• Like
Ideb
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

Ideb, Prova B

Ideb, Prova B

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
288
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. IDEBÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • 2. VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?Falar de qualidade da educação é falar de IDEB
  • 3. ...O que é o IDEB? É o instrumento utilizado como indicador daqualidade da educação básica em todos os Estados,municípios e escolas do Brasil. Criado e lançado em 2007 a partir do Plano deDesenvolvimento da Educação (PDE), aferiuresultados relativos a 2005 , 2007, 2009 e 2011.
  • 4. Composição O fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação eabandono obtidas a partir do Censo Escolar) O desempenho dos estudantes (proficiência dos alunosobtida a partir do Saeb e da Prova Brasil).
  • 5. Nosso desafio para melhorar esse indicador é:  Reduzir os índices de reprovação e evasão Favorecer a permanência do aluno na escola Garantir uma aprendizagem qualitativa e contínua.
  • 6. ...O que é o SAEB? É uma avaliação amostral realizada peloInstituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990 como objetivo de fazer um diagnóstico do sistemaeducacional brasileiro.
  • 7. A amostra contempla estudantes da 4ª e 8ªséries do ensino fundamental, atuais 5º e 9ºanos e da 3ª série do ensino médio das redespública e particular de ensino, da área urbana.Na área rural são avaliados alunos da 4ª série doensino fundamental, atual 5º ano da redepública.
  • 8. As informações produzidaspelo SAEB retratam a situaçãoda educação das redes pública eprivada de ensino por Região eUnidade da Federação e nãoproduz resultados para cadamunicípio e unidade escolar.
  • 9. ...O que é a Prova Brasil? É a Avaliação da eficiência de cada unidade escolar,por meio do desempenho dos alunos em Leitura eMatemática, no âmbito do Ensino Fundamental de formauniversal na população de alunos da 4ª e 8ª séries doEnsino Fundamental das escolas Públicas Urbanas comno mínimo 20 alunos por série.
  • 10. Objetivos Fornecer um diagnóstico do nível de aprendizagemdos alunos e do trabalho pedagógico realizado naEscola. Devolver os resultados à Escola auxiliando osgestores escolares no planejamento das açõespedagógicas de forma a redirecionar o trabalho e/ouintroduzir mudanças para corrigir a situaçãodiagnosticada.
  • 11. O que avalia? São avaliadas habilidades e competências definidasem unidades chamadas Descritores, agrupadas emtópicos que compõem as Matrizes de Referência nasáreas de Língua Portuguesa (foco em leitura) eMatemática (foco em resolução de problemas). Essasmatrizes englobam um conjunto de habilidades quedevem constar nos currículos escolares onde se esperaque os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino Fundamentaldominem estas habilidades.
  • 12. Matriz de Referência Documento onde estão descritas asorientações para elaboração dos itens (questões). A realização de uma avaliação de sistema( emlarga escala) com amplitude nacional, para serefetiva, exige a construção de uma matriz dereferência que dê transparência e legitimidade aoprocesso de avaliação, informando aosinteressados o que será avaliado.
  • 13. Matriz Curricular x Matriz de ReferênciaEngloba todo trabalho que Documento onde estão deve ser desenvolvido descritas as orientações na escola para elaboração dos itens Aborda procedimentos, Oferece transparência e estratégias de ensino ou legitimidade ao processoorientações metodológicas de avaliaçãoAponta os conteúdos para o desenvolvimento do Não englobam todo trabalho do professor em currículo escolar sala de aula
  • 14. Construção das Matrizes Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais. Professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas das séries avaliadas Análise dos livros didáticos mais utilizados por essas séries.
  • 15. Estruturação da MatrizLíngua Portuguesa - Tópicos  Matemática - Temas
  • 16. Competência É a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos -que inclui saberes, informações,habilidades e principalmente asinteligências para com eficácia e pertinência, enfrentar e solucionar uma série de problemas. Philippe Perrenoud
  • 17. O que é um descritor? É uma associação entre conteúdos e operaçõesmentais desenvolvidas pelo aluno, a partir dasquais os itens(questões) de prova são elaborados. As respostas dadas pelos alunos a esses itenspossibilitam a descrição do nível de desempenhopor eles atingido.
  • 18. O Ensino da Língua PortuguesaO desafio da educação é tornar o estudantecompetente para que possa ler e entender aquilo queestá registrado no mundo, nas diferentes situaçõesde comunicação e nas diferentes tarefas deinterlocução em que , como cidadãos, estamosinseridos.
  • 19. Quais as finalidades da leitura e da escrita?Ler por prazer, para se divertir, para buscar algumainformação específica, para compartilhar emoções comoutros, para recomendar; escrever para expressar idéias,para organizar os pensamentos, para aprender mais,para registrar e conservar como memória, parainformar, para expressar sentimentos, para secomunicar a distância, para influenciar os outros.
  • 20. O Ensino da MatemáticaA atividade matemática supões a elaboração dehipóteses, que podem ser testadas e confrontadas naresolução de um problema. Ao mobilizar suas noçõesmatemáticas para pensar uma situação e testar seusraciocínios, o estudante estará formulando eapresentando suas estratégias para resolver problemas,estratégias que , quando apreciadas, justificadas eaceitas, poderão compor o repertório de no0vosconceitos para resolver novos problemas.
  • 21. Quais as finalidades do Letramento Matemático?• Identificar os conhecimentos matemáticoscomo meios para compreender etransformar o mundo à sua volta e percebero caráter de jogo intelectual, característicoda Matemática, como aspecto que estimulao interesse, a curiosidade o espírito deinvestigação e o desenvolvimento dacapacidade para resolver problemas.
  • 22. Quais as finalidades do Letramento Matemático?• Resolver situações-problema, sabendovalidar estratégias e resultados,desenvolvendo formas de raciocínio eprocessos, como intuição, indução, dedução,analogia, estimativa, e utilizando conceitos eprocedimentos matemáticos, bem comoinstrumentos tecnológicos disponíveis.
  • 23. Quais as finalidades do Letramento Matemático?• Fazer observações sistemáticas de aspectosquantitativos e qualitativos da realidadeestabelecendo inter-relações entre eles,utilizando o conhecimentomatemático(aritmético, geométrico,métrico, algébrico , estatístico,combinatório, probabilístico).
  • 24. MUITO OBRIGADA! Impera_sa@hotmail.com  (79) 9984-0301 joseanesemed@yahoo.com.br  9903-1473 semedpv@yahoo.com.br  3549-1947Fonte: Publicações e apresentações do Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP