• Like
Sheila rodrigues  seminário boas práticas pedagógicas e digitais 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Sheila rodrigues seminário boas práticas pedagógicas e digitais 2012

  • 4,063 views
Published

3 º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012, Rio Grande RS, Brasil, envolvendo 200 Educadores da 18 ª CRE Rio Grande, a 5 ª CRE Pelotas e 13 ª CRE Bagé, m da Região F, SeducRS.

3 º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012, Rio Grande RS, Brasil, envolvendo 200 Educadores da 18 ª CRE Rio Grande, a 5 ª CRE Pelotas e 13 ª CRE Bagé, m da Região F, SeducRS.

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
4,063
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Interdisciplinaridade e Tecnologias Educacionais nas Ciências Humanas, Linguagens e Códigos Profa. Sheyla Costa Rodrigues – sheylarodrigues@furg.br
  • 2. Todas as tecnologias têm tido usotradicional em educação, tanto nacultura oral como no surgimento daescrita e também na revolução daimprensa, em que o texto impressopassou a armazenar e permitir amploacesso ao conhecimentos dasgerações anteriores, até as novasmídias de ilustrações, fotos e filmes,telefone, televisão, internet...
  • 3. NAVEGAÇÃOSua utilização pode abrir novas possibilidadespara alunos e professores, superando asbarreiras físicas e o acesso limitado aosrecursos de informação existentes e,literalmente, colocando o mundo acessível àponta dos dedos.
  • 4. COMUNICAÇÃOA Comunicação com qualquer parte do mundoestá muito mais rápida e dinâmica, com autilização de correio eletrônico (e-mail) eferramentas como os comunicadores demensagens instantâneas (MSN, Google Talk),além de salas de chat para manter contato.
  • 5. VÍDEOSUma produção de vídeo deve seguir algunspassos básicos de planejamento e produção:definição do projeto; roteiro; seleção deequipamentos e locais; filmagem; edição deáudio e vídeo. Hoje a maioria dos celularespossibilita a gravação de pequenos vídeos.
  • 6. SOMO som é outra interessante possibilidade de usona escola, na forma de músicas, entrevistas emprogramas de rádio, gravação de aulas, trabalhosem grupo apresentados em áudio. Mesmo na erado audiovisual, com o cinema, a televisão, o DVDe o YouTube, os canais de comunicação queusam apenas o áudio não ficaram obsoletos.
  • 7. IMAGENSSeja para nossa memória histórica, seja parailustrar um texto, apresentar uma informaçãode modo visual, a criação ou edição deimagens, sua busca e publicação, sãohabilidades cada vez mais solicitadas tanto aosprofessores como aos alunos.
  • 8. São páginas na internet que possibilitam apublicação e o armazenamento de informaçõesque são atualizadas rotineiramente e são umaforma de comunicação, permitindo que seusautores se expressem e que outras pessoaspossam ler e registrar comentários sobre aprodução textual apresentada.
  • 9. e planilhasUm dos usos que se pode fazer da informáticana escola são os pacotes de aplicativos quegeralmente incluem Processador de textos,Planilha eletrônica, Apresentação de slides eGerenciador de bancos de dados.
  • 10. MAPASCada vez mais mapear não se resume àcartografia, mas a usar os vários recursosdisponíveis na internet (ferramentas degeoprocessamento, como o Geobusca, GoogleMaps ou Google Earth) permitem desenvolverprojetos na escola, inserindo marcas coloridas,informações, fotos e até vídeos nos mapas.
  • 11. REDES SOCIAISExistem várias opções de redes sociaiscomo o Orkut, o Facebook, o Twitter, oMySpace, Formspring,... O uso das redessociais no processo educativo deve sercuidadoso, para que seu uso na escola atransformem em uma ferramenta deaprendizagem.
  • 12. JOGOS E SIMULAÇÕESCom o uso de jogos, offline ou online, sãovárias as habilidades que se desenvolvem emuitos conhecimentos são construídos, deforma lúdica, interativa e estimulante. Opotencial educacional de um jogo édeterminado, principalmente, por sua propostade uso.
  • 13. Entretanto, para que estastecnologias sejamsignificativas, não bastaque os alunossimplesmente acessem asinformações. É necessárioter a habilidade e o desejode utilizá-las, saberrelacioná-las, sintetizá-las,analisá-las e avaliá-las.
  • 14. Nosso compromisso pedagógico é elaborar estratégias que deem significado a essa porta que se abre para o universo do conhecimento da humanidade.Sem isso, a internet, equipamentos esoftware podem apenas ser modismosadestradores de um mercado consumidor,perdendo-se a oportunidade de promovermudanças no ensinar e no aprender.