Your SlideShare is downloading. ×
Sheila rodrigues  seminário boas práticas pedagógicas e digitais 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Sheila rodrigues seminário boas práticas pedagógicas e digitais 2012

4,138
views

Published on

3 º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012, Rio Grande RS, Brasil, envolvendo 200 Educadores da 18 ª CRE Rio Grande, a 5 ª CRE Pelotas e 13 ª CRE Bagé, m da Região F, SeducRS.

3 º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012, Rio Grande RS, Brasil, envolvendo 200 Educadores da 18 ª CRE Rio Grande, a 5 ª CRE Pelotas e 13 ª CRE Bagé, m da Região F, SeducRS.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,138
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Interdisciplinaridade e Tecnologias Educacionais nas Ciências Humanas, Linguagens e Códigos Profa. Sheyla Costa Rodrigues – sheylarodrigues@furg.br
  • 2. Todas as tecnologias têm tido usotradicional em educação, tanto nacultura oral como no surgimento daescrita e também na revolução daimprensa, em que o texto impressopassou a armazenar e permitir amploacesso ao conhecimentos dasgerações anteriores, até as novasmídias de ilustrações, fotos e filmes,telefone, televisão, internet...
  • 3. NAVEGAÇÃOSua utilização pode abrir novas possibilidadespara alunos e professores, superando asbarreiras físicas e o acesso limitado aosrecursos de informação existentes e,literalmente, colocando o mundo acessível àponta dos dedos.
  • 4. COMUNICAÇÃOA Comunicação com qualquer parte do mundoestá muito mais rápida e dinâmica, com autilização de correio eletrônico (e-mail) eferramentas como os comunicadores demensagens instantâneas (MSN, Google Talk),além de salas de chat para manter contato.
  • 5. VÍDEOSUma produção de vídeo deve seguir algunspassos básicos de planejamento e produção:definição do projeto; roteiro; seleção deequipamentos e locais; filmagem; edição deáudio e vídeo. Hoje a maioria dos celularespossibilita a gravação de pequenos vídeos.
  • 6. SOMO som é outra interessante possibilidade de usona escola, na forma de músicas, entrevistas emprogramas de rádio, gravação de aulas, trabalhosem grupo apresentados em áudio. Mesmo na erado audiovisual, com o cinema, a televisão, o DVDe o YouTube, os canais de comunicação queusam apenas o áudio não ficaram obsoletos.
  • 7. IMAGENSSeja para nossa memória histórica, seja parailustrar um texto, apresentar uma informaçãode modo visual, a criação ou edição deimagens, sua busca e publicação, sãohabilidades cada vez mais solicitadas tanto aosprofessores como aos alunos.
  • 8. São páginas na internet que possibilitam apublicação e o armazenamento de informaçõesque são atualizadas rotineiramente e são umaforma de comunicação, permitindo que seusautores se expressem e que outras pessoaspossam ler e registrar comentários sobre aprodução textual apresentada.
  • 9. e planilhasUm dos usos que se pode fazer da informáticana escola são os pacotes de aplicativos quegeralmente incluem Processador de textos,Planilha eletrônica, Apresentação de slides eGerenciador de bancos de dados.
  • 10. MAPASCada vez mais mapear não se resume àcartografia, mas a usar os vários recursosdisponíveis na internet (ferramentas degeoprocessamento, como o Geobusca, GoogleMaps ou Google Earth) permitem desenvolverprojetos na escola, inserindo marcas coloridas,informações, fotos e até vídeos nos mapas.
  • 11. REDES SOCIAISExistem várias opções de redes sociaiscomo o Orkut, o Facebook, o Twitter, oMySpace, Formspring,... O uso das redessociais no processo educativo deve sercuidadoso, para que seu uso na escola atransformem em uma ferramenta deaprendizagem.
  • 12. JOGOS E SIMULAÇÕESCom o uso de jogos, offline ou online, sãovárias as habilidades que se desenvolvem emuitos conhecimentos são construídos, deforma lúdica, interativa e estimulante. Opotencial educacional de um jogo édeterminado, principalmente, por sua propostade uso.
  • 13. Entretanto, para que estastecnologias sejamsignificativas, não bastaque os alunossimplesmente acessem asinformações. É necessárioter a habilidade e o desejode utilizá-las, saberrelacioná-las, sintetizá-las,analisá-las e avaliá-las.
  • 14. Nosso compromisso pedagógico é elaborar estratégias que deem significado a essa porta que se abre para o universo do conhecimento da humanidade.Sem isso, a internet, equipamentos esoftware podem apenas ser modismosadestradores de um mercado consumidor,perdendo-se a oportunidade de promovermudanças no ensinar e no aprender.