BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

12,568 views

Published on

EDUCACIONAL

Published in: Technology, Education
2 Comments
23 Likes
Statistics
Notes
  • Maravilha,muito bom esse blog,ta de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que uso na minha empresa de software espiao www.softwarecelularespiao.net , parabéns e abraços!!!!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Que legal o material sobre blog. Sou prof. de STE em Coxim, e sabemos o quanto esta ferramenta é importante. Parabéns a todos do NTE de Dourados.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
12,568
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,872
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
23
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

    1. 1. O BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/DOURADOS-MS
    2. 2. Professoras Multiplicadoras : Irene Quaresma Azevedo Viana Rute Soares de Castro e Silva Zélia Caetano Chaves Cordeiro
    3. 3. Blogar <ul><li>Quem sabe conjugar esse “novo” verbo? </li></ul>
    4. 4. Eu blogo!  
    5. 5. ELA BLOGA ! 
    6. 6. EU TAMBÉM BLOGO ! 
    7. 7. NÓS BLOGAMOS
    8. 8. Você bloga?
    9. 9. O Blog na Escola Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Pode-se destacar trabalhos em equipe, anotações de aula, discussão e elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens. Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um blog educacional.
    10. 10. Afinal o que é Blog? <ul><li>Blog é uma abreviatura do termo em inglês weblogs. Tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. </li></ul>
    11. 11. Bigblogger Blig Blogger UOL Weblogger Como posso utilizar o blog na minha disciplina? Possibilitar o uso do blog em todas as disciplinas de forma a deixar de ser utilizado apenas como &quot;diário virtual de adolescente&quot; para virar palco de discussões e fonte de informações. Podemos usar o blog para realizar desde debates de temas atuais até a divulgação de projetos escolares.
    12. 12. 1.Permitir a realização de projetos interdisciplinares com a utilização do blog como ferramenta pedagógica; 2. Pesquisar na Internet, diferentes tipos de Blogs, propiciar discussões entre os cursistas visando à importância do Blog na Educação ; 3.Criar um Blog Educacional visando propiciar discussões onlines entre professores cursistas e alunos;
    13. 13. PASSOS PARA FAZER UM BLOG
    14. 14. 1º Passo Defina um assunto e tema a ser desenvolvido pela turma, pois servem para orientar ou facilitar nossas pesquisas.
    15. 15. 2º Passo Defina quais os objetivos que você pretende alcançar com este tema.
    16. 16. 3º Passo Selecione os recursos que seus alunos poderão utilizar (textos, imagens, artigos e links para pesquisa ).
    17. 17. 4º Passo Desperte a curiosidade em descobrir ou redescobrir mais sobre o assunto. Solicite que os alunos emitam comentários referentes ao tema proposto.
    18. 18. 5º. Passo Finalize a aula com uma boa avaliação sobre o trabalho (se realmente atingiu seus objetivos).
    19. 19. NOTÍCIAS Trabalhar de acordo com as necessidades disciplinares, notícias ou reportagens que estão na mídia, disponibilizando os textos para que sejam feitos comentários .
    20. 20. Sugestão de produções Elaborar um jornal virtual, bimestral, semestral ou anual de sua escola, sala, etc... Um grupo de alunos ficará responsável por cada assunto ou o professor criará à medida que os fatos forem acontecendo .
    21. 21. Sugestão de produções HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Produzir histórias em quadrinhos em grupo ou individual, utilizando os recursos que tem na STEs . DIÁRIO Elaborar um diário, referente ao processo, de aulas, projetos, atividades, etc... tanto para alunos como professores. Ex: Diário de uma Professora Alfabetizando
    22. 22. Sugestão de produções RESENHA, RESUMO OU ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS Criar uma coleção de links, clip, vídeo, obras literárias (infantil, clássicas, para vestibular, contos de fadas,...).
    23. 23. Sugestão de produções DICIONÁRIOSÀ MODA DO ALUNO Pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera. REGIONAL IDIOMA DIFERENTE A partir de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem e fazerem questionamentos sobre os comentários. Promover a discussão sobre a atualidade. Podem ser utilizados Nas aulas de Filosofia, Ciências Sociais, História, ... OPINIÃO e DEBATE
    24. 24. Sugestão de produções Poemas e Poesias Trabalhar com alunos, para que direcionem suas leituras, pesquisas, fontes de informações, reportagens, etc... em forma de poemas, poesias ou textos líricos. No exemplo abaixo, foi realizado um projeto em que os alunos leram 05 livros e transformou-se no poema abaixo, sendo apresentado em forma de blog. Colocar links com trabalhos escritos pelos alunos, contos, crônicas, etc... Pode ser o resultado de um Concurso Literário na Escola .
    25. 25. Sugestão de produções Análise de obras de arte ou literária Colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para que os alunos comentem.
