Calendario medicinal 2b

3,214 views

Published on

Calendário 2013 com o tema de ervas medicinais criado pelos alunos do 2º ano B - ciclo I - EMEB José Cataldi

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,214
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,831
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Calendario medicinal 2b

  1. 1. Boldo do ChileChá de boldo é indicado para melhorar a digestão e o funcionamento do fígado. Modo de preparo: Ferva a água Coloque em uma xicaraColoque o boldo e deixe por 1 minuto.
  2. 2. VerbascoA planta verbasco é umaerva daninha comumenteencontrada, que é muito popular por suaspropriedades medicinais. Indicações: Expectorante, peitoral,emoliente, sedativo, tosse, bronquite e asma.
  3. 3. Guaraná O guaraná é cultivado principalmente em uma pequena área do norte do Brasil. A goma e o guaranino agem como adstringente, as sementescontem cerca de 3% a 5% de guaranina(similar a cafeína) e muitas vezes são moídas e secas, sendo usada como uma bebida estimulante. Na substancia da guaranina temvestígios de alcaloides como a teofilina e teobromina (que são encontradas também no chocolate e cacau) Indicação: estes alcaloides funcionam como um estimulante para alimentar a agilidade mental e física.
  4. 4. Buriti Nome popular: Caranda-guaçu e Coqueiro-buriti Familia botânico: palmae Características da planta: palmeira de porte elegante com estipe ereto de até35 m de altura. Folhas grandes, dispostasem leque. Flores em longos cachos de até 3 m de comprimento, de coloração amarelada, surgem de dezembro até abril. Indicação: seu fruto, além de rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural o fruto doburiti também pode ser transformado em suco.
  5. 5. Castanha do ParáÉ um fruto com alto teor calórico e proteico, além disso, contém o elemento selênio quecombate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer (cancro). Atualmente, é abundante apenas no estado do Acre, no norte da Bolívia e no Suriname.Indicação: O chá da casca do castanheiro-do- pará é usado na Amazônia para tratamentodo fígado, e a infusão de suas sementes para problemas estomacais. Por seu conteúdo em selênio, a castanha é antioxidante.Seu óleo é usado como umidificador da pele.
  6. 6. Cupuaçu Nome cientifico: (theobroma grandiflodum) Características: Árvore com até 10m de altura.Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária daAmazônia brasileira (theobroma grandiflodum) parente próxima do cacaueiro. A árvore éconhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região amazônica brasileira. Uso medicinal: Bronquites e infecções renais. Você sabia?Já ouviu falar em cupulate? Não? Pois agora vocêsabe! É o chocolate de Cupuaçu. É fabricado com sementes do cupuaçu e tem sabor e aroma similares ao chocolate
  7. 7. Hortelã A hortelã (mentha piperita) ousimplesmente mentha é uma das plantasmedicinais mais antigas e seria quase um crime falar do trato digestivo sem dar a esta planta o seu devido lugar. A hortelã é sem duvida a planta mais usada no mundo sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções.Indicação: O chá de mentha após o jantar evoluído provavelmente de um costumeantigo de encerrar os banquetes com umramo de mentha para auxiliar a digestão. Uso clinico e medicinal: Auxilio á digestão Síndrome do intestino irritável Náusea, enjoo matinal e Descongestionante nasal
  8. 8. AÇAÍ O açaí foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas do Brasil e sempre foi considerada umadas plantas medicinais mais importantes da Amazônia. As frutas do açaí são suplementos nutricionais. Indicação: A polpa do açaí é um ótimo energético,sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. O açaí é uma fruta rica emproteínas, fibras e lipídios . Encontramosnesta fruta as seguintes vitaminas: c,B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidades de fósforo, ferro e cálcio.
  9. 9. ANDIROBA A Andiroba é uma árvore de grande porte, nativa da Amazônia que chega aatingir trinta metros de altura. Ela floresce de agosto a outubro e frutifica de janeiro a maio. Indicação: O óleo é utilizado para produção de repelente de insetos, antissépticos e anti- inflamatório. Popularmente é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações. A indústria cosmética utiliza a matéria prima para a produção de sabonetes,xampus e cremes. O óleo também é usado pelos amazônicos como remédio contra a calvície.
  10. 10. CamomilaA camomila é uma planta de origem do norte africano se espalhou com muitarapidez pelos territórios da Europa e do Brasil. É usada principalmente na medicina popular pelos seus efeitos calmantes que ajudam a aliviar as cólicas nos recém nascidos. Indicação: Dentre as diversas propriedadesmedicinais da camomila temos as açõesantipiréticas, estomáquicas, digestivas, antiespasmódicas, calmantes, tônicas, anti-reumáticas. É também muito utilizada na indústria de cosméticos.
  11. 11. Alecrim O alecrim é um arbusto comum na região do Mediterrâneo chegando até a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcaria devido ao seu aromacaracterístico. Os romanos designavam-no como que em latim orvalho do mar. Indicação:Utilizada com fins culinários medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria como por exemplo na produção da água-de- colônia, pois contem tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
  12. 12. Pupunha Pupunha é uma palmeira nativa da região amazônica. É consumida na forma de frutos ou de palmito.É uma palmeira de clima Tropical e tem um rápido crescimento. A partir dos anos 90 nas regiões nordeste, sudeste e Centro-oeste passou-se a cultivar a pupunha não para produção de frutos , mas sim, para fornecer palmito. Indicação: Érico em fibras e minerais, como potássio, cálcio e fósforo, vitaminas e aminoácidosimportantes, podendo fazer parte das dietas com restrições calóricas, podendo ser consumido ao natural, cozido em água com sal e limão, assado ao forno ou em churrasqueiras .
  13. 13. • ALEX LINHARES ROCHA • JOÃO VITOR VELOSO MAROTTI• ALEXANDRA FARIAS DE SOUSA • JULIA DAMASCENO DE MORAIS• ANA BEATRIZ FERREIRA • JULIO CÉSAR LEAL LIMA• ANNA JULIA DE SOUZA SANTOS • KAIO CERQUEIRA DE OLIVEIRA• BEATRIZ DOS SANTOS FRANCISCO • KAUANY ARAÚJO SILVA• BIANCA DE SOUSA LIMA • LUCAS CASSIANO DE MELLO• BRUNA DOS SANTOS BARBOSA MARSON• CAÍQUE SANTANA JUSTO • PEDRO HENRIQUE PEREIRA LOPES• EDUARDO HENRIQUE COELHO • PEDRO ISIDORIO DE SOUZA FILHO ATAIDE • PIETRO BATTISTINI• ESDRAS MARTINS DOS SANTOS • VITOR BARBOSA DE ARAÚJO• GABRIEL SILVA MATARUCO • VYCTOR HOCTAVIO PARRO LIVINO• GIOVANNA VAZ SILVA • YASMIN BOLDO TORTELI• GUSTAVO HENRIQUE COTRIM DE ALMEIDA Cristiana Cordeiro da Silva : Elaine Silva Rocha Sobreira

×