Your SlideShare is downloading. ×
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Jornal online jacira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Jornal online jacira

883

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
883
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Jornal Online
  • 2. Justificativa: Sendo a escola um espaço de aprendizagem e considerando que o professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar conhecimentos, entendemos ser o jornal online uma forma de facilitar o conhecimento para a formação intelectual, cognitiva e critica dos alunos.
  • 3. OBJETIVOS:
    • Objetivo Geral
    • Produzir um jornal online com os alunos do ensino fundamental a fim de que o educando possa:
    • - Sentir-se motivado a ler e escrever e produzir textos variados, percebendo a importância da tecnologia na informação.
  • 4. Objetivos Específicos - Possibilitar o acesso ao jornal descobrindo as diversas linguagens e estruturas de textos. - Estimular a leitura e produção dos alunos de textos jornalísticos, charges e poesias. - Oportunizar a comunidade escolar o jornal online como recurso pedagógico permanente e criativo.
  • 5. Referencial Teórico Muita gente hoje em dia busca aprender a fazer seu próprio jornal, seja o jornal da sua empresa, o jornalzinho da escola, ou mesmo o jornal da sua família. Antes de ensinar você a fazer seu próprio jornal, vamos primeiro contar um pouco de história: Conta-se que a tradição de imprimir, notícias tem origem nos bares e cafés europeus do século XVI, onde as histórias e notícias de longe, depois de contadas pelos viajantes que ali passavam, eram impressas pelos donos destes estabelecimentos e distribuídas aos outros clientes. Com isso as pessoas mantinham-se informadas sobre os eventos importantes daquela época. Porém, primeiro periódico impresso em papel de que se tem notícia data da China em 713 d.C., o Notícias Diversas. Q
  • 6. No Brasil, a imprensa nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressa Régia. Desde então o jornal impresso já passou por altas de baixas, veiculando notícias capazes de desestabilizar governos e, mesmo com a chegada de meios mais modernos como a televisão e a internet, continua tendo o seu espaço importante na divulgação de acontecimentos. Hoje temos o Jornal Online. Jornalismo de qualidade é o que se espera de todo comunicador em qualquer lugar. Seja no jornal comunitário do bairro, seja no especializado das categorias profissionais, seja na grande imprensa ou na Internet. E o primeiro requisito da qualidade é a ética que confere credibilidade. Este é um cuidado necessário, porque a Internet permite que qualquer pessoa possa copiar matérias de outros sites e montar um pseudo jornal online com informações deturpadas e equivocadas.                           
  • 7. Para ter qualidade e garantir a fidelidade do seu público, o jornal digital não pode fugir de algumas normas que fizeram o sucesso do jornal de papel, a começar pelo planejamento. Uma apuração que dê oportunidade a todos os lados envolvidos na notícia. Uma apuração que envolva a contextualização do fato, mesmo quando a dinâmica do meio exija que se passe logo para a redação uma "cabeça" da matéria com os elementos principais para ir ao ar enquanto o restante da matéria é produzido. Como vimos, Internet não é só a ponta do iceberg representado pela chamada nas "últimas notícias", é também a possibilidade de acesso ao dossiê completo da matéria com todos os links relacionados.
  • 8. Outro cuidado dos redatores de texto para a Internet é evitar excesso de adjetivos ou de palavras inúteis. O texto deve ser claro, límpido, objetivo, de leitura fácil, fluente, sem perda de tempo, sem sofisticação, sem pretensões literárias. Deve ser um texto de trabalho, com todos os elementos de informação que atendam às necessidades do internauta. Ele precisa saber, claramente, quem fez o que, onde, quando, como e porque. O internauta não tem tempo a perder com um texto cheio de trocadilhos, de metáforas, de piadas. No mais, o que vai fazer a diferença no texto online é um bom banco de imagens (inclusive com animação e som) sobre o fato e o oferecimento de links de interesse para que a pessoa possa se aprofundar na matéria ou em matérias afins, navegando pelo hipertexto.
  • 9. Nem é preciso dizer que tudo isto exige que o site seja de fácil acesso, com ferramentas que facilitam a navegação. É igualmente oportuno que o internauta possa contar com um fórum ou um chat para discutir o assunto noticiado. Afinal, a relação de interatividade nesta nova mídia não é mais de um para muitos, mas de muitos para todos, pois o usuário da informação online transforma-se, no momento seguinte, em editor, em emissor, na medida em que coloca a informação em discussão ou a envia para outros com seus comentário.
  • 10. Publicar um jornal é uma boa maneira de manter as pessoas informadas e conectadas. Seu público alvo varia desde sua sala de aula, família, escola até a cidade ou região onde vive, basta ter bom conteúdo e notícias para veicular. Você pode estar se perguntando: “Mas como vou editar um jornal?”. Saiba que não é preciso ser um especialista em editoração e muito menos ter um software especial para isso. Na verdade, você pode conseguir a aparência e qualidade de um jornal profissional utilizando apenas seu computador e sua impressora. Seu maior esforço será encontrar histórias, notícias e boas imagens.
  • 11. Enquanto o jornal tradicional é impresso e distribuído, o jornal digital multimídia é buscado pelo leitor em potencial, que tem que se dispor a acessar o produto. Não basta apenas ser capaz de disponibilizar um jornal: é preciso que o produto atraia leitores, que se disponham a acessá-lo.
  • 12. CONCLUSÃO O Jornal Online e seus recursos multimídias combinados com a informação e a comunicação em tempo real, deixam o jornal mais atrativo com o leitor, pode interagir conforme a notícia buscando os hipertextos. O jornal escolar online, em tempo real, permite contribuir com o aluno para seu melhor desempenho escolar.
  • 13. Portanto, o uso do jornal online é um recurso pedagógico que auxilia na aquisição da linguagem, da informação, amplia o vocabulário, enriquece a produção textual e torna o aluno um cidadão social e crítico.  
  • 14. “ O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, altamente democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o fogo das convicções.” Machado de Assis, em O Jornal e o Livro
  • 15. “ Você pode ser muito melhor do que já é. Busque o topo e é lá que a gente vai se encontrar.”

×