    26. 26. Sugestão de produções Arte e Criativida Criar um espaço coletivo para a apresentação de mensagens de datas comemorativas, fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos.
    27. 27. Sugestão de produções Relatórios de visitas e excursões de estudos. Criar um blog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento. DESCRIÇÃO: Criar um blog que descreva o lugar onde mora, charadas para descobrir qual é o lugar da cidade ou qual é a cidade,bairro, personagem, ...
    28. 28. O que mais sua criatividade permitir... AULA DE PESQUISA E AVALIAÇÃO De acordo com sua disciplina, criar sua biblioteca virtual, para pesquisa de alunos e professores, por ex: Artes (Modernismo), já deixe um blog elaborado com os temas e os sites que os alunos deverão pesquisar, para ganhar mais tempo no Laboratório e não permitir que os alunos entrem em outros sites, direcionando a pesquisa.
    29. 29. Sugestão de produções QUIZ Criar um Quiz para seus alunos ou eles criarem para os outros r esponderem. . PROJETOS Elaborar seu projeto, colocar no blog. Comentar sua experiência e colocar os links das tarefas e atividades executadas, que podem estar no ar no site da escola.
    30. 30. Vamos abrir o a oficina oblognaescola e depois considerarmos alguns pontos. O BLOG NA ESCOL A Mais do que aprender a construir um blog ou usar as tecnologias, é importante conduzir nossos alunos nessa teia de novidades e interatividades, sem perder o foco. O planejamento é fundamental. O professor, seguro de seus objetivos não se perde na rede.
    31. 31. Onde Criar o Seu Blog! <ul><li>Criar um blog é muito fácil e simples, pois existem serviços gratuitos para a publicação dessas novas formas de registro como: </li></ul><ul><ul><li>Blogger: http://www.blogger.com/start </li></ul></ul><ul><ul><li>É considerado o site mais popular, é disponibilizado em inglês, tem um conjunto completo de ferramentas, com um único porém de mandar proficiência do usuário em língua inglesa para aproveita-lo totalmente. </li></ul></ul><ul><ul><ul><li>    </li></ul></ul></ul><ul><ul><li>WebLogger Brasil : http ://weblogger.terra.com.br </li></ul></ul><ul><ul><li>Em português, oferece ferramentas simples e fáceis para instalação, utilização e criação. O serviço é gratuito e tem apoiado, como nenhum outro, os blogs nacionais, pois por meio de um sistema interessante chamado Post it, qualquer pessoa, tendo ou não diário, pode deixar sua mensagem e fazer propaganda do blog que quiser. </li></ul></ul><ul><ul><li>  Blig: http://blig.ig.com.br </li></ul></ul><ul><ul><li>Mantido pelo IG, o serviço é gratuito para quem tem cadastro um e-mail no provedor.O Blig é um site com tutoriais, o que pode ajudar bastante o iniciante. </li></ul></ul><ul><ul><li>  Uol Blog: http://blog.uol.com.br   </li></ul></ul><ul><ul><li>Um serviço oferecido gratuitamente, reserve mais espaço para imagens aos assinantes do Uol. Também disponibiliza o recurso pago, com mais opções.   Sua linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar suas páginas pessoais na Internet. </li></ul></ul>
    32. 32. Seu 1º Post Agora é a sua vez! Vamos criar o seu blog para divulgação dos seus trabalhos. Redija um texto e o poste em seu blog, não esqueça de estimular seus colegas da oficina a comentarem a sua postagem. Isso, sem dúvida, tornará o seu texto ainda mais rico! Vamos blogar!? Deixe um recadinho para mim contando suas impressões sobre a oficina .
    33. 33. Vamos Blogar?
    34. 34. http://www.educarede.org.br http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636 http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm http://www.ufpe.br/nehte/noticia2.htm http://redeconhecer.incubadora.fapesp.br/portal/ferramenta/blog http://lupead.blogspot.com/2006/10/blog-educacional-claude-monet.html www.uol.com.br www.nte-dourados.zip.net FONTE
    35. 35. M E N S A G E M
    36. 36. ACREDITE ! ...ou seja surdo !
    37. 38. Era uma vez uma corrida ... ...de sapinhos !
    38. 39. O objetivo era atingir o alto de uma grande torre...
    39. 40. Havia no local uma multidão assistindo... Muita gente para vibrar e torcer por eles...
    40. 41. Começou a competição...
    41. 42. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: &quot;Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir... ...não vão conseguir...&quot;
    42. 43. E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo...
    43. 44. A multidão continuava gritando : &quot;... que pena !!! vocês não vão conseguir !... ...não vão conseguir!...&quot;
    44. 45. E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um... ...menos aquele sapinho que continuava tranqüilo...embora cada vez mais arfante.
    45. 46. Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele... A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido...
    46. 47. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova..,
    47. 48. ...que ele era surdo ! ...aí sim conseguiram descobrir...
    48. 49. Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração !
    49. 50. Lembre-se sempre : “ Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos”. Portanto, procure sempre ser POSITIVO!
    50. 51. Seja &quot;surdo&quot; quando alguém lhe diz que você não pode realizar seus sonhos... Cy.
    51. 52. ACREDITE ! ...em VOCÊ !

    ×