de diversos autores, etc.
  3. 3. Dados de Identificação:Responsáveis: Tania Aparecida Dias de Castro Zilma Vieira GuimarãesMunicípio: Tumiritinga/ são Geraldo de TumiritingaClientela: Alunos do Ensino FundamentalPeríodo de Execução: Segundo semestre/2012.Local: Laboratório de Informática da escola.Colaboradores: especialistas, professores, alunos da escolae demais voluntários.
  4. 4. Objetivos:• Envolver a comunidade escolar na utilização de recursos que ampliem as formas deacesso ao conhecimento, comunicação e pesquisa;• Oferecer à comunidade escolar o acesso à sala de informática para execução de projetospedagógicos interdisciplinares ou não, priorizando a participação de professores naconcretização de suas aulas e de pesquisas com seus alunos;• Identificar a sala de informática como sala de aula para o desenvolvimento do processoensino-aprendizagem;• Formar o indivíduo para que seja crítico na construção de conhecimentos;• Direcionar o uso da internet com discernimento para aproveitar o potencial educativoque se aplica ao universo da educação.• Zelar pelo espírito colaborativo na construção de trabalhos coletivos.• Conhecer os recursos de softwares para serem utilizados na apresentação de trabalhos;
  5. 5. Justificativa: A tecnologia está provocando uma mudança de modelo na produção e nadivulgação do conhecimento o que nos leva a pensar no novo papel doprofessor e da escola, que não são mais as únicas fontes de informaçãodos alunos. O educador assume agora a função de conectar os conteúdoscurriculares com conhecimentos que vêm de fora da escola e de ajudar osalunos e relacionar o aprendizado com o mundo.Nesse sentido, a escola se propõe a desenvolver projetos, já quedisponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado, em prol deuma aprendizagem de maior qualidade, que inclua as novas tecnologiascomo fator fundamental numa educação preocupada em instrumentalizare despertar novos talentos.O presente projeto se propõe a atender os alunos das Escolas Municipaisprofessora Alcina Silva de Miranda e Laudelina Rodrigues dos Santos como intuito de utilização da sala de informática, aproveitando os recursosdisponíveis para aquisição de informações e construção do sabercoletivo.
  6. 6. Recursos: Serão usados também CDs para gravação outros materiais que durante as atividades forem necessários. cadernos individuais para o Software de jogos educacionais;registro dos relatórios Acesso à Internet Impressora a Laser18 computadores (disponíveis noLaboratório de Informática); Data Show
  7. 7. Desenvolvimento:O Projeto de Inclusão Digital será organizado em três etapas previstas:1ª etapa: Formação do professoro Utilizando materiais diversos, o professor terá contato com a máquina e estará se preparando para desenvolver seu trabalho.o Visita a sites importantes: portal do professor...o Utilizar o editor de textos e suas diversas ferramentas;o Baixar música e fazer downloads;o Como utilizar a ferramenta pesquisa;o Elaboração de cronograma para atendimento;o organização do uso da sala de informática, incluindo as regras básicas de utilização; Tema a ser trabalhado Quantidade de aulas Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos Recursos utilizados Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( ) Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )o Apresentação das atividades a serem desenvolvidas pelo especialista da escola, professor monitor e o professor de sala.
  8. 8. 2ª etapa: Planejamento O professor deverá repensar suas práticas em salade aula, seu papel será dar sentido ao uso da tecnologia,produzindo conhecimento com base em um labirinto depossibilidades.Os professores desenvolverão, em grupos de estudo, ainclusão de atividades no laboratório de informática dosconteúdos previstos no planejamento, logo a seguir,apresentação dos resultados em plenária. O professor poderá iniciar o trabalho explorandoaos poucos, juntamente com os alunos, os recursos dasmáquinas por meio de jogos, produção de textos edesenhos. Poderá também com a disponibilidade dolivro didático, através das indicações do próprio livro,desenvolver pesquisas e curiosidades.( o livro didáticoapresentam sugestões de atividades, onde sãoutilizadas as demais mídias, internet, rádio, CD etc).
  9. 9. 3ª etapa: A prática e o registro
  10. 10. • Fontes: Revista Nova escola Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade• silvia-informatica.blogspot.com.br

×